PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Tenha audácia e ousadia! "Se um amigo cede à importunação o que não faria pela amizade?"

Domingo, 16/09/2012, tivemos um culto abençoado onde contamos com a participação especial do Grupo de Coral da CAAPE.
A Pra. Suze Cristina, deu início do culto com a liturgia de Provérbios 24: 5e 6, em seguida fez uma linda oração.
Após, o Pr. Júlio Césa, trouxe a palavra da noite com o tema: Tenha audácia e ousadia! "Se um amigo cede à importunação o que não faria pela amizade?"

(Liturgia: Lucas 11: 5-10 Versão NTLH)  Então Jesus disse aos seus discípulos: – Imaginem que um de vocês vá à casa de um amigo, à meia-noite, e lhe diga: “Amigo, me empreste três pães.
É que um amigo meu acaba de chegar de viagem, e eu não tenho nada para lhe oferecer.”
E imaginem que o amigo responda lá de dentro: “Não me amole! A porta já está trancada, e eu e os meus filhos estamos deitados. Não posso me levantar para lhe dar os pães.”
Jesus disse: – Eu afirmo a vocês que pode ser que ele não se levante porque é amigo dele, mas certamente se levantará por causa da insistência dele e lhe dará tudo o que ele precisar.
Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.
Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.



Jesus ensina nesta passagem que, quando pedimos algo à Deus e não recebemos de imediato, é preciso neste momento ter ousadia e persistir em seu pedido à Deus.
Mas também é preciso ter entendimento para saber o porque que Deus não respondeu a tua oração ou não deu aquilo que você pediu com tanta urgência, ou seja, de imediato. Pois pode ser que não é chegada a hora de receber aquilo que pediu, pois sabes que cada coisa tem o seu tempo determinado, e as vezes esse tempo não é agora.
È necessário ter paciência no Senhor, muitas vezes as pessoas querem as coisas na hora, e nem sempre são assim, e nem da maneira que as pessoas querem, mas sim no tempo do Senhor e na hora em que Ele acha que é o certo.
Etapas na vida das pessoas são feitas para serem cumpridas, então cada coisa ao seu tempo.
Mas não deixe com que essas etapas e a espera do seu sonho a ser realizado, venha te desanimar e deixar de pedir e orar à Deus, persista em seu sonho, lute por ele. Lembre-se sempre de Jesus, que esperou por 3 anos para ter 12 discípulos, tenha O como exemplo de paciência e persistência.
Outro exemplo de persistência, paciência e ousadia, foi de Abraão na passagem abaixo.

(Liturgia: Genêsis 18: 23-32 Versão NTLH) Abraão chegou um pouco mais perto e perguntou: – Será que vais destruir os bons junto com os maus?
Talvez haja cinqüenta pessoas direitas na cidade. Nesse caso, vais destruir a cidade? Será que não a perdoarias por amor aos cinqüenta bons?
Não é possível que mates os bons junto com os maus, como se todos tivessem cometido os mesmos pecados. Não faças isso! Tu és o juiz do mundo inteiro e por isso agirás com justiça.
O SENHOR Deus respondeu: – Se eu achar cinqüenta pessoas direitas em Sodoma, perdoarei a cidade inteira por causa delas.
Abraão voltou a dizer: – Perdoa o meu atrevimento de continuar falando contigo, pois tu és o Senhor, e eu sou um simples mortal.
Pode acontecer que haja apenas quarenta e cinco pessoas direitas. Destruirás a cidade por causa dessa diferença de cinco? Deus respondeu: – Se eu achar quarenta e cinco, não destruirei a cidade.
Abraão continuou: – E se houver somente quarenta bons? – Por amor a esses quarenta, não destruirei a cidade – Deus respondeu.
Abraão disse: – Não fiques zangado comigo, Senhor, por eu continuar a falar. E se houver só trinta? Deus respondeu: – Se houver trinta, eu perdoarei a cidade.
Abraão tornou a insistir: – Estou sendo atrevido, mas me perdoa, Senhor. E se houver somente vinte? – Por amor a esses vinte, não destruirei a cidade – Deus respondeu.
Finalmente Abraão disse: – Não fiques zangado, Senhor, pois esta é a última vez que vou falar. E se houver só dez? – Por causa desses dez, não destruirei a cidade – Deus respondeu.


Mais um exemplo é a história de uma mulher cananéia pedindo socorro em favor de sua filha endemoniada.


(Liturgia: Mateus 15:22-28 Versão NTLH) Certa mulher cananéia, que morava naquela terra, chegou perto dele e gritou: – Senhor, Filho de Davi, tenha pena de mim! A minha filha está horrivelmente dominada por um demônio!
Mas Jesus não respondeu nada. Então os discípulos chegaram perto dele e disseram: – Mande essa mulher embora, pois ela está vindo atrás de nós, fazendo muito barulho!
Jesus respondeu: – Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel.
Então ela veio, ajoelhou-se aos pés dele e disse: – Senhor, me ajude!
Jesus disse: – Não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo para os cachorros.
– Sim, senhor, – respondeu a mulher – mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos.
– Mulher, você tem muita fé! – disse Jesus. – Que seja feito o que você quer! E naquele momento a filha dela ficou curada.


Com todos esses exemplos de muitos que se encontra na palavra de Deus, é o que faz cada cristão ter pesistência, paciência e ousadia.


Creia e acredite que Deus sempre tem algo especial preparado pra você.

Confira as fotos:



Grupo de Louvor contou com a participação
do Grupo de Coral

Grupo de Louvor e Grupo de Coral
louvando ao Senhor

Fotos: Irmão Marcos V. de Jesus

Nenhum comentário:

Postagens + Populares