PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

9ªParte - Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O) - Tema: Os Profetas Menores do AT – Habacuque


Quarta-feira, 16/02/11, completamos para glória de Jesus mais uma etapa do Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O.) da Escola Bíblica de Quarta-feira (E.B.Q.).
A abertura revigorante do culto feita pela querida Diaconisa Vera e a palavra ministrada pelo Pr. Júlio nos fez refletir que a alegria no Senhor nasce da confiança NEle, e não daquilo que enxergamos.

O estudo da noite foi sobre o Profeta Habacuque. Este Livro apresenta um diálogo entre Habacuque e Deus sobre a justiça e o sofrimento.
Ele foi chamado por Deus para anunciar a intenção divina de punir Judá com a deportação para a Babilônia. A profecia de Habacuque mostra um homem confiante em Deus, mas perplexo diante dos acontecimentos, especialmente com a iminente calamidade predita pelo Senhor. Sua confiança em Deus era tal que, mesmo diante da desolação e mesmo que faltassem mantimentos e gado, ele disse: "Ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei" (Hc 3:18).
Mas Habacuque inconformado começa a questionar ao Senhor, como muitas vezes fazemos.

Acompanhe o estudo por Pr. Júlio César abaixo:

1. INTRODUÇÃO
Até os dias de hoje não se sabe ao certo o significado do nome Habacuque, para alguns estudiosos significa “abraçar”, para outros se refere a um termo acadiano relativo a uma planta de jardim.
Fontes rabínicas reconhecem Habacuque como filho da mulher sunamita (2Rs 4:16), mas não há certeza sobre isso.
O manuscrito apócrifo “Bel e o dragão” (adição a Daniel) identifica Habacuque como um levita, por causa da sua ligação ao templo. Há também associações de que Habacuque seria o atalaia mencionado em (Is 21:6)

2. CONTEXTO HISTÓRICO
Habacuque viveu no tempo da ascensão dos caldeus (Hc 1:6), ou seja, dos Babilônicos, ao final do séc. VII ou no início do séc. VI a.C.
O Profeta Habacuque foi contemporâneo de Jeremias, Sofonias, Naum e talvez até de Joel.

2.1 Autoria e Data
Os estudiosos têm atribuído ao Livro datas que vão desde o começo do séc. VII até o começo do séc. II a.C, sendo que essas datas não são precisas e se baseiam no estudo da identidade dos “ímpios” (Hc 1:4 e 1:13)
Para alguns doutrinadores o Livro teria sido escrito na Palestina cerca de 679 a 648 a.C.
Segundo a tradição judaica o Livro foi escrito pelo Profeta Habacuque.
Alguns estudiosos críticos do AT (Antigo Testamento) acreditam que o capítulo 3 do Livro tenha sido acrescentado posteriormente, tendo em vista da descoberta em 1948 de um comentário localizado na Caverna 1 de Qumran, o qual falava apenas até o capítulo 2.

2.2 Historicidade
Para alguns estudiosos no assunto a tradução dos “ímpios”, acima citada se referia aos próprios judaítas (povo de Deus) que estava em pecado e desobediência.
Segundo a própria história, o povo Caldeu (Babilônicos) foi crescendo ao ponto que o Império Babilônico em 604 a.C. dominou os Assírios, na Batalha Carquemis, após Nabucodonosor tornar-se Rei da Babilônica, depois da morte do pai dele, Nabopolassar.
Posteriormente a Babilônia acabou invadindo Jerusalém em 598 a.C., levando o Rei Joaquim (Rei de Judá) para o exílio, junto com a maior parte da família real e dos principais cidadãos da cidade.
Nesse contexto que vive Habacuque, vendo o crescimento da nação Babilônica, sob o sangue e destruição de muitos outros povos. Habacuque questiona ao próprio Deus, perguntando-lhe por que nada fazia perante a tanta injustiça.

3. ANÁLISE LITERÁRIA
3.1 Gênero
O gênero literário utilizado por Habacuque é gênero de lamento, e para alguns doutrinadores Habacuque seria um “profeta do culto” judaico. O Livro fala a respeito de duas perguntas feitas pelo Profeta a Deus e duas respostas de Deus.

3.2 Estilo
O estilo está associado a literatura do templo, como o salmo de Habacuque no capítulo 3. O estilo desse salmo é muito antigo, uma forma arcaica do hebraico.

4. MENSAGEM TEOLÓGICA
A mensagem do Livro de Habacuque é mais viva e eficaz do que nunca! Como nos dias de hoje, havia muita injustiça e pessoas vivendo às custas de outras, explorando os pobres. Naquela época Habacuque questionou a Deus em suas orações, quando recebeu as respostas do Senhor. A resposta principal de Deus foi: Aqueles que são mais ímpios terão ainda mais prosperidade, porém Deus levantaria “outros ímpios” piores do que eles, para destruí-los. Foi isso que aconteceu aos judaítas.

Liturgia: Habacuque 1:4 Por isso, ninguém obedece à lei, e a justiça nunca vence. Os maus levam vantagem sobre os bons, e a justiça é torcida.

Já se viu perplexo com o que tem visto à sua volta?
A atitude do profeta é bem diferente de muito do que se ouve dos cristãos nos dias atuais. Como razão para alegria relatam-se bênçãos, um novo emprego, aumento de salário ou algum ganho. No entanto, dificilmente ouvimos alguém alegrando-se em Deus quando está no meio da desolação e escassez. Parece que hoje o povo de Deus não está habituado a se alegrar e dar graças em toda e qualquer situação. Mesmo assim a Bíblia diz "e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus" (I Ts 5:18).
Foi assim que os cristãos dos primeiros séculos enfrentavam as perseguições, confiando no Senhor.
Talvez você até pensou em desistir, ou dar um tempo de tudo e abandonar o que Deus tem para você. Pode ser que tenha sofrido injustiças, afrontas e humilhações, mas tudo está registrado no céu, Deus irá te justificar!
Acredite, se sua bênção ainda não chegou, é porque não era o momento para você recebê-la, mas fique convicto, ela está por vir!
E saiba, a sua fé com certeza não será vã se estiver em Cristo Jesus, nosso Salvador. Glória, glória a Deus!

Mensagens:
- POR QUE O MAU PROSPERA?
- DEUS LEVANTARÁ ÍMPIOS PIORES PARA DESTRUÍ-LOS!
- AINDA QUE TUDO NÃO DÊ CERTO, EU DAREI GRAÇAS AO SENHOR!



Diaconisa Vera abrindo a Reunião


Grupo de Louvor


Pastores e Diaconisas orando por vidas representadas na Mesa de Oração


Cooperadora Silmara orando por vidas e pedidos do Caderno de Orações

Confira este testemunho de fé e vitória:

A irmã Rosana testemunhou muito alegre e emocionada o que Deus tem feito em seu lar. Ela disse que na semana anterior ela e sua família fizeram uma corrente de orações ao Senhor pedindo uma solução para sua vida financeira e para sua família. Contou que o Senhor começou a honrá-la e que tudo começou a mudar após seu batismo nas águas. Hoje ela não mora mais de favor, conseguiram finalmente realizar o grande sonho da casa própria, conseguiram também abrir uma empresa com um sócio que também é um homem de Deus, isso sem dinheiro algum. E contou ainda que seu filho recebeu uma ligação da Faculdade convidando-o à fazer uma prova, afim de conseguir bolsa integral num curso superior. Ela está muito feliz em servir a Jesus, pois Ele tem prosperado em seu lar e mudado sua história. Glória a Deus!

Vale a pena ou não servir esse Deus?

O que você está esperando?

Ele é maravilhoso e espera por você e sua família.

Atenção: Não perca na próxima quarta o estudo sobre o Profeta Sofonias, leia em casa e participe!





Bibliografia:
-Dillard, Raymond B & Longman III, Introdução ao Antigo Testamento. Ed. Vida Nova.
-Manual Bíblico SBB
-Derek, Williams, Ed. Dicionario Bíblico. Ed. Vida Nova


Nenhum comentário:

Postagens + Populares