A Pra. SuzeCristina, deu início a reunião com uma belíssima oração.
Em seguida, o Pr. Júlio César, trouxe o estudo da noite: plenamente homem e plenamente Deus - Parte 3.
Por que era necessário que o Redentor fosse humano?
a) para ser exemplo a todos nós (Mt 11:29 Jo 13:13-15 Rm 8:29 Fp 2:5-8, Hb 12:2-4 1Pe 2:21 1Jo 2:6)
b) para cumprir o propósito de Deus demonstrar o controle sobre a carne (Ef 1:22 Hb 2:8-9)
c) para representar genuinamente seu povo como o segundo Adão, o único mediador (Rm 5:15-19 1Co15:21-23 1Tm2:5)
d) para estar sob a Lei a fim de cumpri-la por seu povo (Gl 4:4-5)
e) para arcar moral, física e espiritualmente com as conseqüências do pecado (Hb 7:26-27 9:14 1Pe 1:18-20)
f) para sofrer as mesmas tentações que nós humanos sofremos (Hb 2:16-18 4:15-16)
g) para ser o padrão do nosso ‘corpo redimido’ (1Co 15:21-23 e 42-44 Cl 1:18
Por que era necessária as ‘duas naturezas’ de Cristo?
Cristo tinha que ser humano para levar sobre si a culpa do pecado, mas ao mesmo tempo tinha que ser Deus, para poder suportar a justa ira divina, conferindo um valor eterno ao seu sacrifício (Hb 9:23-28)
João Calvino disse:
“Visto, então, que Deus pos Si só não poderia provar a morte, e que o homem por si só não poderia vence-la, Ele tomou sobre Si a natureza humana em união com a natureza divina, para que sujeitasse a fraqueza daquela a uma morte expiatória, e que pudesse, pelo poder da natureza divina, entrar em luta com a morte e ganhar para nós a vitória sobre ela”.
A UNIPERSONALIDADE DE CRISTO
Cristo mesmo tendo duas naturezas (divina e humana) possuía apenas uma personalidade (hipóstase), na qual reunia perfeitamente suas duas naturezas sem haver fragmentação no seu comportamento.
a) Cristo fala de si mesmo como única pessoa (Jo 17:1, 4-5, 22-23)
b) Os pronomes usados na Bíblia são sempre referentes a uma única pessoa;
c) Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro homem
d) Todos que se referiram a Cristo faziam menção em uma só pessoa (Mt 16:16 1Jo 4:2)
OBSERVAÇÃO e atenção às heresias:
· Nestorianismo: doutrina que pregava que Cristo tinha duas naturezas e duas pessoas.
· Monofisista, eutiquianismo ou jacobino: acreditavam que Cristo tinha apenas uma natureza e uma pessoa.
Ambas doutrinas foram rejeitadas pelo Concílio de Calcedônia (451 d.C.)
· Miafisismo: afirmam que em Cristo, a Divindade e Humanidade estão unidas em uma única singular natureza.
· Arianismo: doutrina que negava a divindade de Cristo. Ele seria a criatura mais excelsa, mas não Deus.
Foi rejeitada no Concilio de Nicéia (325 d.C.)
· Docetismo: doutrina que defendia que o corpo de Cristo era uma ‘ilusão’ e a crucificação foi aparente.
· Adocionismo: doutrina que defendia que Cristo nasceu meramente humano, após batismo tornou- se divino.
Confira as fotos:
Foto: Cooperadora Silmara Lessa
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