PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

3ª parte - Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O) - Tema: Os Profetas Menores do AT – Joel


Quarta-feira, 22/12/10 tivemos a 3ª parte do Estudo Bíblico.

O Pr. Júlio César falou a respeito do Livro de Joel.


Quantas vezes levamos ataques de Satanás (nosso Inimigo) que:

a) vem e leva tudo (Joel 1:4)

b) nos deixa desesperado (Joel 1:11)

c) ficamos de mãos atadas e não podemos fazer nada (Joel 1:16)


Mas Deus diz para nós:

1) Rasgarmos nosso coração na presença Dele (Joel 2:13)

2) Anunciarmos o Dia Santo do Senhor (Joel 2:15)

3) Nos purificarmos (Joel 2:16)

4) Irmos à Igreja

5) Ele irá RESTITUIR tudo o que perdemos (Joel 2:25)


veja o estudo bíblico:

Logo Caape site.jpgCICLO DE ESTUDO E ORAÇÃO (C.E.O.)

Escola Bíblica de Quarta-Feira (E.B.Q.)

 

Estudo de 22/12/10

 

Tema: Os Profetas Menores do AT – Joel

Por Pr. Júlio César Loureiro Ronqui

 

 

1. INTRODUÇÃO

Joel (significa “o Senhor é Deus” ou “Jeová é Deus”). Era profeta do Sul (Tribo de Judá). Nada se sabe sobre Joel ou mesmo o tempo em que ele profetizou, sabendo apenas que ele seria filho de Petuel.


2. CONTEXTO HISTÓRICO

2.1 Autoria e Data

A autoria seria dada ao próprio profeta Joel, entretanto há doutrinadores do século XX que acreditam que dois indivíduos teriam escrito o Livro: um profeta pré-exílico que proferiu oráculos referentes a uma invasão local de gafanhotos (Joel 1:1 a 2:27) e outro profeta apocaliptista tardio, situado no período dos macabeus (Joel 2:28 – 3:21  1:15, 2:1-2 10-11).

 

Com relação à data há uma grande divergência entre estudiosos e doutrinadores, não havendo um consenso. Alguns acreditam que o Livro tenha sido escrito no século IX a.C., outros no final do século VII chegando alguns a falarem que o Livro teria sido escrito tão recente quanto o século II a.C.

Há um único consenso entre alguns estudiosos que o Livro provavelmente seria do período pós-exílico.

Para alguns estudiosos o Livro de Joel teria uma característica particular, sendo um texto litúrgico, ou seja, uma composição que pudesse ser usada em muitas ocasiões diferentes.

Alguns salmos parecem ter sido compostos para tal ocasião e certas narrativas também oferecem exemplos dessa prática. Em tempos de desastre natural ou ameaça militar, as pessoas eram freqüentemente chamadas para um período de jejum em um santuário (Jl 1:13, 14  2Cr 20:3-4  1Rs 21:9-12  Is 22:12  32:11-14  Ed 8:21  Jr 36:8-10  Jn 3:7-8).

 

2.2 Historicidade

Para os próprios estudiosos no assunto é difícil identificar com precisão o período histórico do Livro, ou seja, o contexto cultural e social do Livro, em outras palavras, não há um consentimento entre os doutrinadores nessa questão, assim, alguns acreditam que o Livro retrate o período pós-exílico pelo fato de não existir qualquer menção aos reis ou aos serviços reais.

Há menção de várias nações no Livro de Joel, entretanto não é possível ao certo determinar o período em que o contexto histórico se referia, isto quer dizer, não há uma nação em destaque atuando contra o povo de Deus, não há indícios suficientes para determinar ao certo o período histórico do Livro.

Alguns estudiosos acreditam que Joel teria profetizado durante os primeiros 30 anos do reinado de Joás (835-796 a.C.), quando Joiada era o conselheiro do rei, e isto colocaria o ministério de Joel por volta de 835 a 805 a.C.

 

3. ANÁLISE LITERÁRIA

3.1 Gênero

O Livro de Joel é um livro inicialmente em prosa e posteriormente profético e retrata as profecias dos últimos dias. Joel fala sobre uma grande infestação de gafanhotos (locusta) e que a ira do Senhor seria muito pior ainda. A Bíblia hebraica traz os termos roedor, enxame, devorador e destruidor ao invés de lagarta, gafanhoto, locusta e pulgão. (Joel 1:4)

 

 

4. MENSAGEM TEOLÓGICA

Joel pregou a soberania, a santidade e a compaixão de Deus. O profeta viu a invasão da praga de gafanhotos, ou seja, a mão de Deus castigando e levando Israel ao arrependimento.

Joel também retrata o Dia do Julgamento sobre as nações, o dia em que Deus mostrará compaixão e misericórdia por aqueles que dentre o seu povo estiverem arrependidos e invocarem o nome do Senhor.

 

Mensagens:

- Está chegando o Dia do Senhor

- Aquele que pedir ajuda será salvo

- Deus está sempre pronto a perdoar

- Deus é amor e não castigo

- Deus morará para sempre com seu povo

 

 

Bibliografia:

-Dillard, Raymond B & Longman III, Introdução ao Antigo Testamento. Ed. Vida Nova.

-Manual Bíblico SBB

-Derek, Williams, Ed. Dicionario Bíblico. Ed. Vida Nova

 

confira a foto:


Cooperador João Lima abrindo a reunião

Nenhum comentário:

Postagens + Populares