PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Profetizar ou determinar?

Hoje em dia vemos na televisão, pessoas dizendo e ensinando acerca da profetização, mas será que realmente tudo isso que as pessoas têm profetizado é de fato uma “profecia”?

Vejamos abaixo:

PROFETIZAR
Significa: anunciar, interpretar e predizer a vontade e os propósitos divinos por inspiração divina.

DETERMINAR
Quer dizer: delimitar, demarcar, indicar com exatidão; precisar, definir, estabelecer, fixar, assentar, decidir, resolver.

Lemos na carta escrita por Paulo, aos Coríntios que: “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um...porque a um pelo Espírito é dado...dons de profecia...” (I Coríntios 12:7-10)

Podemos ver que há diversos tipos de dons, os quais Deus dá a cada um de uma forma diferente, isto quer dizer, que não é por causa que alguém fala “em línguas” o que está do lado também deve falar.

Paulo enfatiza bem a subjetividade de dons, dando a importância de cada dom, e que devemos sempre buscar, acima de tudo, o amor.

Paulo continua dizendo que “Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?” (I Corintios 12:29)

Nesse sentido, Paulo acaba colocando de certa forma “em cheque” muitas pessoas que ultimamente têm pregado para os cristãos profetizarem!

Precisamos tomar cuidado com isso, pois nem todos serão profetas, segundo Paulo, e nem todos profetizarão.

Vejamos:

Quando é profecia?
• Quando está na vontade de Deus (II Pedro 1:21)
• Quando edifica, exorta e consola (I Coríntios 14:3)
• Quando se tem zelo e cuidado (I Coríntios 14:39)
• Principalmente, quando há amor (I Coríntios 13:2)

Sendo assim, podemos entender claramente que nem tudo o que as pessoas ultimamente têm “profetizado” é de fato uma profecia, pois quando algo é apenas do coração do homem, não passa de uma “determinação” (desejo, anseio, busca).

Para que haja a profecia é preciso ter os requisitos acima, TODOS ELES, independentemente da forma que ela aconteça.

Quando eu determino?
• Quando eu vivo pela fé (Hebreus 10:38)
• Quando eu sou justo e fiel a Deus
• Quando eu uso sabedoria que vem dos céus (Mateus 21:22)

Agora podemos então compreender que uma pessoa, ao “dizer” algo que vem de dentro do seu coração (um desejo apenas seu), está “determinando” algo e não “profetizando”.

Você precisa estar atento, pois muitas pessoas no “mundo” até são determinadas e conseguem alcançar seus objetivos, com as forças de seus próprios braços.

Mas aquele que realmente está “debaixo da potente mão de Deus”, tem sua caminhada muito mais fácil, e o poder de Deus opera na vida daquele que com fé “determina” algo.

Por fim, quero deixar bem claro que é preciso que tomemos cuidado com nossas “determinações” e busquemos a falar coisas boas, sempre edificantes, fazendo de nossos lábios fontes de águas vivas, e não de morte.

Lembre-se:

Nem todos nasceram para serem profetas

Mas você nasceu para ser vencedor

Determine boas coisas em sua vida




CONFIRA AS FOTOS:






Pr. Júlio César durante a oração


Toda Comunidade reunida em oração e reflexão



Igreja atenta ao alimento espiritual

Nenhum comentário:

Postagens + Populares