PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Pra. Darlene - Igreja Missão Evangélica Ebenézer

Ontem, quarta-feira, 04/04/2014, tivemos um culto muito especial, onde contamos com a participação especial da Pra. Darlene, e a Igreja Missão Evangélica Ebenézer, da qual ela é Pastora.
A Pra. Suze Cristina, abriu a reunião com a liturgia Mateus 7:7-8, em seguida fez uma maravilhosa oração.
Logo após, o Evangelista Esney Menezes, Missionária Beatriz Lopez e Pr. Marcelo, deram uma linda saudação a toda igreja.
Em seguida, a Pra. Darlene trouxe o sermão da noite, com uma passagem de encorajamento, sobre a história do Rei Jozafá.

(Liturgia: II Crônicas 20:1-3 Versão NTLH) Algum tempo depois, os exércitos dos moabitas e dos amonitas, junto com os meunitas, invadiram o país de Judá.
Alguns homens vieram e disseram a Josafá: —Um exército enorme do país de Edom veio do outro lado do mar Morto para atacar o senhor. Eles já conquistaram a cidade de Hazazão-Tamar. ( Hazazão-Tamar e Fonte de Gedi são o mesmo lugar. )
Josafá ficou com medo e orou a Deus, o SENHOR, pedindo socorro. Depois deu ordem para que todo o povo de Judá jejuasse.


Podemos aprender 3 coisas importantes no momento de tribulação:

1- Poder da oração

O rei Josafá foi avisado que uma “grande multidão” viria para destruir Judá. Ajuntaram-se contra ele os exércitos de Moabe, de Amom e de Monte Seir. A destruição de Judá era inevitável e a morte era uma certeza. O que Josafá fez diante daquela situação desesperadora? Qual a sua reação diante das provações e vicissitudes da vida? Onde buscar a solução e vitória das lutas do dia a dia? Josafá buscou a resposta em Deus. Se dispôs a orar e jejuar ao Deus dos céus. Pediu socorro ao Senhor juntamente com todo o povo de Judá.
Não importa o tamanho de nossas dificuldades, a resposta está no poder da oração. Para Deus não há causas impossíveis!

2- Poder da Palavra
(Liturgia: II Crônicas 20:13-17 Versão NTLH) Todos os homens de Judá estavam ali de pé em frente do Templo, junto com as suas mulheres e os seus filhos e até as crianças de colo.
De repente, o Espírito de Deus desceu sobre um levita que estava ali no meio do povo. Chamava-se Jaaziel e era descendente de Asafe. Jaaziel era filho de Zacarias, neto de Benaías, bisneto de Jeiel e trineto de Matanias.
Jaaziel disse: —Povo de Judá, moradores de Jerusalém e rei Josafá, prestem atenção! Escutem isto que o SENHOR Deus diz: “Não se assustem, não fiquem com medo deste enorme exército, pois a batalha não é contra vocês, mas contra mim.
Amanhã vocês os atacarão quando eles vierem pela subida de Zis. Vocês se encontrarão com eles no fim do vale que dá para o deserto de Jeruel.
Quando os encontrarem, vocês não precisarão lutar. Fiquem parados ali e verão como o SENHOR Deus salvará vocês. Povo de Judá e moradores de Jerusalém, não se assustem, nem fiquem com medo; marchem contra os inimigos amanhã, pois eu, o SENHOR, estarei com vocês. ”

Três exércitos contra a pequena Judá – a guerra e o seu extermínio era eminente. Não havia força para resistí-los e nem sabiam o que fazer, por isso consultaram a Palavra de Deus. Então, Deus usou Jaaziel para falar ao povo e o poder da Palavra os confortou. Todo o povo estava reunido para ouvir ao Senhor. Deus disse para que não temessem ou não se assustassem com aquela grande multidão, pois Ele próprio lutaria por eles. O Senhor tomou a causa do rei e de seu povo. Essa é a grande lição que a Bíblia que nos ensinar: obedecer a Sua Palavra.
Ore e confie no Senhor e Ele tomará a sua causa e lutará por você.  Confie nas promessas de Deus, confie no poder da Sua Palavra!


3- Poder do Louvor
(Liturgia: II Crônicas 20:18-27 Versão NTLH) Então o rei Josafá se ajoelhou e encostou o rosto no chão; e todo o povo de Judá e os moradores de Jerusalém também se ajoelharam na presença de Deus, o SENHOR, e o adoraram.
Aí os levitas que eram descendentes de Coate e de Corá começaram a louvar o SENHOR, o Deus de Israel, em voz bem alta.
Na manhã seguinte, todos se levantaram cedo e foram para o deserto de Tecoa. Ao saírem, Josafá ficou de pé e disse: —Povo de Judá e moradores de Jerusalém, escutem! Confiem no SENHOR, seu Deus, e estarão seguros; confiem nos profetas dele, e tudo o que vocês fizerem dará certo.
Depois de consultar o povo, Josafá ordenou que alguns cantores vestissem roupas sagradas e marchassem à frente do exército, louvando a Deus e cantando assim: “Louvem a Deus, o SENHOR, porque o seu amor dura para sempre. ”
Logo que começaram a cantar, o SENHOR Deus causou confusão entre os moabitas, os amonitas e os edomitas, e eles foram derrotados.
Os amonitas e os moabitas atacaram os edomitas e os destruíram completamente; depois os amonitas lutaram contra os moabitas, e os dois lados também acabaram se destruindo.
Quando o exército de Judá chegou a um lugar alto no deserto, eles viram o chão coberto de mortos; ninguém tinha escapado com vida.
Aí Josafá e os seus soldados avançaram e começaram a pegar tudo o que havia no acampamento inimigo. Encontraram muitos animais de carga, armas, roupas e objetos de valor. Levaram três dias pegando as coisas, mas havia tanto, que não puderam levar tudo.
No quarto dia, todos se reuniram no vale de Beraca e louvaram o SENHOR. É por isso que aquele lugar se chama vale de Beraca até hoje.
Depois os soldados de Judá e de Jerusalém, com Josafá à frente, voltaram alegres para Jerusalém. Estavam contentes porque o SENHOR Deus lhes tinha dado a vitória na luta contra os seus inimigos. 

O grande milagre ainda estava por vir. Deus os encorajou para se encontrarem com os inimigos em um vale próximo dali. Eles creram e foram ao encontro daqueles exércitos enfurecidos. Josafá ordenou que um coral fosse cantando e louvando a Deus à frente de seu pequeno exército. Também o rei e todo o povo de Judá e Jerusalém se prostraram e adoraram ao Senhor ali. Então, quando começaram a cantar e dar louvores os três exércitos inimigos começaram a lutar entre si para se destruir e exterminar um ao outro. Quando Josafá e o povo olharam para o deserto defronte do vale, o que viram foi uma grande multidão de “corpos mortos, que jaziam em terra, sem nenhum sobrevivente”.
Esse é o poder do louvor! 

Quando nos sobrevier lutas e provações não devemos nos desanimar, reclamar, entristecer ou se afastar da Casa de Deus. Pelo contrário, quando vier as dificuldades da vida, cantemos e louvemos ao Senhor. O segredo da vitória de nossas lutas não está em nós, mas em Deus.
Não deixe de cultuar ao Senhor.
Deus transformou o vale do medo em “vale da bênção”. Ele quer fazer o mesmo na sua vida e da sua família.
Portanto, ore, estude a bíblia e louve a Deus. Faça como Josafá, não fuja da luta, mas enfrente com oração e louvor e Deus lhe dará a vitória.

Confira as fotos:



Grupo de Louvor da CAAPE


Grupo de Louvor da CAAPE
Louvando ao Senhor


Toda igreja Louvando ao Senhor


Pra. Suze Cristina, Pra. Darlene e 
Pr. Júlio César


Pra. Suze Cristina, Pra. Darlene,
Evangelista Esney Menezes
Pr. Marcelo e Pr. Júlio César

Fotos: Diaconisa Débora Regina R. de Jesus

Nenhum comentário:

Postagens + Populares