PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Santa Ceia, Eucaristia ou Mesa do Senhor

A Santa Ceia, também chamada de Eucaristia, ou Mesa do Senhor ou festa “O Ágape” é o momento no qual os cristãos comungam com Cristo, formando assim parte do “corpo” do Senhor.
Entendemos que a Santa Ceia, além de ser uma ordenança é também um sacramento deixado por Cristo.
Antes de ser crucifixado, durante o período da celebração da Páscoa judaica, Jesus realiza a sua “santa ceia”, na qual ele divide o pão e o vinho, compartilhando assim a esperança futura de nossa salvação.
Cremos que a Santa Ceia além de um ato cerimonial é também um momento importante de reflexão, unção e santificação.
Mesmo com um significado muito importante, a Santa Ceia não pode ser vista apenas com formalismo, mas sim uma festa alegre, onde o cristão comemora a vitória de Cristo sobre a morte e o inferno.


Quem pode cear?
Qualquer um que faz parte do “corpo de Cristo”, independente de raça, cor, sexo e idade, pode Cear; pois entendemos que a celebração não é apenas de uma ou outra pessoa, mas de todos que fazem parte da “noiva do Senhor”.
Com isso, entendemos que as crianças podem participar da Ceia do Senhor e até mesmo os que não são batizados, desde que participem do “corpo do Senhor”.
Quem somos nós (humanos) para impedir alguém de Cear com Cristo? Nenhuma pessoa, independente de seu cargo (clerical ou não) pode impedir alguém que está “no corpo de Cristo” cear com Ele, ainda que essa pessoa não esteja batizada.
Para nós, o batismo é uma honra e deve ser realizado, mas não é uma “Lei” imposta. Ao contrário, Jesus veio trazer a liberdade e salvação, não trouxe mais Leis e normas.
Até mesmo os visitantes podem cear, desde que sintam em seus corações que fazem parte do “corpo de Cristo”, pois essa análise não é pastoral e nem da Igreja, mas essa reflexão e decisão (em participar da Ceia) é pessoal e subjetiva.
Cremos que o pão e o vinho (suco de uva sem álcool) não se transformam no corpo de Cristo (transubstanciação), porém damos todo o respeito para os objetos da Ceia, por isso, os pais devem orientar seus filhos sobre a importância, e mesmo aos mais pequeninos, ensiná-los a respeitarem o alimento que é compartilhado.

Como cear?
Considerando que a época de Jesus era bem diferente da nossa, cremos que nossa Santa Ceia não seja igual (em objetos e forma) à realizada por Cristo, porém não estamos preocupados com a forma, mas com a simbologia que a Ceia representa para o cristianismo, além de sua importância espiritual e pessoal para o cristão em si.
Apesar da Ceia não ser igual, cremos que fazê-la de forma semelhante é um ato honroso para a Igreja e os cristãos.
Sendo assim, seguimos as orientações do apóstolo Paulo, que nos ensinou a compartilhar todos juntos da Ceia, por isso, ninguém deve comer antes dos outros.
Antes da entrega dos objetos da Ceia, a pessoa que vai participar deve se reconciliar com Deus, analisar sua própria vida e conduta; e caso esteja em pecado, se humilhar rogando o perdão, e se comprometendo em não pecar mais.
Recomendamos também aos que não são batizados, que façam um propósito em sua vida e com Deus, de que irão se batizar em breve.
Recomendamos aos pais, caso as crianças sejam pequenas ou ainda não consigam pegar os objetos, que os pais se responsabilizem em pegar os objetos da Ceia e no momento oportuno entreguem para as crianças participarem.
Far-se-á uma oração, abençoando a Ceia e os alimentos compartilhados.
Primeiramente é servido o pão e logo após o vinho, e todos participam juntos, em cada etapa.

Quando cear?
Não existe uma data específica, pois a Bíblia nada comenta sobre isso. Cada denominação entende de uma forma.
Para nós, a Santa Ceia pode ser celebrada a qualquer dia e em qualquer reunião, entretanto para facilitar aos irmãos, a fim de que todos participem unidos, é estabelecido o segundo domingo de cada mês.
Além disso, a Ceia pode ser realizada em casamentos, festas e qualquer outra atividade da Igreja.


CONFIRA AS FOTOS:


    


Pr. Júlio César durante a Eucaristia



  


A Igreja em oração durante Santa Ceia


Lembre-se:

Deus está ao seu lado!

Confie no poder de Deus!

Veja com os olhos da fé!





Nenhum comentário:

Postagens + Populares