PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

QUANDO TENHO QUE AGIR?


Hoje, em nossa reunião de quarta (15/10/08), aprendemos uma palavra muito forte e poderosa para nossas vidas.

Quando é que realmente eu tenho que agir, fazer algo?

Sabemos que Deus está no comando de todas as coisas e que Ele irá nos livrar das mãos dos nossos inimigos, porém também é de nosso conhecimento que nos acontecimentos bíblicos, além do milagre divino, também teve a participação da "ação humana", ou seja, nós temos que fazer nossa parte, porém eu pergunto, quando eu faço algo?

Antes vimos uma observação, para nos atentarmos e tomarmos cuidado, pois há também aqueles que agem precipitadamente e acaba tendo resultados desastrosos.

Você é daquelas pessoas que:
•Querem fazer tudo do seu jeito
•Querem tudo para agora
•Não aceitam opiniões
•Anciosas, agem antes da hora
•Muitas vezes se decepcionam

Então preste muita atenção - Deus tem o tempo Dele, sendo assim, nós (humanos) temos que saber quando tomar uma decisão; quando é o tempo certo de agir, para que a "potente mão de Deus" também esteja sobre nossa vida!

Qual momento certo para agir? (Leitura: Êxodo 14:15-16)
•Quando já colocou nas mãos de Deus o problema
•Quando foi tocado para agir
•Quando podemos fazer algo

Se fizermos uma analogia com a história da "passagem do povo hebreu pelo Mar Vermelho", veremos que em primeiro lugar: o povo já tinha colocado o problema nas mãos de Deus.

Isto quer dizer que o povo já tinha orado, pedindo o livramento, pois foram parar no Egito por causa da fome, na época de José (filho de Jacó), mas muitos anos depois, acabaram tornando-se escravos no Egito.

Em segundo lugar, Deus deu a ordem para Moisés conduzir o povo para o "êxodo", para a libertação em busca da "terra prometida" aos ancestrais.

Quantas vezes ouvimos esse chamado de Deus em nossas vidas, mas não obedecemos, pois ficamos com medo ou temerosos, porém temos que agir como Moisés fez, ouvir a voz de Deus e obedecer!

Por fim, Deus espera que façamos aquilo que "humanamente" falando podemos fazer! Se começarmos a refletir, poderemos ver que: Deus poderia ter aberto o Mar Vermelho, mesmo sem "o levantar das mãos de Moisés" ? Sim, lógico. Deus é Deus!

Mas Deus queria uma atitude de fé por parte dos homens. O povo naquele instante estava desesperado, o Exército egípcio (do Faraó) estava logo atrás, os encurralando bem na beira da praia, não tendo para onde fugirem.

Mas Moisés ouviu a voz de Deus, mesmo em meio às murmurações do povo! Deus disse: "marche"! Moisés junto do povo marchou. Deus disse: "Estende tua mão com o cajado e fere o mar". Moisés obedeceu!

Assim temos um dos maiores milagres bíblicos, que nos leva a perceber que Deus é realmente maravilhos e demonstra o Poder Dele de diversas formas.

Além disso, ou seja, além do livramento da "morte" eminente; o povo hebreu também teve outra vitória concomitante, pois Deus derrotou o Exército, quando as águas do Mar se fecharam e foram tragados pelas águas!

Que coisa maravilhosa, Deus quer nos abençoar por completo! Em outras palavras, Ele não quer simplesmente te livrar desse ou daquele problema, mas Ele quer exterminar nossos inimigos!

A título de curiosidade, há várias teorias e hipóteses sobre o local onde realmente foi feita a passagem do Mar Vermelho e uma delas, salvo engano, a mais recente - confira no mapa abaixo:



(clique aqui e veja matéria completa)

Porém para nós isso pouco importa, pois o que importa mesmo é que temos visto a "mão de Deus" agindo sobre nossas vidas também!


Lembre-se:

NÃO TEMAS POIS DEUS ESTÁ CONTIGO

DEUS NÃO FARÁ O QUE PODEMOS FAZER

LANCE SUA ANSIEDADE AOS PÉS DE JESUS


CONFIRA AS FOTOS:

Pr. Júlio César Loureiro Ronqui durante palavra de fé

A Igreja atenta durante o sermão

Nenhum comentário:

Postagens + Populares