PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

2ª parte - Campanha da Unção da Mão Direita

Ontem, domingo, 14/02/10, tivemos a segunda Santa Ceia do Ano.

O Pr. Júlio César continuou a Campanha da Unção da Mão Direita, na segunda unção, agora com óleo.

O sermão da noite foi a respeito do CARNAVAL.

Você sabe a origem do carnaval?

Muitos pensam que os brasileiros que inventaram o carnaval, mas isto não é verdade.

A Enciclopédia Barsa, define como “um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma, principalmente do domingo da Qüinquagésima à chamada terça-feira gorda".

O carnaval tem sido atribuído à evolução e à sobrevivência do culto de Ísis, dos festejos em honra de Dionísio, na Grécia, e até mesmo às festas dos "inocentes" e "doidos", na idade Média, dando origem aos carnavais dos tempos modernos.

Segundo estudiosos e pesquisadores, a origem das festas carnavalescas não têm como ser precisamente estabelecidas, talvez possam estar ligadas aos cultos agrários, às festas egípcias e, mais tarde, ao culto a Dionísio, ritual que acontecia na Grécia, entre os anos 605 e 527 a.C.

Para a maioria dos pesquisadores, é provável que o Carnaval tenha se originado no Império Romano, ainda antes do nascimento de Cristo. Nessa época, celebravam-se as Saturnálias, festas em homenagem ao deus do tempo, Saturno.

A Saturnália iniciava-se com César e eram protegidas por Baco, o deus do vinho (daí o termo Bacanal). Nos dias de folia, tudo se invertia e ao participar dessa inversão, as pessoas representavam papéis, e fingiam ser o que não eram.

Tanto que o rei da festa, o Rei Momo, era um escravo (da classe mais baixa de Roma) e podia ordenar o que quisesse durante as festividades. Durante seu reinado, era praticado, sobre o seu comando, todo tipo de orgia, bebedeira e lasciva. No término das festividades, ou seja, no final do quarto dia, o rei Momo era sacrificado de forma brutal no altar de Saturno.

Então pode-se entender claramente que Carvanal é literalmente a "festa da carne".

Leitura reflexiva:

(Isaías 22:22 NTLH) Darei a ele as chaves do cargo que ele ocupará como o homem mais poderoso do país, logo abaixo do rei. O que ele abrir ninguém fechará, e o que ele fechar ninguém abrirá

(1Coríntios 6:17-20 NTLH) Porém quem se une com o Senhor se torna, espiritualmente, uma só pessoa com ele. Fujam da imoralidade sexual! Qualquer outro pecado que alguém comete não afeta o corpo, mas a pessoa que comete imoralidade sexual peca contra o seu próprio corpo. Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele

(2Coríntios 6:14 NTLH) Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas? Como podem Cristo e o Diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum? Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo, como o próprio Deus já disse: “Eu vou morar e viver com eles. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. ”  E o Senhor Todo-Poderoso diz: “Saiam do meio dos pagãos e separem-se deles. Não toquem em nada que seja impuro, e então eu aceitarei vocês.  Eu serei o pai de vocês, e vocês serão meus filhos e minhas filhas.

Por essas passagens acima vimos quão importante o simbolismo da entrega das chaves da cidade!

Além disso, vimos que o Carnaval é realmente uma festa que leva à impureza e ao pecado. Por isso, Paulo em Coríntios nos orienta a vivermos uma vida reta e santa, pois somos o templo do Espírito Santo de Deus.

Pr. Júlio César e Pra. Suze Cristina durante a Celebração da Santa Ceia

A Igreja em oração e clamor a Deus durante a Campanha


Fiéis recebendo a unção com óleo na mão direita


Irmão Luis Nunes que foi o vencedor e ganhou o liquidificador 

na rifa destinada ao Retiro na Chácara

Nenhum comentário:

Postagens + Populares