PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Paulo e o Naufrágio: Exemplo de fé e coragem!

Ontem, quarta-feira, 22/09/10, foi mais um dia abençoado.

A Pra. Suze trouxe um Sermão edificante para nossas vidas.

O tema foi: Coragem e fé!

A Pra. Suze explicou sobre a viagem de Paulo para Roma, quando ele é capturado pelos judeus e "apela" para ser julgado pelo Imperador.

Com isso, Paulo inicia uma longa jornada pelos mares para chegar em Roma.

Ocorre que no caminho ocorreu uma grande tempestade que praticamente levou o navio onde Paulo estava a pique.

A história conta que o anjo do Senhor falou com Paulo, para que ele encorajasse os demais tripulantes com fé e coragem, pois o navio seria destruído, mas eles iriam sobreviver.

Dito e feito, eles acabam na Ilha de Malta como náufragos, onde permanecem até o momento de partirem para Roma em outro navio.

Ainda que sua vida esteja uma tribulação, uma grande tempestade, não perca as esperanças!

Não desanime, não deixe as águas te sufocarem: Jesus está conosco, aleluia!

Liturgia:

At0s 27:9-25* Ficamos ali muito tempo, e tornou-se perigoso continuar a viagem porque o inverno estava chegando. Então Paulo avisou:  —Homens, estou vendo que daqui para diante a nossa viagem será perigosa. Haverá grandes prejuízos não somente com o navio e com a sua carga, mas também haverá perda de vidas.  Mas o oficial romano tinha mais confiança no capitão e no dono do navio do que em Paulo.  O porto não era bom para passar o inverno. Por isso a maioria achava que devíamos sair dali e tentar chegar a Fênix. Essa cidade é um porto de Creta que tem um lado para o sudoeste e o outro para o noroeste. E eles achavam que poderíamos passar o inverno ali.  Começou a soprar do sul um vento fraco, e por isso eles pensaram que podiam fazer o que tinham planejado. Levantamos âncora e fomos navegando o mais perto possível do litoral de Creta.  Mas, de repente, um vento muito forte, chamado “Nordeste”, veio da ilha  e arrastou o navio de tal maneira, que não pudemos fazer com que ele seguisse na direção certa. Por isso desistimos e deixamos que o vento nos levasse.  Para escaparmos do vento, passamos ao sul de uma pequena ilha chamada Cauda. Ali, com muita dificuldade, conseguimos recolher o bote do navio.  Os marinheiros levantaram o bote para dentro do navio e amarraram o casco do navio com cordas grossas. Estavam com medo de que o navio fosse arrastado para os bancos de areia que ficam perto do litoral da Líbia. Então desceram as velas e deixaram que o navio fosse levado pelo vento.  E a terrível tempestade continuou. No dia seguinte começaram a jogar a carga no mar.  E, no outro dia, os marinheiros, com as próprias mãos, jogaram no mar uma parte do equipamento do navio.  Durante muitos dias não pudemos ver o sol nem as estrelas, e o vento continuava soprando forte. Finalmente perdemos toda a esperança de nos salvarmos.  Fazia muito tempo que eles não comiam nada. Então Paulo ficou de pé no meio deles e disse: —Homens, vocês deviam ter dado atenção ao que eu disse e ter ficado em Creta; e assim não teríamos tido toda esta perda e este prejuízo.  Mas agora peço que tenham coragem. Ninguém vai morrer; vamos perder somente o navio.  Digo isso porque, na noite passada, um anjo do Deus a quem pertenço e sirvo apareceu a mim  e disse: “Paulo, não tenha medo! Você precisa ir até a presença do Imperador. E Deus, na sua bondade, já lhe deu a vida de todos os que estão viajando com você. ”  Por isso, homens, tenham coragem! Eu confio em Deus e estou certo de que ele vai fazer o que me disse
*Bíblia versão NTLH

Pra. Suze Cristina Faustino Ronqui


Cooperadora Silmara que abriu a reunião

Nenhum comentário:

Postagens + Populares