PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

7ªParte - Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O) - Tema: Os Profetas Menores do AT – Miquéias

Quarta-feira, 02/02/11, completamos a 7ªParte da Escola Bíblica de Quarta-feira, para honra e glória de Jesus.
A abertura da reunião foi feita pela Diaconisa Vera, e o estudo ministrado pelo Pr. Júlio César, que veio nos falar sobre o Profeta Miquéias.


Leia se possível o Livro de Miquéias e acompanhe o estudo abaixo:
1. INTRODUÇÃO
Miquéias significa “Quem é semelhante a Javé?” ou “Quem é como o Senhor?”. Outra forma para o nome Miquéias é Micaías, que tem o mesmo significado.
Miquéias viveu na mesma época de Isaías em Judá e de Amós e Oséias em Efraim. Miquéias profetizou tanto na cidade de Judá quanto em Efraim (Samaria e Jerusalém).
Miquéias era da cidade de Maressa ou Moresete-Gate, que ficava uns 40km a sudoeste de Jerusalém e ficava aos pés das íngremes colinas de Sefelá. O Profeta Miquéias é citado no Antigo Testamento apenas em Jeremias 26:17-19, cerca de cem anos depois do Livro de Miquéias ter sido escrito.

2. CONTEXTO HISTÓRICO
O período em que Miquéias profetizou era um período muito tenebroso para Israel. Havia corrupção nas lideranças e autoridades israelitas (até mesmo entre os sacerdotes).
O Livro explica claramente que os “profetas enganavam o povo” (Mq 3:1-12) e que as autoridades e ricos estavam maltratando os pobres e injustiçados.

2.1 Autoria e Data
Para alguns doutrinadores, o Profeta Miquéias teria escrito apenas os três primeiros capítulos do Livro, sendo que as demais passagens teriam autoria desconhecida. Acreditam nessa teoria, sob o pretexto de que os demais escritos datariam do período pós-exílico (ou seja, depois de 539 a.C.)
Para a tradição judaica, o Profeta Miquéias foi o autor de todo o Livro.

O próprio Livro fala que o período de Miquéias foi entre os Reinados de Jotão (750-732 a.C.), Acaz (732-716 a.C.) e Ezequias (715-686 a.C.), desta forma o Livro teria sido escrito no século VIII a.C.
Para outros estudiosos, o Livro teria sido escrito na Palestina entre 772 a 722 a.C.
Segundo a tradição massorética o Livro de Miquéias seria o 6º Livro dos Profetas Menores, por sua vez a versão do AT (Antigo Testamento) traduzida em grego, situa o Livro em 3º lugar dos Profetas Menores.

2.2 Historicidade
A profecia de Miquéias inicia-se com a queda de Samaria nas mãos do exército Assírio, sob a liderança de Salmaneser V (722 a.C.). Pouco mais tarde, Israel acaba se rebelando contra a dominação do Império Assírio, na época do rei Senaqueribe. Nesse período, o rei Ezequias fez uma coalizão com um rebelde babilônico chamado Merodaque-Baladã (2 Rs 18ss).
Diante disso, o rei Senaqueribe ameaçou em 701 a.C. a independência de Jerusalém e em 586 a.C. Judá finalmente cai nas mãos do babilônicos, como previu Miquéias, inclusive tendo predito sua libertação do cativeiro (em 539 a.C.)

3. ANÁLISE LITERÁRIA
3.1 Gênero
Não há uma definição clara quanto ao gênero do Livro de Miquéias, pois há uma grande mistura de discursos de julgamento e salvação. Há muitos debates acerca da estrutura do Livro, tendo diversas opiniões.
Alguns estudiosos defendem que o Livro não possui uma estrutura global, outros acreditam que a complexidade e sofisticação sejam tão grandes ao ponto de serem incontestáveis.

3.2 Estilo
Não existe um estilo que consiga definir o Livro de Miquéias, que pode ser um oráculo de salvação ou de julgamento.
O hebraico utilizado é de difícil compreensão nos dias atuais. Miquéias foi um mestre nas palavras e imagens, assim sendo pode-se dizer que o Livro tem um estilo de descrição profética.
Miquéias não proferiu os oráculos de uma só vez. O Livro deve ser entendido como uma antologia das mensagens proféticas durante os anos do seu ministério.

4. MENSAGEM TEOLÓGICA
O Livro fala sobre justiça, trazendo uma mensagem de condenação e ao mesmo tempo esperança. A mensagem principal é que os Profetas falam aquilo que Deus quer (Mq 1:11). Além disso, o Livro fala que Deus não quer sacrifícios, mas quer que andemos na sua justiça, vivendo em humildade e obediência (Mq 6:8)

Judá passava por um momento como o que vivemos nos dias de hoje, muita injustiça, corrupção e exploração dos pobres. E isso ocorria também dentro das Igrejas.
Miquéias foi usado por Deus para profetizar a destruição de Samaria e Jerusalém, que pecaram e se revoltaram contra o Senhor. Sendo assim, Miquéias não temeu, levou a mensagem do Senhor aos líderes e autoridades de Israel, que não gostaram nem um pouco.

Liturgia: Miquéias 2:1 Ai daqueles que antes de se levantarem de manhã já fazem planos para explorar e maltratar os outros! E logo que se levantam fazem o que querem, pois são poderosos!

Miquéias, ousado, alertava o povo e denunciava a sociedade, tocando justamente na ferida, porém eles reclamavam não acreditando que Deus os castigariam.

Miquéias 2:11 O profeta que essa gente prefere é aquele que anda pregando mentiras e falsidades, prometendo vinho e cerveja para todos.
Miquéias 3:4-5 Virá o dia em que vocês clamarão ao SENHOR Deus, mas ele não os atenderá; vocês fazem o que é mau, e por isso ele não ouvirá as suas orações.
Os profetas enganam o povo. Para os que lhes pagam eles prometem paz, mas ameaçam com guerra os que não lhes dão nada.

Como o ser humano é acomodado, não?
Muitos preferem ouvir somente mensagens de bênção, mensagens de vitória e consolo, mas no momento de ouvir a mensagem de concerto não gostam.


E você, o que prefere: a verdade que dói mas liberta ou rejeitar a verdade de Deus?

Alguns, preferem viver na mentira à fazer aquilo que realmente agrada ao Senhor, sem se preocuparem com isso, afinal, na mente deles, Deus tem a obrigação de dar a vitória, só porque vão à igreja ou por fazerem uma única oração.
Muitos inclusive erram, erram e erram e depois procuram o Senhor achando que Ele deve concertar tudo! Dizem, sou de Deus e não querem andar com Ele.
É fato que na palavra do Senhor diz que quando aceitamos Jesus, Ele faz novas todas as coisas em nossa vida, mas isso não inclui o fato de estarmos livres das consequências dos nossos erros passados. O que pode ocorrer é Deus ter misericórdia de nós e dar leveza à essas consequências, pois ao lado Dele nosso fardo torna-se leve.

Miquéias 2:12 O SENHOR diz ao povo de Israel: - Eu reunirei todos vocês que restarem e os trarei de volta para a Terra Prometida, como o pastor leva as ovelhas para o pasto ou as recolhe no curral. E mais uma vez as cidades do país ficarão movimentadas e cheias de gente.

Para aqueles que renunciarem à vontade da carne, e andarem na justiça de Deus, Ele tem promessas:

O Senhor reunirá seu povo;
Os trará de volta;
Ele abrirá o caminho;
Ele abrirá as portas;
Ele irá à frente;
E todos os seguirão.

Miquéias 4:3 Ele será juiz entre muitos povos e decidirá questões entre grandes nações distantes. Os povos transformarão as suas espadas em arados e as suas lanças em foices. Nunca mais as nações farão guerra, nem se prepararão novamente para batalhas.

Glória a Deus!

Mensagens:

- OS QUE PLANTAM O MAU RECEBERÃO SEU GALARDÃO (Mq. 2:1-4)
- O POVO GOSTA DO PASTOR QUE NÃO PREGA A VERDADE (MQ. 2:11)
- DEUS NÃO SE IMPORTA COM OFERTAS E SACRIFÍCIOS, ELE QUER VER NOSSA RETIDÃO E JUSTIÇA (Mq. 6:6-8)


Diaconisa Vera

Atenção: Na próxima postagem, confira os testemunhos de bênçãos e não perca na próxima Quarta-feira o estudo sobre o Profeta Naum. Jesus conta com você!

Bibliografia:
-Dillard, Raymond B & Longman III, Introdução ao Antigo Testamento. Ed. Vida Nova.
-Manual Bíblico SBB
-Derek, Williams, Ed. Dicionario Bíblico. Ed. Vida Nova

Nenhum comentário:

Postagens + Populares