PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

DONS ESPIRITUAIS ou CARISMA - Parte III

Ontem foi nosso último estudo a respeito dos Dons Espirituais. Continuamos lendo em I Coríntios 12:10-11.

Operação de Maravilhas: (Leitura: I Reis 17:1)
Manifestação do Poder de Deus além do curso normal da lei natural das coisas.
Permissão divina para fazer algo que naturalmente não ocorreria.

Vimos o exemplo do grande Profeta Elias, que predisse que não haveria chuva sobre Israel, até que a palavra dele novamente "mandasse" (ordenasse). Esse é um típico exemplo de sinais e maravilhas, pois o natural é que houvesse chuva, ainda que em pouca quantidade, porém diz a palavra que não caiu uma gota de orvalho sequer ou mesmo uma gota de chuva durante três anos, até que o Profeta orou no Monte Carmelo, e a chuva abuntande então veio sobre a terra.

Dom de Profecia: (Leitura: Atos 21:11)
Revelação divina em nome do Espírito Santo.

É importante ressaltarmos que a "profecia" deve ser algo que venha a "confirmar" nossos corações, isto quer dizer, geralmente a "profecia" não traz "coisa nova" para nós, ou seja, vejamos o exemplo do Apóstolo Paulo, que recebeu uma profecia de Ágabo, dizendo que ele (Paulo) seria levado pelos judeus de Jerusalém nas mãos dos gentios (romanos).
Essa "revelação" Paulo já tinha tido em sonhos, pois Deus já havia mostrado. Ágabo é usado pelo Espírito Santo apenas para confirmar os acontecimentos que iriam ocorrer na vida do Apóstolo.

Dom de discernir espíritos:
Capacidade de distinguir ou conhecer o mundo do espírito

Determinadas ramificações teológicas, doutrinárias e alguns estudiosos, defendem que Paulo estava se referindo ao "espírito" da própria pessoa e não acerca de "espíritos" (como anjos demoníacos).
Para esses doutrinadores, Paulo quis exemplificar o dom que alguém tem em compreender e estar sensível às necessidades e dificuldades de alguém, bastando para tanto analisar e interpretar o "espírito" da pessoa. Exemplo: alguém está abatido, e por meio do espírito dela, é possível ver seu interior, ainda que a pessoa externamente esteja demonstrando uma "alegria" (sorriso amarelo).

Variedade de Línguas: (Leitura: Atos 2:3-4)
Dom de falar sobrenaturalmente em uma língua não conhecida ao indivíduo, tanto línguas faladas quanto línguas “estranhas” (ou “transracionais”).

É importante lembrarmos que esse dom não significa simplesmente de falar línguas estranhas (transracionais), mas também alguém falar uma língua de outra nação ou povo que nem sequer conheça. Vejamos o exemplo no "Dia de Pentecostes". Cristãos foram cheios do Espírito Santo e falaram em outras línguas, que nem sequer sabiam.
Igualmente, o dom também está relacionado com línguas transracionais, porém é importante frisar que para alguns doutrinadores e estudiosos, a pessoa que fala tais línguas deve saber o que está falando, não bastando simplesmente dizê-las.

Interpretação de línguas:
Tradução das línguas “estranhas” ou transmissão da mensagem “transracional”.

Para alguns doutrinadores, a interpretação não tem nenhuma relação com "tradução", ou seja, o dom de interpretar está intimamente relacionado apenas com as línguas transracionais; e traduzir línguas de outros idiomas, como por exemplo: do inglês para o português; alguns teólogos entendem que não é a mesma coisa.


Lembre-se:


DEUS QUER DERRAMAR OS DONS EM SUA VIDA


VIVA EM VITÓRIA AO LADO DE JESUS


CONFIRA AS FOTOS:

Pr. Júlio César durante reunião de quarta

A Igreja recebendo oração e busca do Espírito Santo

Todos em um só objetivo: buscar a presença do Espírito Santo

Oração pastoral nos objetos e fotografias


Nenhum comentário:

Postagens + Populares