PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Estudo Bíblico - EBQ - Apóstolo Tiago(O Maior)

Ontem, quarta-feira, 15/02/2012, tivemos mais um Estudo Bíblico - EBQ.
A Pra. Suze Cristina abriu a reunião com a liturgia de Salmos 63:1-5 Versão NTLH e fez uma poderosa oração em busca do Espírito Santo de Deus.
Em seguida o Pr. Júlio César trouxe o Estudo Bíblico sobre o Apóstolo Tiago(O Maior).
Apóstolo de Jesus Cristo nascido em Betsaida da Galiléia, escolhido para ser um dos Doze, e nas várias listas dos Apóstolos dadas no Novo Testamento é sempre citado entre os quatro primeiros junto com Pedro, André e seu irmão mais novo João.
Aportuguesado para Santiago, significando a junção dos termos São + Tiago, também é conhecido como o Apóstolo Ambicioso. Também pescador e filho de Zebedeu e de Salomé, estava com o irmão nas margens do lago Genesaré, quando Jesus os chamou. Testemunhou a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração e a agonia de Jesus no horto do Getsêmani.
De acordo com Isidoro de Sevilha, em De vita et obitu Sanctorum (Vida e morte dos Santos), após a ascensão de Jesus, teria evangelizado a Espanha, tornando-se seu primeiro evangelizador e depois seu patrono.
Para revigorar esta tradição, no século IX o bispo Teodomiro, da cidade de Iria, afirmou ter reencontrado as relíquias do apóstolo e desde aquela época, a cidade que depois mudaria o nome para Santiago de Compostela, tornou-se importante meta de peregrinações, especialmente durante a Idade Média.
Conta-se também que após a morte de Jesus, permaneceu em Jerusalém com Pedro.
Foi preso juntamente com Pedro, e decapitado por ordem do rei Herodes Agripa, depois da execução de Estêvão, diácono grego e exaltado pregador cristão e personagem de grande importância na história de Paulo de Tarso.
Foi, portanto, o primeiro mártir entre os apóstolos de Cristo, o primeiro a dar a vida pela Fé.

(Liturgia: Lucas 9:51-56 Versão NTLH) Como estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu, ele resolveu ir para Jerusalém.
Então mandou que alguns mensageiros fossem na frente. No caminho eles entraram em um povoado da região de Samaria a fim de prepararem um lugar para ele.
Mas os moradores dali não quiseram receber Jesus porque viram que ele estava indo para Jerusalém. 
Quando os seus discípulos Tiago e João viram isso, disseram: —O senhor quer que a gente mande descer fogo do céu para acabar com estas pessoas? 
Porém Jesus, virando-se para eles, os repreendeu. 
Então ele e os seus discípulos foram para outro povoado. 

(Liturgia: Marcos 3:17 Versão NTLH) Tiago e João, filhos de Zebedeu ( a estes ele deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do Trovão” );


(Liturgia: Atos 12:1-3 Versão NTLH)  Por essa época o rei Herodes começou a perseguir algumas pessoas da igreja.
Ele mandou matar à espada Tiago, o irmão de João.
Quando viu que isso agradou os judeus, mandou também prender Pedro. Isso aconteceu durante a Festa dos Pães sem Fermento.



O Apóstolo Tiago(O Maior) era muito precipitado, e por isso aprendemos com ele, que não devemos tomar atitudes precipitadas, é preciso consultar a Deus primeiro antes de qualquer atitude. E também nos ensina a sermos mais determinados, termos mais compromisso com Deus e com as coisas de Deus.

Por isso, seja como Tiago, tenha determinação em tudo o que for fazer em sua vida e o mais importante, tenha , acredite que você já conseguiu aquilo que aos olhos humanos não poderia acontecer.


Acredite, você será um vencedor em Cristo Jesus!


Confira as fotos:




Grupo de Louvor da CAAPE


Levita Rafael e Levita Leonardo


Testemunhos & Benção


A irmã Nilza contou, com muita alegria, que fazia algum tempo que tinha feito exame do fígado e foi diagnosticado uma pequena Esteatose Hepática.
E com muita fé e determinada, orou ao Senhor e pediu que fosse curada.
Então, voltou ao médico para fazer um novo exame e para honra e glória do Senhor, não deu mais nada.
A Diaconisa Cristina, contou muito agradecida a Deus, pelo livramento que Ele deu a seu neto Nicholas de 1 ano e 5 meses.
Ela disse, que ele poderia ter caido da janela da sala do apartamento que mora, mas o Espirito Santo de Deus não permitiu que isso acontecesse.
Glória a Deus!
Cooperadora Silmara, contou muito emocionada, da cura que recebeu do Senhor através de sua fé.
Ela foi fazer exames de rotina e foi diagnosticado, que havia alguns nódulos nos seios.
Pediu a Deus que a curasse desse mal em nome de Jesus, e foi fazer nosvos exames, onde foi constatado que não havia mais nada, para glória do Senhor.
Cooperador João Lima, contou com muita alegria em seu coração e para exaltar o nome de Deus, que à muitos anos, ele foi curado de Hepatite C, doença essa que pode matar.
Mas a fé que ele tem em Jesus, fez com que ele fosse curado através do poder do Espírito Santo de Deus.
E hoje não tem mais nada para honra e glória do Senhor.
Diaconisa Vera, contou agradecida ao Senhor, pela obra que fez na vida de sua mãe Anésia.
Disse, que a mãe Anésia, precisou fazer uma cirurgia, mas como ela é uma pessoa de idade, ficou preocupada, mas não deixou de confiar em Deus e pediu a Ele que desse tudo certo.
E para glória do Senhor, foi tudo uma benção inclusive a recuperação que foi muito tranquila.
A irmã Anésia, também disse que semana passada estava com muita dores nas costas e nos ombros e pediu oração a pastor, e com muita fé confiou no Senhor e hoje não sente mais nada. Glória a Deus!


Fotos: Diaconisa Débora Regina R. de Jesus

Nenhum comentário:

Postagens + Populares