PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Reunião de Domingo: Nas diferenças é que Deus opera!


Domingo, 10/07/11, celebramos mais uma Santa Ceia do Senhor (Eucaristia), uma noite maravilhosa de reflexão e homenagens ao Rei Jesus Cristo.

Você sabe qual significado da Santa Ceia?

Santa Ceia - A Santa Ceia é uma das celebrações mais importantes no Cristianismo, também chamada Mesa do Senhor e Eucaristia, isto é, Ação de Graças - é em geral chamada ceia porque foi instituída por Cristo em sua última ceia, e ainda a representa, e porque nela os fiéis são espiritualmente alimentados. É também uma celebração memorial da morte e ressurreição de Cristo. Também é chamada de "comunhão", "ceia do Senhor", e "Eucaristia" (Católicos e Ortodoxos). O nome "Santa Ceia" é geralmente usado na Igreja Evangélica e algumas outras comunidades cristãs.
Segundo os cristãos, o pão usado na celebração representa o corpo sem pecado, que Cristo ofereceu na cruz como resgate. O vinho representa Seu sangue derramado (ou seja, a Sua vida perfeita), para remissão da humanidade condenada ao pecado herdado e morte.

Para entender o significado completo da Ceia do Senhor, temos que examinar cuidadosamente o que Jesus falou e fez na ceia última ceia com seus discípulos.
A Bíblia diz em Mateus 26:26-28 “ Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e o deu aos discípulos, dizendo: - Peguem e comam; isto é o meu corpo. Em seguida, pegou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois passou o cálice aos discípulos, dizendo: - Bebam todos vocês, porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo.”
Para nós cristãos, a comunhão não é para repetir o sacrifício de Cristo, mas para relembrar com gratidão que Cristo nos amou a ponto de morrer por nós. A Bíblia diz em I Coríntios 11:26 "De maneira que, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha".
Jesus entregou seu corpo como sacrifício, para que tivéssemos vida. Portanto relembramos Sua morte com tristeza, mas festejamos Sua ressuscitação com alegria e esperança, e aguardamos Sua volta.Aleluia!

Nesta noite esplendorosa, a Pra. Suze Cristina abriu a reunião e, em seguida o Coral apresentou-se louvando ao Senhor com alegria. Logo após, o Pr. Júlio César trouxe um sermão revigorante à Igreja, nos mostrando que são nas diferenças que Deus opera. Aleluia!
É aqueles que muitos não dão nada, que Deus quer fazer o sobrenatural acontecer. É a vida daqueles que muitos desprezam e zombam que Deus quer exaltar e mostrar o quanto Ele é Poderoso. Glórias sejam dadas a Ele!

Liturgia Principal: Êxodo 6:7 Farei com que vocês sejam o meu povo e eu serei o seu Deus. Vocês ficarão sabendo que eu sou o SENHOR, seu Deus, o Deus que os vai livrar da escravidão no Egito.

Nesta passagem Deus fala com Moisés para que ele encorajasse o povo, quando os israelitas estavam sendo escravizados pelos egípcios, Deus lembrou-se da aliança que havia feito com Seu povo.
Deus não mudou queridos, e da mesma forma que Deus não esqueceu a aliança feita com o povo, Ele não esquece jamais aquilo que Ele prometeu a você. Não sei qual Egito você tem enfrentado, ou o que tem afligido seu coração, mas o mesmo Deus poderoso que salvou aquele povo, vai salvar você também e vai mudar a sua história. Creia!


O Pr. Júlio citou 4 exemplos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas nas diferenças:

1º Exemplo de Jefté - Jefté, da região de Gileade, era um soldado valente. O seu pai se chamava Gileade, e a sua mãe era uma prostituta. Jefté estava debaixo de um terrível legado de rejeição e imoralidade. Um homem maldito e discriminado. Enquanto Jefté sentia as consequências da imoralidade do pai, este nada fazia para pelo menos amenizar a sua dor. A esposa de Gileade também teve filhos, quando cresceram, eles expulsaram Jefté de casa, que fugiu dos seus irmãos e foi morar na terra de Tobe. Algum tempo depois os amonitas foram guerrear contra o povo de Israel. Quando isso aconteceu, os chefes de Gileade foram buscar Jefté na terra de Tobe para que ele chefiasse os israelitas na guerra contra os amonitas. (Juízes 11:1-2)
Como Jefté, quantas vezes somos humilhados dentro da nossa própria família?
Quantas vezes somos reduzidos a "nada", desprezados e reprimidos pelas pessoas?
Mas o Jesus que anunciamos é Aquele que dá a vida por você! Aleluia!
Temos que usar de intrepidez e valentia para guerrear e vencer todas nossas as batalhas. Não adianta ficarmos esperando a bênção cair do céu, temos que colocar nosso "joelho no chão", nos encher da estratégia de Deus e marchar queridos. Ainda que todos não acreditem, não apostem em você, mas Jesus acredita! Ele vai estar ao seu lado!
Se nosso Jesus foi capaz de dar a vida por você, o que Ele não fará diante das suas dificuldades, que não se comparam ao sofrimento vivido por Ele na cruz.
Quando humilharem você, seja valente!

2º Exemplo da Viúva: Essa história da viúva e do juiz foi contada por Jesus aos fariseus. Nessa cidade morava uma viúva que sempre o procurava um juiz que não temia a Deus e não respeitava ninguém para pedir justiça, dizendo: "Ajude-me e julgue o meu caso contra o meu adversário!"(Lucas 18:3)
Durante muito tempo o juiz não deu ouvidos àquela viúva, mas por causa de sua persistência resolveu dar a sentença à favor dela.
Será que hoje muitos de nós não estão na mesma situação? Será que você não apresenta a Deus suas causas gritando por socorro, mas não é atendido?
A principal lição dessa história é a perseverança através da oração. Não desista meu irmão!
Jesus nos afirma no versículo 8 desse mesmo capítulo que, Deus julgará a favor do Seu povo. Quando te tratarem com desdém, o segredo é perseverar. NÃO PARE de buscar de Deus!

3º Exemplo de Davi: Na época do rei Saul, os filisteus se levantaram contra Israel, e seu principal soldado era um gigante: Golias, que media aproximadamente mais de três metros de altura. Ele desafiou os israelitas, com aparência assustadora e palavras de ameaça, causando espanto e medo. O povo de Deus se impressionava pelo que via e ouvia, deixando de viver por fé. Em meio àquela situação difícil, Davi, um pequeno pastor de ovelhas, se prontificou para combater o filisteu. O pequeno servo de Deus enfrentaria um grande inimigo. O que define a batalha não é a nossa estatura, nem nossas forças, mas o tamanho do Deus a quem servimos. No primeiro momento, as pessoas não deram crédito a Davi, pois o julgavam pela aparência. Ele era formoso, porém pequeno. Era o mais novo dos filhos de Jessé e não fazia parte do exército. Recebeu apenas a simples tarefa de levar um lanche para seus irmãos. Contudo, o jovem tomou uma postura em defesa do interesse coletivo, entrando numa guerra que não era particularmente sua. Na hora do confronto, o que pesou foi sua história de relacionamento com Deus, além da fidelidade presente. Davi não vacilou, não duvidou, nem correu da batalha, embora o gigante zombasse dele. Davi enfrentou o gigante e deu-lhe uma pedrada certeira, derrubando-o por terra. (1 Samuel 17:42-46)
Aquele grande problema teve uma consequência valiosa. A crise tornou-se a oportunidade que Davi teve para ser conhecido por sua nação.
Quantas vezes zombaram de você?
Da mesma forma, não se deixe intimidar pelas investidas do inimigo, quando zombarem de você, mostre coragem!

4º Exemplo de Jesus Cristo: Jesus Cristo, o maior exemplo e líder que já existiu. Aquele que veio como príncipe e foi tratado como bandido, como nada. Jesus, o Filho de Deus, é o protagonista de um único ato e intransferível, pelo qual o homem adquire a capacidade de deixar a sua natureza decaída e atingir a salvação. Ele foi insultado, açoitado e subestimado. Muitos não acreditavam no Seu poder, na Sua autoridade e majestade, zombando de Jesus. (Lucas 22:63-65)
Quantos já não falaram para você que você não é de nada? Que você não consegue?
Ou perguntaram: Onde está o seu Deus?
Até mesmo o Altíssimo, Unigênito de Deus foi escarnecido e humilhado, quanto mais nós. Mas em momento algum Ele permitiu que o resplendor da glória de Deus saísse Dele. Quando você tem a glória de Deus em sua vida, pode ser que você esteja sendo humilhado, pode ser que tenham zombado de você, mas no final você terá a vitória de Deus. Aleluia!


Filipenses 4:11-13 Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação.

Com a força que Cristo nos dá podemos enfrentar qualquer parada meus irmãos! Precisamos encarar de modo mais positivo as tribulações e desafios que nos sobrevêm. Eles são nosso passaporte para posições mais altas. O potencial que existe em nós, seja pelo aspecto humano e, principalmente, pela ação do poder de Deus, só vai se manifestar diante das adversidades da vida, e, quanto maiores, mais eficientes nesse sentido, desde que tenhamos as atitudes corretas. Nossa primeira atitude correta é confiar e andar com Deus. Ver Nele a nossa força e o nosso refúgio.
Mude o foco: não olhe para as adversidades, observe o que Deus fará por meio delas, basta confiar!


Fotoblog:


Coral louvando ao Senhor


Grupo de Louvor


Pr. Rogério consagrando os objetos da Santa Ceia do Senhor


Pra. Fabiana intercedendo pelas vidas representadas na Mesa de Oração



2 comentários:

Pr Rogério Gonçalves disse...

Paz Tau!!!

Lendo novamente esta postagem lembrei de como Deus tem agindo poderosamente em nossas vidas, e de que, apesar de todos os problemas, Ele se mantém fiel e cumpre a Sua vontade.
Tenha certeza que nosso Pai, tem visto este lindo trabalho que você tem realizado. Parabéns pela postagem, ela demonstra exatamente o que vêm acontecendo em nossas reuniões!

Você, as crianças e o Gilmar moram em nossos corações!

Tauana Messias disse...

Paz Pr. Rogério,
Glória a Deus!
Esse trabalho foi um presente de Deus para mim. Nunca imaginei que eu escreveria em um blog, mas Deus é maravilhoso!
Tenha certeza Pr., o senhor e a Pra. Fabiana também moram em nossos corações e é verdadeiramente uma bênção tê-los conosco. Muito obrigada!

Paz,

Tauana

Postagens + Populares