PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 22 de março de 2012

Estudo Bíblico - EBQ Apóstolo Filipe

Ontem, quarta-feira, 21/03/2012, tivemos mais um Estudo Bíblico - EBQ.
Cooperador João Lima abriu a reunião com a liturgia Efésios 5:11-14, e fez uma oração abençoada.
O Pr. Júlio César trouxe o estudo da noite, sobre a vida do Apóstolo Filipe.

Filipe, (feminino de Filipa) é um prenome da anomástica língua portuguesa. Súa origem é o prenome grego Φίλιππος [Fílipos], latinizado em Philippus, composto de φιλέω [filéo], "querer, amar com afeto de amizade", e
ἵππος [híppos], "cavalo", ou seja, "Filipe" significa "o que ama os cavalos".
Quatro diferentes pessoas são conhecidas por esse nome no Novo Testamento, mas é importante fazer uma distinção entre Filipe, um dos doze Apóstolo, e o diácono muitas vezes chamado de evangelista.
Filipe o Apóstolo mencionado nos evangelhos e em Atos, pouco se sabe sobre ele, além do que está escrito no evangelho de João.
Era da mesma cidade de Pedro e André, ou seja, em Betsaida, na Galiléia (Jo 1.44), onde a localidade era dedicada a pesca.
Existe certa discussão sobre sua localização exata. Filipe, o tetrarca, aproximadamente 30 anos antes reconstruíra essa cidade e a chamou de "Júlias", em homenagem à filha do imperador romano. A associação que a localidade tinha como o tetrarca talvez explique o nome do apóstolo: os pais com certeza colocaram o nome de Filipe em homenagem ao governante.
De acordo com o evangelho de João, provavelmente Filipe foi o quarto apóstolo a ser escolhido por Jesus (Jo 1.43). Nas listas dos evangelhos sinóticos ele sempre aparece em quinto lugar, talvez porque os dois irmãos Tiago e João eram sempre mencionados juntos.

Fica claro sua resposta imediata à ordem de Cristo "segue-me" que ele rapidamente creu ser Jesus o cumprimento do que Moisés escrevera no Antigo Testamento. Seu entusiasmo fica evidente pela maneira como apresentou Natanael ao Filho de Deus (Jo 1.46).


Três pontos são dignos de menção aqui:
Primeiro, Filipe, assim como Pedro e André, é um bom exemplo daquelas pessoas que "receberam" a Jesus rápida e entusiasticamente, numa época em que a maioriados "seus não receberam" (Jo 1.11);

Segundo, embora existiam indicações de que ele era tímido e fraco na fé, imediatamente testemunhou de Jesus, quando falou sobre Ele a Natanael;
Terceiro, o conteúdo desse testemunho torna-se evidente quando Filipe testemunhou não somente sobre um homem surpreendente, mas sobre o que estava escrito na Lei de Moisés a respeito de Jesus. Talvez Filipe pensasse em Cristo como "o profeta" (Dt 18.19 um versículo a qual João faz alusão Jo 1.21), ele cria que as Escrituras se cumpriam, um ponto que João estava determinado a estabelecer em todo seu evangelho.


Jesus voltou-se para ele para testá-lo, para perguntar-lhe onde comprariam pão para alimentar 5.000 pessoas (Jo 6.5-6), não sabemos se Cristo estava testando a fé de Filipe ou se ele era a pessoa mais indicada para responder a tal pergunta, por conhecer aquela região do grande "mar da Galiléia".
Jesus, então lançou o desafio, embora já tivesse seus próprios planos de operar um milagre, Filipe não teve fé e tampouco o entendimento para imaginar qualquer solução que não custasse uma fortuna em dinheiro para alimentar aquela multidão.
Essa falta de compreenssão também foi vista nos outros discípulos, em várias ocasiões; ficou patente em Filipe (Jo 14.8), quando pediu a Jesus que lhe "mostrasse o Pai". A resposta de Cristo teve um tom triste.
Filipe e os outros estiveram com Jesus por muito tempo e viram-no em ação e ouviram seus ensinos, mesmo assim não perceberam que ao contemplar viam o próprio Pai. Cristo lhe perguntou como lhe fazia tal pergunta depois de tanto tempo em sua presença.
A resposta era que Filipe e seus companheiros ainda não tinham seus olhos espirituais abertos adequadamente para entender essas coisas. Essa era uam tarefa do Espírito Santo.(Jo 14. 25-26)
Ao relatar incidentes como este aos seus leitores, João demonstrava a profundidade dos ensinos de Jesus e destacava sua importancia. A unidade de Pai e Filho estava firmemente estabelecida na resposta dada por Cristo à pergunta de Filipe.
Em João 12.21,22, alguns gregos aproxiamaram-se de Filipe e solicitaram uma audiencia com Jesus, esses homens eram significativos nesse pponto do evangelho, pois indicaram que havia outras pessoas interessadas em Jesus.
Antes que isso acontecesse, Jesus já teria morrido, portanto foi apropriado que em João 12.23 a resposta de Cristo apontasse para adiante, para sua própria morte e ressurreição.
Não está claro que Filipe promoveu o encontro dos gregos com Jesus.
A ultima menção de seu nome é em Atos 1.13, entre os discípulos reunidos no Cenáculo.
A respeito da sua morte sabemos pouco. Alguns dizem que morreu em Hierápolis, (Anatólia Ocidental,chamada Turquia), também crucificado ou enforcado, mas outras tradições afirmam que foi por causas naturais.



Vamos ser como Filipe, responder a Cristo de imediato e ter entusiasmo para fazer a obra e as coisas para Cristo.



Ouça o Estudo em mp3 pelo PodCast da Caape:

Confira as fotos




Grupo de Louvor da CAAPE


Cooperadora Silmara Lessa
Felix orando pelo
Livro de Pedidos de oração

Fotos: Diaconisa Débora Regina R. de Jesus

Nenhum comentário:

Postagens + Populares