PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Estudo Bíblico de Quarta - Apóstolo São Judas Tadeu

Ontem, quarta-feira, 02/05/12 tivemos mais uma E.B.Q. (Escola Bíblica de Quarta) e um C.E.O. (Ciclo de Estudo e Oração).

A reunião foi aberta de forma magnífica pela Diaconisa Vera Lúcia Loureiro Ronqui, que exortou a Igreja a não murmurar, mas sim, dar graças a Deus por tudo!

Em seguida, o Pr. Júlio César trouxe o Estudo Bíblico.




CICLO DE ESTUDO E ORAÇÃO (C.E.O.)

Escola Bíblica de Quarta-Feira (E.B.Q.)

Estudo de 02/05/12

Tema: Os Apóstolos do N.T.

São Judas Tadeu era natural de Caná da Galiléia, na Palestina. Sua família era constituída do pai, Alfeu (ou Cléofas) e a mãe, Maria Cléofas. Eram parentes de Jesus.

O pai, Alfeu, era irmão de São José; a mãe, Maria Cléofas, prima irmã de Maria, mãe de Jesus. Portanto, Judas Tadeu era primo irmão de Jesus. O irmão de Judas Tadeu, Tiago, chamado o Menor, também foi discípulo de Jesus.

Seus outros nomes são: Judas Tadeus, Judas Lebeus e Judas, irmão de Tiago. Ele é também conhecido como São Tadeu (em grego: Θαδδαῖος, transl. Thaddæus ou Thaddaeus em diferentes versões da Bíblia), e como São Matfiy (Фаддей, он же Иуда Иаковлев или Леввей, em russo) na tradição ortodoxa russa (junto com São Judas). Ele é às vezes identificado como sendo Judas, "irmão de Jesus”, mas não deve ser confundido com Judas Iscariotes, também outro apóstolo, que traiu Jesus.

A Bíblia trata pouco de Judas Tadeu. Mas aponta o importante: Judas Tadeu foi escolhido por Jesus, para apóstolo (Mt 10,4). É citado explicitamente nas Escrituras pelo evangelista João (Jo 14,22).

Na ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: Mestre, por que razão hás de manifestar-te só a nós e não ao mundo?” Jesus lhe respondeu afirmando que teriam manifestação dele todos os que guardassem sua palavra e permanecessem fiéis a seu amor.

Diz a tradição que após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia. Passou para a Samaria e Iduméria e outras populações judaicas.

Pelo ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, o de Jerusalém. Em seguida, foi evangelizar a Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia. Neste país recebeu a companhia de outro apóstolo, Simão.

A pregação e o testemunho de Judas Tadeu impressionaram os pagãos que se convertiam. Isto provocou a inveja e fúria contra o apóstolo, que foi trucidado, a golpes de cacetes, lanças e machados. Isso, pelo ano 70 d.C..

Para a tradição Católica, a brevíssima Carta de Judas, seria de autoria de Judas Tadeu. A Carta com apenas um capítulo, é uma severa advertência contra os falsos mestres e um convite a manter a pureza da fé. Nos versículos 22-23 propõe pontos fundamentais de um programa de vida cristã: fé, oração, auxílio mútuo, confiança na misericórdia de Jesus Cristo.

Para a tradição Protestante, o Livro de Judas na realidade teria sido escrito por Judas, irmão de sangue de Jesus e não por Judas Tadeu, sendo este último “primo”.

Judas Tadeu foi mártir, quer dizer: mostrou que sua adesão a Jesus era tal, que testemunhou a fé com a doação da própria vida.

Os restos mortais, após terem sido guardados no Oriente Médio e na França, foram definitivamente transferidos para Roma, na Basílica de São Pedro.

Fonte: Wikipédia, Bíblia Sagrada de Estudo Plenitude,

Dicionário Bíblico Vida Nova, Derek Williams

Quem é quem na Bíblia Sagrada, Paul Gardner


Confira as fotos:

Diaconisa Vera Lúcia Loureiro Ronqu abrindo a reunião

Grupo de Louvor da Caape, participação especial do irmão João Bossa

Diaconisa Maria Cristina Hayafugi


fotos: Diaconisa Débora Regina Ronqui de Jesus

Nenhum comentário:

Postagens + Populares