PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

terça-feira, 19 de julho de 2011

Reunião de Domingo: Vencendo desafios e dificuldades


Domingo, 17/07/11, participamos de uma reunião abençoada para glória de Jesus Cristo.

A Pra. Suze abriu a reunião de forma especial, alertando que muitas vezes oramos ao Senhor e só saem palavras de nossos lábios, e não o que realmente está em nossos corações. Quantas vezes repetimos a mesma oração sem nos darmos conta que falamos com Aquele que tudo vê, o Senhor. Que possamos aprender com essa palavra de Isaías 29:13, que o Senhor sabe dos nossos dilemas, mas gosta de ouvir de nossos lábios o que vem do nosso coração. Aleluia!
Em seguida, o sermão da noite ministrado pelo Pr. Júlio César, veio nos ensinar de forma clara, como vencermos os desafios e dificuldades que encontramos em nossa caminhada. Quantas vezes nos deparamos com desafios e ficamos sem saber o que fazer e que rumo tomar?
A palavra magnífica desta noite veio também renovar nossas esperanças, nos mostrando que ao lado do Senhor, somos guiados e protegidos diante das dificuldades. Glórias a Deus!

Liturgia Reflexiva: Isaías 43:18-20 Mas agora o SENHOR Deus diz ao seu povo: "Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo.
Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão. Prepararei um caminho no deserto e farei com que estradas passem em terras secas.
Serei louvado pelos animais selvagens, pelos chacais e pelos avestruzes. Pois farei com que jorrem fontes no deserto e com que rios corram pelas terras secas, para dar de beber ao meu povo escolhido.


A palavra de Deus é viva e eficaz porque não apenas nos traz a história para termos conhecimento de como foi no passado, mas para aplicarmos (vivermos) hoje em nossas vidas. Nosso Deus queridos, não é um Deus que operou somente no passado, e sim, um Deus que quer abençoar você hoje, AGORA. Creio que para muitos este é um tempo de deserto, mas Deus esta nos falando que está fazendo uma coisa nova, e até no deserto Ele vai abrir um caminho. Aleluia!

Liturgia Principal: I Samuel 22:1-2 Davi fugiu da cidade de Gate e foi para uma caverna perto da cidade de Adulã. Quando os seus irmãos e o resto da família souberam que ele estava lá, foram ficar com ele.
E todos os homens que estavam em dificuldades, ou com dívidas, ou insatisfeitos também foram, e Davi se tornou o chefe deles. Havia com ele mais ou menos quatrocentos homens.


Após a vitória contra o gigante Golias, Davi ficou muito conhecido e honrado em Israel. Ele era um homem simples e carismático que cativava o povo, e isso despertou ciúme e preocupação no Rei Saul, sendo assim, ele começa a perseguir Davi.
Davi percebendo isto, se esconde numa caverna em Adulão. Nesse lugar, diversos homens (cerca de 600) se reuniram a ele: gente em dificuldades, endividados e descontentes, e Davi tornou-se seu líder.

Nesta passagem, Davi nos dá 9 passos para que consigamos vencer nossos desafios:

1º Saia de cena: Muitas vezes é necessário sairmos de cena e recuar, como Davi. Ele sabia que o Rei Saul queria matá-lo. Mas ele não estava só, pois o Senhor estava com ele, moldando seu carácter e tornando-o um rei segundo Seu coração. E assim é conosco. Muitas vezes sabemos muito bem qual é o propósito da nossa vida, mas não podemos ocupar esse lugar, pois não chegou o tempo determinado por Deus para assumirmos essa posição. E dessa caverna só estaremos preparados para sair, quando pudermos repetir as palavras de Davi: "Meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme" - (Sl 57:7)
Há momentos queridos, que precisamos sair do foco do inimigo e nos humilharmos. Como diz o ditado: "deixar a poeira baixar". Davi se ausentou estratégicamente, colocando-se em seu lugar de homem dependente de Deus, pois sabia que corria risco de morte. Conosco não é diferente, nem sempre o certo é encarar tudo de frente, e sim permitir que sejamos ofuscados, para adquirirmos de Deus uma preparação maior para batalha, enquanto ele nos protege dos inimigos.

2º Ande com aqueles que enfrentam problemas como o seu: Davi foi escolhido para liderar um grupo de oprimidos que passavam situação semelhante a que ele enfrentava, e ao contrário de muitos que passam por dificuldades, ele sempre tinha uma palavra de conforto e incentivo para aquele povo. Muitas vezes quando nos deparamos com o problema, ficamos desmotivados, e com isso, contaminamos as pessoas ao invés de motivá-las como o Senhor nos ensina. Que você possa à partir de agora, não ficar contando derrotas e sim mostrar para essas pessoas o Deus ao qual servimos, Deus de poder, Deus de amor, Deus de misericórdia. Deus vai te colocar como liderança!

3º Ouça o Profeta: Ouça o seu pastor!
Um bom homem enviado de Deus, um mestre, que se colocará de pé e lhe dirá exatamente o que fazer, porque ele mesmo foi ungido com Espírito Santo. A palavra do Senhor é clara: "E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência" (Jr 3:15)
Quando nosso pastor fala queridos, devemos tomar posse, pois se ele, homem ungido de Deus fala, é porque Deus vai fazer na sua vida!
Deus o escolheu para falar conosco, para nos aconselhar, nos apascentar. E quantas vezes damos ouvidos a tantos outros pastores, de outros ministérios inclusive, e não ouvimos aquele que foi escolhido pelo Senhor para falar conosco, o pastor da nossa própria Igreja. Exemplo em I Samuel 22:5 " Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques neste lugar seguro; vai e entra na terra de Judá. Então, Davi saiu e foi para o bosque de Herete", mostra que Davi ouviu o profeta. Desta mesma forma também devemos ouvir nossos próprios pastores, porém não nos esquecermos que existem também muitos falsos profetas, tentando nos confundir (Mt 7:15-20). Para conhecermos nosso pastor, basta olharmos seus frutos (Mt 12:33), basta andarmos ao seu lado para discernirmos se seus frutos são bons ou ruins. Davi conhecia o profeta Gade e o obedeceu. Comece então agora a ouvir seus pastores, tome posse daquilo que Deus te deu!

4º Consulte a Deus: Você tem consultado ao Senhor?
Devemos não só ouvir nossos pastores, como também, antes de tomarmos qualquer atitude, consultar ao Senhor. Davi não fazia nada sem consultar ao Senhor. E no momento que ele não o fez causou uma tragédia em sua família e em sua linhagem. Depender de Deus é caminhar sempre em vitória. Consulte ao Senhor sobre tudo o que você vai fazer: na sua casa, no seu trabalho, no seu ministério.
Tem gente que faz uma oração rápida e não espera a resposta de Deus, mas Davi consultou ao Senhor e este lhe respondeu: vai e eu te darei a vitória! (1 Samuel 23:2)
Precisamos ser mais dependentes do Espírito Santo. Se ainda há dúvida, consulte ao Senhor novamente. Davi possivelmente viu a dúvida brotar em seu coração. 'E agora, vou ou não vou'?, 'Foi Deus mesmo que falou, ou foi algo da minha cabeça'?
Algum tempo antes ele avançara contra o gigante Golias, bem firme na confiança de que Deus o mandara. Mas agora, questionado por soldados se era aconselhável atacar os inimigos, Davi hesita, sentindo uma pequena dúvida.
Creio que todos nós já vivenciamos situações como esta, mas a grande lição que o Senhor nos traz aqui, é que Davi não se deixou levar pela multidão e nem tampouco por aquilo que ele "achava" que fosse a vontade de Deus. A reação de Davi foi consultar a Deus novamente (1 Samuel 23:4), e isso não foi uma atitude de falta de fé, mas um zelo para com a vontade de Deus. Portanto hoje o Senhor nos desafia a buscar n'Ele a resposta certa, agir segundo a Sua vontade e segundo o Seu coração. E a grande lição aprendida aqui é que algumas vezes a dúvida pode até brotar em nossos corações, mas a vontade d'Ele nos traz a PAZ para agirmos segundo ela.

5º Motive as pessoas: A expressão dita por Jesus em João 16:33 "Tende bom ânimo" (o verbo está no imperativo) exprime uma ordem, e não um conselho. Os homens que estavam com Davi se viram amedrontados após receberem a ordem do Senhor para atacar os filisteus e salvar a cidade de Queila, mas o medo tornou-se pequeno quando Davi os motivou. E eles venceram, e Deus mostrou que realmente estava com Davi e aqueles soldados. Dessa mesma forma Deus quer te usar. Deus te escolheu para que faça a diferença e seja um motivador, incentivando as pessoas. E quando Deus te usar, colocará palavras na sua boca e tocará o coração das pessoas que estão ao seu redor, transformando também a vida delas. Quando motivamos as pessoas, somos reciprocamente motivamos, e isso torna-se um ciclo abençoado. Faça parte dele!

6º Há momentos que precisamos permanecer no deserto: Davi permaneceu no deserto (I Samuel 23:14), e você pode até estar se perguntando porque?
Eu respondo: É no deserto que Deus cuida de você!
Por que é no deserto que o carácter e a força de Jesus são moldados em nós. No deserto, é o momento de fazermos uma reflexão da nossa fé com Deus. É onde somos tratados e curados. É um lugar de oração e de dependência total do Senhor. Davi sabia que no deserto ele encontraria forças, no deserto ele estaria seguro, ele estaria debaixo das asas do Senhor até que passasse o perigo (Sl 57:1). Não sei se você se encontra no deserto, mas fique tranquilo, Deus está com você! E terá o momento que Ele mandará você sair do deserto. Fique atento e confie.

7º Não se isole, saiba com quem você anda: As orações de Davi foram respondidas, enquanto ele estava no deserto o seu carácter foi sendo moldado, e a resposta veio através de Jônatas: " Não tenha medo. Saul, o meu pai, não conseguirá causar-lhe nenhum mal. Você será o rei de Israel, e eu ocuparei o segundo lugar no seu governo. E o meu pai sabe muito bem disso" ( 1 Samuel 23:17). Jônatas era filho e sucessor do Rei Saul, e abdicou humildemente o seu cargo, pois ele sabia que Davi era o escolhido do Senhor para suceder Saul. Davi também sabia que Jônatas era verdadeiro, o conhecia e o amava e fez uma aliança com ele.
Dessa mesma forma, Deus usará alguém para encontrar com você no deserto!
O que você não pode é isolar-se. Se Davi tivesse se isolado no deserto, Jônatas jamais o teria encontrado. Essa passagem nos mostra a importância de fazermos contatos com boas pessoas, amizade com pessoas certas.

8º Não aja na euforia, deixe Deus agir: Temos que saber o momento certo de agir.
Saul se escondeu na mesma caverna onde estavam Davi e seus soldados (1 Samuel 24:3), contudo as características daquele quem o Senhor estava preparando para reinar sobre Israel estavam firmes em Sua Palavra, e Davi não agiu por impulso mesmo tendo a a oportunidade de matar aquele que o perseguia, o rei Saul. Davi aguardou o tempo do Senhor para agir.

9º Aja na sinceridade, humildade e na justiça: O rei Saul não vê Davi na caverna, nem seus homens. Os soldados de Davi cochicham a ele, dizendo que agora ele teria oportunidade de matar Saul. Davi, porém, recusa fazer tal coisa. Em vez isso, vai quietinho por trás do rei e corta um pedaço de suas vestes. O Espírito Santo impeliu Davi a não matar Saul naquele momento. Quando Saul deixa a caverna, Davi o segue à distância e grita, dizendo a Saul que poderia tê-lo matado. Mas que não o fizera por Saul ser o rei escolhido por Deus, portanto ele ajoelhou-se e humilhou-se diante do Rei Saul em sinal de respeito, mostrando ao rei que ele não queria matá-lo. Saul reconheceu o bom coração de Davi( 1 Samuel 24:16-17), e pela segunda vez eles reataram a paz. Saul então reúne seus soldados e vai embora. Davi realmente era um homem diferente, agiu na sinceridade, humildade e na justiça, vencendo seus desafios e suas dificuldades.

Que possamos seguir esses 9 passos de Davi, agindo sempre no momento certo, com humildade e sabedoria. Assim não há obstáculo que possa nos vencer, não há desafios, nem dificuldades que possa nos impedir de avançar. Se você está sendo perseguido, no deserto, rodeado de desafios, lembre-se: é no lugar transitório (o deserto) que Deus nos prepara para o local definitivo. Somos convidados por Deus a realizar a contagem do que temos e do que somos. É neste lugar árido que descobrimos a água divina. No deserto conhecemos quem é Deus e descobrimos quem somos nós. Aguarde no Senhor e seja um vencedor!


Confira abaixo os testemunhos de bênção desta noite:

O irmão Luiz Fernando testemunhou muito alegre no Senhor que ele tem alcançado muitas vitórias diante das lutas espirituais as quais ele tem enfrentado. Ele disse que sabe que por suas próprias forças ele não conseguiria, e sentiu que Jesus verdadeiramente abraçou sua causa, restaurando suas forças. Aleluia!
Na sombra das asas do Senhor encontramos a verdadeira proteção. Ele é a nossa força!



O Cooperador Lima contou emocionado que Deus havia feito um milagre. Neste domingo, uma vaca da chácara onde ele reside estava tendo problemas no parto. E o rapaz que cuida dela o chamou para ajudá-lo. Ele foi até o local onde ela estava e começou a orar com fé ao Senhor, pedindo misericórdia. Logo o Senhor entrou com providência e apareceu outro rapaz mais experiente que fez o parto. infelizmente o bezerro não sobreviveu, mas ele conseguiu salvar a vida do mãe que sofreu muito, pois o bezerro estava na posição errada dentro do útero.
O Senhor prepara tudo, cuidando até mesmo dos animais, basta clamarmos por Seu Santo Nome. Aleluia!


Fotoblog:

Pr. Júlio César e Pra. Suze Cristina


Grupo de Louvor com a mais nova integrante, irmã Angélica seja bem vinda!


Pr. Rogério Gonçalves fazendo uma oração especial pela Igreja


Igreja no Momento da Oração


Diaconisa Cristina intercedendo pelas vidas representadas na Mesa de Oração

2 comentários:

Plug Vida disse...

Tauana,

é verdade, precisamos nos motivar,

e vejo que a cada dia o blog fica melhor,
suas postagens tem enaltecido nosso site,
com uma linda descrição de toda reunião.

vc está novamente de parabéns.

Pr. Julio César

Tauana Messias disse...

Glória a Deus!
Obrigada Pr., mas tenho que dizer...tenho bons pastores...rs. Só entendo a palavra porque tenho bons instrutores, isso é fato. Obrigada pelo incentivo Pr., o senhor é como Davi, um grande motivador!

Paz,

Tauana

Postagens + Populares