PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

Metodista Wesleyana

A Caape (Comunidade Apostólica Ágape) é uma Igreja com tradição, doutrina e ideologia METODISTA WESLEYANA.

O que isso significa?
Assim sendo a Caape é uma Igreja tradicional cristã, com doutrina baseada nos preceitos wesleyanos, que desde o século XVIII são difundidos e praticados por milhares de igrejas pelo mundo todo.

Em outras palavras além de sermos a Igreja de Cristo Jesus, fundada há 2.000 mil anos, a Caape pratica e segue uma doutrina de mais de 300 anos!

Onde surgiu o METODISMO?
O metodismo foi um movimento que surgiu na Inglaterra do Século XVIII, quando homens e mulheres foram tocados por Deus para mudarem seu mundo ao redor, com uma nova visão cristã.

A Igreja naquele período estava estagnada, a sociedade pecaminosa, desemprego, bebedices, miséria, famílias destruídas (muito parecido com os dias de hoje! Não?)

Nesse momento surgem várias figuras importantes para a Igreja Anglicana, entre elas o Pastor Anglicano John Wesley e seu irmão Carlos Wesley.

Esses dois jovens, juntamente com outros importantes grandes nomes do movimento Metodista como George Withefield e Francis Asbury, mudaram a história do cristianismo.

Hoje o METODISMO encontra-se em milhares e milhares de Igrejas espalhadas pelo mundo todo. Igrejas com uma visão verdadeira da Igreja Primitiva, aquela deixada por Jesus.

O que o METODISMO prega?
A Caape segue, prega e vive as doutrinas metodistas wesleyanas.

O ponto fundamental da Teologia Wesleyana é a Santidade, algo que não abrimos mão.

O lema da Caape: Amor, Santidade e Caridade, são os três pilares do METODISMO WESLEYANO.

Wesley introduziu à cristandade o amor aos pobres, as boas obras, a busca pela perfeição cristã, tudo isso foi algo realmente que revolucionou a Igreja em sua época e até hoje continua impactando vidas.

Quem realmente estuda, vivencia e experimenta o METODISMO sabe o que isso significa!

O METODISMO prega a Bíblia Sagrada como regra de fé, porém Wesley também entendia e compreendia a importância da tradição da Igreja.


Por que o nome METODISTA?
Na verdade esse nome, inicialmente era uma forma de "chacota" e de "zombaria" que os estudantes de Oxford (na Inglaterra) deram aos jovens estudantes do Clube Santo, liderado por John Wesley.

Metodista, pois os alunos que faziam parte desse "clube" eram metódicos, tinham horário para tudo, organizados e muito rigorosos em sua vida. Isso levou uma imagem ao "mundo" que fossem "metódicos" demais, o que então levou ao apelido de METODISTAS.

A proposta de Wesley era estudo das Escrituras Sagradas, oração, comunhão, troca de experiências e uma verdadeira amizade cristã, tudo isso era o "Clube Santo": confessando uns aos outros!

Quais as influências do METODISMO WESLEYANO?
Várias foram as influências desse movimento, até porque METODISMO foi e é um movimento muito grande que não permaneceu apenas sob a égide de Wesley.

Para se ter uma idéia, George Withefield nos Estados Unidos, também levou o movimento METODISTA, entretanto voltado mais para o presbiterianismo e puritanismo calvinista.

Enquanto isso, Wesley deu uma "cara" diferente ao movimento, sendo várias as influências sobre Wesley:
a) O puritanismo ensinado por sua mãe, Suzana Wesley.
b) O pietismo alemão difundido pelos irmãos morávios.
c) O arminianismo (teoria de Jacobus Armínio) que trata principalmente sobre a graça superveniente, ou graça irresistível - onde o ser humano escolhe ou não aceitar o chamado de Deus
d) A tradição da Igreja Anglicana e concomitantemente a tradição católica, visto que era predominante na Igreja Mãe (Igreja da Inglaterra, como era chamada na época de Wesley).
e) O luteranismo com a Reforma Protestante de Martinho Lutero.
f) e os movimentos pré-reformadores como John Wycliffe e Jan Huss.

O que o METODISMO representa hoje?
Para nós da Caape, o METODISMO é mais que uma crença, teologia ou filosofia, mas um ESTILO DE VIDA.

Aqueles que compreendem a essência do METODISMO WESLEYANO compreendem que é preciso uma NOVA CRIAÇÃO, onde o cristão é transformado e moldado segundo a vontade de Deus.

Convidamos você a nos fazer uma visita!

Venha descobrir a beleza desse movimento que há séculos vem modificando e transformando milhões de corações pelo mundo todo!

Pr. Júlio César L. Ronqui




Quer saber mais sobre o Movimento Metodista Wesleyano.

Acesse aos sites:
Obras de John Wesley
Eclesiologia Wesleyana
Igreja Metodista Livre
Igreja Metodista do Brasil
Igreja Metodista Wesleyana
Celebração do Coração Aquecido
Fraternidade Wesleyana de Santidade

Postagens + Populares