PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

sábado, 17 de julho de 2010

Estudo Bíblico: A superstição na perspectiva evangelicalista

Quarta-feira, 14/07/2010, tivemos o privilégio de participar de mais um culto abençoado pelo Senhor, com a participação especial dos cantores Edvaldo, Eliete e Alex da Assembléia de Deus, que ao louvarem ao Senhor com muita unção,tocaram o coração de todos ali presentes.
Pr. Júlio também nos presenteou com um rico estudo sobre superstições. Confira:

Superstição:
É uma crença sobre relações de causa e efeito que não se adequam à lógica formal, ou seja, são contrárias à racionalidade; como a crença comum.
A palavra deriva do latim "superstites", que significa "aqueles que se mantiveram de pé após a batalha", portanto,
"os sobreviventes".
Etimologicamente, a palavra superstição vem do latim superstes, que dentre os muitos significados, inclui o de sobreviver.

Superstição:
Vem de superstitionem (acusativo de superstitio), vocábulo latino cuja origem até hoje é controvertida, embora seja consenso de que o elemento super ("acima") refere-se aos poderes que estão acima dos simples mortais. Para Cícero, o grande orador romano, o termo designa um temor exagerado do homem diante da divindade, idéia compartilhada pelos apóstolos do Cristianismo, que consideravam a superstição uma forma condenável de religiosidade excessiva.

Consideram-se superstições aquelas disciplinas que a comunidade científica chama pseudociências, tais como:

a adivinhação;
a astrologia;
a cartomancia;
o curandeirismo;
o espiritismo;
o feng-shui;
a geomancia;
a magia;
a quiromancia;
o tarot;
a religião;

O que a Bíblia fala sobre superstição?
(rezas, simpatias, feitiços, benzedeira, patuás, pedras energéticas, fitinhas, lacinhos, amuletos, trevos, signos e horóscopo, astrologia, elefante branco, pirâmides, imagem utilizada de Buda, Índio-cacique, incenso e etc.)

Liturgia: Atos 19:19 E muitos daqueles que praticavam feitiçaria ajuntaram os seus livros e os trouxeram para queimar diante de todos. Quando calcularam o preço dos livros queimados, o total chegou a cinqüenta mil moedas de prata.
Isaías 47:11 Por isso, cairá a desgraça sobre você, e as suas feitiçarias não valerão nada. A sua destruição está chegando, e não haverá jeito de escapar dela. Será uma desgraça como você não imaginava e virá quando você menos estiver esperando.
Deuteronômio 18:10-11 Não ofereçam os seus filhos em sacrifício, queimando-os no altar. Não deixem que no meio do povo haja adivinhos ou pessoas que tiram sortes; não tolerem feiticeiros,nem quem faz despachos, nem os que invocam os espíritos dos mortos.
Miquéias 5:12-13 Acabarei com as suas feitiçarias e os deixarei sem adivinhos.
Destruirei os seus ídolos e as colunas do deus Baal, e vocês nunca mais adorarão objetos feitos por vocês mesmos.
II Reis 21:6 Queimou o seu filho em sacrifício, fazia adivinhações e feitiçarias e consultava adivinhos e médiuns. Pecou muito contra Deus, o SENHOR, e fez com que ele ficasse irado.
Jeremias 8:2 e 14:14 Os ossos serão espalhados debaixo da luz do sol, da lua e das estrelas, os quais aquelas pessoas amaram e serviram, os quais consultaram e adoraram. Não serão recolhidos, nem sepultados, mas ficarão na terra, como esterco.
Mas o SENHOR respondeu: - Esses profetas estão profetizando mentiras em meu nome. Eu não os enviei, nem lhes dei ordens e nunca lhes disse nada. As suas visões são mentiras, e as suas adivinhações não valem nada; eles inventam profecias só para enganar.

Evangélico tem superstição?

* deixar a bíblia no Salmo 91 para afastar desgraças;
* utilizar a expressão "tá amarrado!"
* abrir a Bíblia aleatoriamente para "tirar um versículo"
* trocar a leitura sistemática e regular da Bíblia pela "caixinha de promessas"
* reputar que a oração no monte tem mais eficácia do que a feita dentro do quarto ou na igreja;
* dormir "empacotado" para que Deus, ao nos visitar à noite, não se entristeça;
* e acreditar que objetos ou algum suvenir de Israel (pedrinhas, água do Rio Jordão, folhas) têm algum poder especial

Temos que nos libertar:
A Bíblia diz que ele cegou o entendimento dos incrédulos (II Co. 4:4)
O diabo prende as pessoas debaixo de medo desses espíritos, mas a Bíblia nos diz que o Filho de Deus se manifestou para destruir as obras do diabo (I João 3:8).
" e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". (João 8:32)


Cantor Alex louvando ao Senhor Jesus

Família abençoada: CAntor Edvaldo, Eliete e Alex, louvando ao Deus de Maravilhas

Nenhum comentário:

Postagens + Populares