PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 15 de março de 2012

Estudo Bíblico - EBQ Apóstolo Tiago (menor)

Ontem, Quarta-feira, 14/03/2012, tivemos mais um Estudo Bíblico - EBQ, abençoado, contamos com a participação especial da Cantora Juliana Stephane e a Pra. Glaucia Amorim. A Pra. Suze Cristina, fez a abertura da reunião com a litrugia Salmos 62:5-9, em seguida fez uma linda oração.
Logo após, a Cooperadora Silmara Lessa Félix, trouxe o estudo da noite sobre o Apóstolo Tiago (Menor).


 São Tiago, filho de Alfeu (Ἰάκωβος, Jacobos em grego antigo), significa “O que Suplantou”, ou seja, “Vencedor”, foi um dos Doze Apóstolos de Jesus Cristo. Ele é geralmente identificado com Santiago Menor e é geralmente conhecido por este nome na tradição da igreja
Tiago, o filho de Alfeu, é raramente mencionado no Novo Testamento, mas é às vezes também identificado com Tiago, o Justo, um importante líder da Igreja antiga. Ele é claramente distinto de Tiago, filho de Zebedeu, outro dos Doze
Distingue-se do primeiro Tiago ou pela identidade de seus irmãos ou a dos seus pais. O primeiro Tiago era irmão de João e filho de Zebedeu. Tiago, o menor, era irmão de José, Simão e Judas (não o Iscariotes) e o nome de seu pai era Alfeu. Seu pai também era chamado Cléopas e era um dos discípulos com quem Jesus andou no caminho a Emaús (Lucas 24:13-18).
A mãe de Tiago, Maria, era provavelmente o outro discípulo com quem Jesus andou no caminho a Emaús, uma vez que estava presente na crucificação (Marcos 15:40). Parecia improvável que Cléopas a deixaria em Jerusalém e iria para casa sozinho. (Compare Marcos 15:40 e João 19:25)
De acordo com a tradição, esse Tiago seria primo do Senhor Jesus. Referem-se a ele como irmão de Jesus (Gálatas 1:19, Marcos 6:3 e Mateus 13:55). A justificativa usada pela tradição católica está no fato de que era comum primos serem chamados de irmãos em seus dias e, suas mães seriam diferentes (João 19:25).
Suas mães eram irmãs (João 19:25) ou provavelmente meias-irmãs visto que o nome de ambas era Maria. Tinham também pais diferentes. Jesus era considerado filho de José o carpinteiro, enquanto que Tiago era filho de Alfeu.
Para a tradição católica, Tiago, o menor, teria sido o autor do livro de Tiago, Livro este muito prático que ensina constantemente que os homens devem praticar o que pregam e que uma profissão de fé que não é acompanhada de boas obras é uma falsa profissão.
De acordo com a tradição católica, alegam a sua autoria, pois Tiago irmão de João e filho de Zebedeu, teria sido martirizado antes do livro de Tiago ter sido escrito (Atos 12:1).
Entretanto, segundo alguns doutrinadores protestantes, o Livro de Tiago teria sim sido escrito pelo próprio irmão (de sangue) de Jesus, porém, esse é um fato controverso e não comprovado até os dias de hoje.
Tiago, o menor, tinha um irmão que era um Apóstolo, seu nome era Judas (não Judas Iscariotes)


(Liturgia: Mateus 11:12 Versão NTLH) Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo.
(Liturgia: II Timoteo 3:12 Versão NTLH) Todos os que querem viver a vida cristã unidos com Cristo Jesus serão perseguidos.


Servir a Jesus naquele tempo, era motivo de chacota, perseguição.
Hoje somos  livres pra adorarmos ao Senhor, exaltarmos o nome de Deus, apesar de ainda ter perseguições, mesmo assim conseguimos falar e ouvir sobre Deus.

Ser fiel a Jesus, ser justo, ser honesto, como aprendemos com o Apóstolo Tiago (menor), é um dos motivos pelos quais, que muitos são perseguidos, por tentarem levar uma vida reta, vivendo na palavra do Senhor.
Mas Deus, com sua bondade, faz com que cada perseguição que passamos, nos faz mais fortes, e sábios para lidarmos com as perseguições.


É preciso ter fé e confiança no Senhor!


Não deixe de ser dedicado a obra do Senhor!


Confira as fotos:





Grupo de Louvor da CAAPE
com a participação especial
Cantora Juliana Stephane


Cantora Juliana Stephane


Pra. Suze Cristina


Cooperadora Silmara Lessa,
Pra. Suze Cristina e
Pra. Glaucia Amorim

Testemunho & Benção

Pra. Glaucia Amorim, contou agradecida a Deus, pela cura que recebeu.
Ela disse que havia sido diagnosticado um problema no seu útero, e com muita orou, pedindo ao Espírito Santo de Deus que a curasse de qualquer enfermidade.
Refez o exame e para a Glória do Senhor, não tinha mais nada.
Deus é fiel!







Fotos: Diaconisa Débora Regina R. de Jesus

Um comentário:

Plug Vida disse...

Glória a Deus por sua postagem, Pra. Suze.

Foi uma bênção!

Cada dia está melhor seus resumos.

Tiago, filho de Alfeu, em que pese ter pouca referência, sem sombra de dúvidas não pode ser esquecido pela Igreja.

São Tiago, comumente chamado de "menor" pela tradição da Igreja, até para melhor diferenciá-lo, provavelmente era menor em estatura que Tiago filho de Zebedeu, além de que era mais novo em idade.

São Tiago, apesar de não ter deixado escritos canônicos, ou seja, não haver seus escritos na Bíblia, foi um importante apóstolo de Jesus.

Uma tradição relatada por Eusébio de Cesareia, esta menos confiável, nos conta que por não renegar e tampouco amaldiçoar o nome de Jesus foi atirado do Pináculo do Templo e que sobreviveu à queda, sendo consumado seu martírio com uma pá de pisoeiro.

Pelo fato de haver poucos escritos sobre Tiago (menor), fica até muito difícil seu estudo.

Até hoje, sua morte ao certo não é identificada, alguns acreditam que ele tenha sido crucificado.


abraços

Pr. Julio Cesar

Postagens + Populares