PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

segunda-feira, 12 de julho de 2010

IV Grande Batismo

Domingo, 27/06/2010, foi uma noite de muita glória, onde ocorreu o IV Grande Batismo para honra e glória do Senhor Jesus.
Uma festa com certeza fora feita no céu, pois vidas fizeram um compromisso mais sério com Deus nesta noite.
Aproveitamos também essa grande festa, para homenagearmos nossos queridos irmãos aniversariantes do mês de Junho. Glória a Deus!
Pr. Júlio, ministrou a palavra e nos trouxe um rico estudo sobre o Batismo e sua grande importância para o cristão. Confira:

O Batismo

Significado: O Batismo deriva do verbo grego "baptizo" e significa imergir, mergulhar.

Simbologia: O Batismo simboliza, nas Escrituras Sagradas, a morte e o sepultamento do homem velho e a ressurreição espiritual deste, ou seja, o novo nascimento para viver uma nova vida em Cristo.

Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte.
Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova.
Pois, se fomos unidos com ele por uma morte igual à dele, assim também seremos unidos com ele por uma ressurreição igual à dele.
Pois sabemos que a nossa velha natureza pecadora já foi morta com Cristo na cruz a fim de que o nosso eu pecador fosse morto, e assim não sejamos mais escravos do pecado.
Romanos 6:3-6

"Sepultados com ele no batismo, nEle também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos". Colossenses 2:12

Do mesmo modo que uma pessoa, ao morrer, deve ser sepultada, o convertido à Cristo, que morreu para o mundo e para o pecado, deve ser imerso (sepultado) nas águas do Batismo. O levantamento da pessoa, da água batismal, simboliza sua ressurreição espiritual para uma nova vida em Cristo Jesus.

Por que preciso batizar?

a) é uma ordem do Senhor Jesus.

"Portanto, vão à todos os povos do mundo e façam que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Mateus 28:19

b) O Batismo é um complemento da Salvação.

"Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer, portanto não é batizado será condenado". Marcos 16:16

c)um consenso em toda a Bíblia Sagrada. Todas as conversões registradas na Bíblia foram seguidas do Batismo.

* os três mil no pentecoste. Atos 2:41

* os samaritanos. Atos 8:12

* o eunuco. Atos 8:38

*na casa do centurião Cornélio. Atos 10:47 e 48

* Saulo. Atos 9:17 e 18, 22-16

* Lídia. Atos 16:15

* o carcereiro e sua casa. Atos 16:33

* os doze homens em Éfeso. Atos 19:5

* o próprio Jesus foi batizado por João Batista. Marcos 1:9-10

Quem deve ser batizado ou receber o Batismo?

Todas as pessoas que tenham condições de crer e decidir, que desejam de livre e espontânea vontade recebê-lo, que dão provas de arrependimento e conversão à Cristo. Marcos 16:16 , Atos 2:38 e 8:38

Considerando-se que as criancinhas são reconhecidas como sendo incluídas na redenção, o batismo também pode ser feito para as crianças, a pedido dos seus pais (ou tutores), sendo estes últimos responsáveis por criarem os filhos nos caminhos do Senhor, os quais deverão compremeter-se a dar-lhes a devida formação cristã. João 3:5, Deuteronômio 6:6-7, Mateus 19:14, Atos 2:38 e 8:12-17 e 9:18 e 16:33 e 18:8 e 19:5, I Coríntios 13:13, Gálatas 3:27-29, Colossesses 2:11-12 e Tito 3:5

As crianças menores de doze anos, podem inclusive responderem as perguntas feitas pelo Pastor durante o ritual do batismo. Provérbios 20:11

Posteriormente, uma criança que foi batizada, quando adulta deve reafirmar seus votos de batismo.

Quem está preparado para receber o Batismo?

a) pessoas que ouvem e aceitam a mensagem do Evangelho, recebendo o Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Atos 8:36 e 22:16 e Marcos 16:16

b) pessoas que declaram, publicamente, que Jesus é o Senhor, crendo que Deus o ressuscitou dos mortos. Romanos 10:9-13

c) pessoas que estão desejosas de receber o batismo, com fé e sinceridade.

d) pessoas arrependidas de seus pecados e dispostas a abandoná-los. Atos 3:19-20 e Provérbios 28:13

e) pessoas que estão dispostas a testemunhar do Senhor Jesus, sobre seu poder transformador, à tantos quantos puder. Mateus 10:32-39

f) pessoas que estão dispostas a viverem uma vida santa, pura, piedosa e de bom testemunho. Mateus 5:8, II Coríntios 5:17 e Hebreus 12:12-15

Conclusão

A verdadeira conversão à Cristo, se dá pela vontade de Deus, e se revela nos frutos de arrependimento. João 1:12, Atos 10:34-35 e Mateus 3:8

Reflita sobre este estudo e faça você também um compromisso mais sério com Deus.

Parabéns a Irmã Rosangêla e Levitas Leonardo e Rafael, que Deus abençõe muito vocês!

Irmãos que se batizaram e novas criaturas se tornaram para glória do Senhor, Aleluia!


Grupo de louvor louvando ao Senhor

Aniversariantes do mês de Junho: Irmã Neusa, Cooperador Lima, Levita Andréia. Parabéns!

Igreja lotada clamando ao Senhor

Nenhum comentário:

Postagens + Populares