PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Estudo Bíblico - EBQ - Apostolo João (Evangelista)

Ontem, quarta-feira, 22/02/2012, tivemos mais um Estudo Bíblico abençoado.
A Pra. Suze Cristina abriu a reunião com a liturgia de Salmos 19:7e8 Versão NTLH em seguida fez uma maravilhosa oração.
Em seguida o Pr. Júlio César trouxe o estudo sobre o Apóstolo São João (Evangelista).

(Liturgia: João 1:1-14 Versão NTLH)  Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus.
Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. 
Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. 
A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. 
A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la. 
Houve um homem chamado João, que foi enviado por Deus para falar a respeito da luz. Ele veio para que por meio dele todos pudessem ouvir a mensagem e crer nela. 
João não era a luz, mas veio para falar a respeito da luz, a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas. 
A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. 
Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. 
Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. 
Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles. 
A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai. 

Um dos 12 e o mais jovem dos apóstolos de Cristo e nascido em Batsaida, na Galiléia, conhecido como o discípulo que Jesus amava, o único apóstolo que acompanhou Cristo até a morte na cruz.

Filho também pescador Zebedeu e de Salomé, uma das mulheres que auxiliavam os discípulos de Jesus, juntamente com o irmão mais velho, Tiago o Maior, trabalhava também como pescador no lago de Genezaré, quando foi convidado a seguir Jesus, logo depois de Pedro e André.

Com seu irmão, juntamente com Pedro e André, foram os discípulos privilegiados e participaram do círculo mais íntimo junto a Jesus. Presenciaram a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração de Jesus na montanha e sua angústia no Getsêmani.

Os dois foram os únicos apóstolos que ousaram pedir a Cristo que lhes fosse dado sentar um à direita, outro à esquerda. Da resposta de Jesus "do cálice que eu beber, vós bebereis".

Após as perseguições sofridas em Jerusalém, transferiu-se com Pedro para a Samaria, onde desenvolveu uma intensa evangelização.

Mudou-se para Éfeso, onde viveu o resto de sua vida, morreu e foi sepultado. 
O seu evangelho narra e enfoca mais o aspecto espiritual de Jesus, ou seja, a vida e a obra do Mestre.

O mais importante do ensino de João é o seu compromisso com Jesus, seu desejo mais premente era ver as pessoas crendo em Jesus e seguindo a Cristo por toda a vida.



Confira a foto:




Grupo de Louvor da CAAPE


Foto: Diaconisa Débora Regina R. de Jesus

Nenhum comentário:

Postagens + Populares