PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Reunião de Domingo: Você tem certeza da sua salvação?


Domingo, 03/07/11, participamos de mais uma Reunião da Família maravilhosa para glória de Jesus Cristo.

A Pra. Suze abriu a reunião trazendo uma mensagem edificante à Igreja em Salmos 90:12, nos mostrando que nosso tempo é curto, e o Senhor nos diz que devemos aproveitar esse tempo com sabedoria. Quantas vezes erramos por falta de conhecimento? Quantas vezes perdemos a bênção por falta de sabedoria?
Portanto queridos, peçam ao Senhor sabedoria, pois essa sim, é a atitude mais sábia possível. Acerte o caminho!

Em seguida o Pr. Júlio César trouxe um sermão esclarecer e reflexivo, nos remetendo a pergunta em questão: Será que temos plena certeza da nossa salvação? Você tem da sua?

Através de um estudo sobre John Wesley, precursor do Metodismo, o Pr. Júlio nos mostra que a salvação, diferentemente do que muitos pensam, não está ligada somente ao momento da nossa morte, se vamos para o céu ou inferno, e sim ao momento em que o cristão se converte a Deus. No momento em que a pessoa se entrega a Jesus e batiza, ela passa a viver essa salvação.

Nós da Comunidade Apostólica Ágape, seguindo o Movimento Metodista, acreditamos na “graça resistível”, que afirma que Deus chama a todos para a salvação, mas muitas pessoas resistem e rejeitam este chamado (Visão Arminiana). Devemos passar a viver a salvação à partir de agora e não na posteridade, esse deve ser o foco principal do cristão. De que adiantaria buscar bênçãos em tantas áreas da nossa vida, sem buscar a mais importante, a Salvação. Por isso, buscamos nos aprofundar na Soteriologia > Estudo da salvação humana. A soteriologia no cristianismo estuda como Deus separa as pessoas condenadas pelo pecado e os reconcilia com Deus. Na soteriologia feita por John Wesley, com base na palavra bíblica, ele cria 3 tópicos que o cristãos devem buscar para alcançar a salvação:



1º Graça Preveniente ou Graça - Graça preveniente é divina graça que precede a decisão humana. Ela existe antes de e sem referência a qualquer feito humano. Como os homens foram corrompidos pelo efeito do pecado, a graça preveniente permite as pessoas exercerem o seu livre-arbítrio dado por Deus, podendo então, escolher a salvação oferecida por Deus em Jesus Cristo ou rejeitar a oferta salvífica. Cremos que a criação da raça humana à imagem de Deus inclui a capacidade de escolher entre o bem e o mal e que, assim, seres humanos foram feitos moralmente responsáveis; que pela queda de Adão se tornaram depravados, de maneira que agora não são capazes de se voltar e se reabilitar pelas suas próprias forças e obras, e, desta forma, renovar a fé e a comunhão com Deus. Mas também cremos que a graça de Deus mediante Jesus Cristo é dada gratuitamente, desde o nascimento, a todos os seres humanos, capacitando todos os que queiram converter-se do pecado para a retidão, a crer em Jesus Cristo para perdão e purificação do pecado, e a praticar boas obras agradáveis e aceitáveis à Sua vista.- João 1:16-17 Porque todos nós temos sido abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos. A lei foi dada por meio de Moisés, mas o amor e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.

2º Justificação - A justificação é algo que Deus faz por nós por meio de Jesus, como quando O entregou na cruz do calvário pelos nossos pecados. A "Justificação pela fé", também conhecida como sola fide, é um dos conceitos basilares do luteranismo e de todas as denominações cristãs que advém da Reforma Protestante. Lutero inspirou-se na afirmação do apóstolo Paulo de que "o justo viverá pela fé" (Romanos 1:17). Somos justificados quando acreditamos que o sangue do Cordeiro nos limpa de qualquer iniquidade, e não pelas nossas obras ou por guardarmos a lei, mas pela fé. Temos que acreditar que Jesus limpou nossos pecados, e o inimigo não pode mais nos acusar, pois Jesus derramou Seu precioso sangue para nos purificar. Tenha essa certeza! - Romanos 3:28 Assim percebemos que a pessoa é aceita por Deus pela fé e não por fazer o que a lei manda.

3º Santificação - Recebemos a santificação através do Espírito Santo de Deus, quando obedecemos Jesus. É o processo de aperfeiçoamento gradual do ser humano em que ele se aproxima do caráter divino e afasta-se do pecado, cujo fim é alcançar a salvação e, portanto, a santidade. - I Pedro 1:2-9 Vocês foram escolhidos de acordo com o propósito de Deus, o Pai. E pelo Espírito de Deus vocês foram feitos um povo dedicado a ele a fim de obedecerem a Jesus Cristo e ficarem purificados pelo seu sangue. Que vocês tenham, mais e mais, a graça e a paz de Deus!Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.Assim esperamos possuir as ricas bênçãos que Deus guarda para o seu povo. Ele as guarda no céu, onde elas não perdem o valor e não podem se estragar, nem ser destruídas.Essas bênçãos são para vocês que, por meio da fé, são guardados pelo poder de Deus para a salvação que está pronta para ser revelada no fim dos tempos.Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo.Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado.Vocês o amam, mesmo sem o terem visto, e crêem nele, mesmo que não o estejam vendo agora. Assim vocês se alegram com uma alegria tão grande e gloriosa, que as palavras não podem descrever.Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é o resultado da fé que possuem.
Você tem dado prioridade em buscar a salvação para sua vida, para sua casa?

Liturgia Principal: Efésios 2:4 Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos.

Não podemos nos esquecer que antes, estávamos mortos - Só depois que aceitamos Jesus e somos salvos é que passamos a ter vida, e vida com abundância! (João 10:10b)
Quando nos tornamos novas criaturas em Cristo Jesus é que passamos a viver nas bênçãos de Deus. Salvação não é algo que iremos desfrutar somente na glória, mas à partir de agora.

Hoje vemos muitas Igrejas pregarem a vitória, a bênção, e a prosperidade, mas andam se esquecendo que antes de tudo isso o povo de Deus precisa buscar e desfrutar da salvação de Deus. Vemos da mesma forma, a membrezia dessas igrejas buscando somente palavras de conforto e de vitória. O que está acontecendo com o evangelho pregado por Paulo, John Wesley, Lutero?; que nos fala claramente: "tome sua cruz e siga a Jesus". Onde está o evangelho que nos adverte que devemos nos arrepender e nos afastar do pecado, senão, iremos ficar quando Jesus voltar?
O evangelho do qual falo, é o evangelho puro, simples e verdadeiro.
O tempo está se esgotando queridos, Jesus breve voltará, basta olharmos ao redor para que vejamos como o mundo está doente como prevê Sua palavra. Como "estrangeiros" nesta terra não podemos descansar, tão pouco cessar, em busca da nossa salvação. O nosso verdadeiro descanso amados, será no céu, onde viveremos eternamente ao lado do Rei de toda glória. Aleluia!

Se você não colocou a busca pela salvação como prioridade na sua vida, comece à partir de agora! Quando buscamos e desfrutamos dessa salvação em nossas vidas, todas as outras coisas são acrescentadas pelas mãos do Senhor (Lc 12:31). Deus te chama para fazer parte de um povo que vai morar no céu! Aleluia!

Após essa palavra maravilhosa, o Pr. Rogério deixou também uma mensagem preciosa para meditação da Igreja - 1 Pedro 1:21-22, nos falando que nossa fé deve estar firme em Deus. É através dela, que nos regeneramos, nos tornamos novas criaturas e recebemos um novo coração cheio de amor. Antes éramos sementes corruptíveis, mas à partir da fé em Cristo somos perdoados e salvos pela graça infinita do Senhor. Glória a Deus!


Fotoblog:


Grupo de Louvor


Pr. Júlio César


Pr. Rogério Gonçalves


Pra. Fabiana intercedendo pelas vidas representadas na Mesa de Oração



2 comentários:

Plug Vida disse...

Cantora Tauana,

nessa postagem vc realmente me surpreendeu.

conseguiu captar a essência da teoria de John Wesley sobre a salvação (soterologia).

estou muito feliz querida, até porque eu ia digitar esse sermão pra gravá-lo, mas depois que vi sua postagem não há mais necessidade, ficou realmente muito bom mesmo!

está de parabéns mais uma vez, sua capacidade de compreensão, percepção e sensibilidade aos detalhes da pregação.

obrigado.

no amor de Jesus,


Pr. Júlio Césaar

Tauana Messias disse...

Que bom Pr., obrigada.
Tenho aprendido com esse ministério e fico muito feliz com isso. A cada culto aprendo algo diferente, porque na Caape realmente aprendemos a palavra do Senhor. Aleluia!
Espero colocar em prática tudo quanto aprendo neste lugar.
Paz,

Tauana

Postagens + Populares