PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Reunião de Quarta-feira: Teologia de John Wesley - Conhecer, Praticar, Experimentar

Quarta-feira, 31/08/11, participamos de mais um culto abençoado.
O Cooperador João Lima abriu a reunião trazendo uma mensagem reflexiva maravilhosa em João 4:1-14, onde Jesus nos fala que aquele que beber da água da vida nunca mais terá sede e sim a vida eterna. Aleluia!
Permita que essa fonte jorre em seu coração!

Em seguida, o Pr. Júlio nos trouxe um estudo abençoado, sobre a telogia de John Wesley, levantando 3 pilares importantes da visão de Wesley sobre a palavra de Deus.
São três tópicos para que tenhamos a verdadeira vida em Cristo:
Conhecer
Praticar
Experimentar

Liturgia Principal: Colossenses 2:1-7 Pois quero que saibam o quanto eu tenho trabalhado por vocês, e pelos que moram em Laodicéia, e por muitos outros que não me conhecem pessoalmente.
Eu trabalho para que o coração deles se encha de coragem e eles sejam unidos em amor e assim fiquem completamente enriquecidos com a segurança que é dada pela verdadeira compreensão do segredo de Deus. Esse segredo é Cristo, o qual é a chave que abre todos os tesouros escondidos do conhecimento e da sabedoria que vêm de Deus.
Eu digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com explicações falsas, mesmo que pareçam muito boas.
Porque, embora no corpo eu esteja longe, em espírito eu estou com vocês. E fico alegre em saber que vocês estão unidos e firmes na fé em Cristo.
Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele.
Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E dêem sempre graças a Deus.


Wesley priva esses 3 pilares na vida cristã:




Busque Conhecer (Ortodoxia)

O Apóstolo Paulo está admoestando na palavra acima, que devemos tomar cuidado com as falsas doutrinas, falsos evangelhos e falsos pastores. E para que saibamos diferenciar o falso do verdadeiro, basta olharmos os frutos dos nossos líderes e do ministério.
Por isso John Wesley tem essa visão, de que devemos conhecer, sendo portanto ortodoxos, para que não caiamos em doutrinas vãs, vivendo de ilusões. Devemos conhecer a palavra de Deus, conhecer a Deus, conhecer os fundamentos do ministério ao qual seguimos.
Em Josué 1:8 o Senhor é claro quanto a nossa busca constante pelo conhecimento da Sua palavra - "Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso."

Busque Praticar (Ortopraxia)

De nada adianta conhecermos sem a ação de praticar aquilo que aprendemos de Deus.
Wesley critica aquelas pessoas que só buscam conhecimento e não os coloca em prática.
Devemos buscar praticar boas obras, praticar aquilo que Deus pede que façamos na bíblia e praticar a vontade do Senhor para nossas vidas.
Jesus também deixa claro em Lucas 10:27, que devemos colocar em prática o amor que é ensinado na Sua palavra, o amor incondicional - "O homem respondeu: - "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo."

Busque Experimentar (Ortopatia)

Temos que provar Deus!
Testar o Espírito de Deus em nossas vidas e não viver apenas de sentimento, como John Wesley mesmo critica. Ele faz uma distinção entre sentimento e relacionamento com Deus. Paulo nos diz que devemos ter essa experiência com Deus, em Romanos 8:15-16 "Porque o Espírito que vocês receberam de Deus não torna vocês escravos e não faz com que tenham medo. Pelo contrário, o Espírito torna vocês filhos de Deus; e pelo poder do Espírito dizemos com fervor a Deus: "Pai, meu Pai!"
O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus."
Quando experimentamos a Deus, temos convicção que Ele está conosco, pois o Espírito Santo de Deus testifica isso em nossas vidas.

Que possamos mudar nossa conduta com aqueles que mais necessitam, assim como Jesus, John Wesley foi uma pessoa que defendia justamente aqueles que eram desprezados pela sociedade e ele os amava verdadeiramente como a palavra de Deus nos ensina. Ele não apenas orava, como também, questionava à sociedade o direito dessas pessoas.
Quantos hoje estão jogados na sargeta por falta de oportunidade, por falta de uma mão amiga, por falta de alguém que o incentive, que o ame. Paulo em Gl. 6:10 nos diz que enquanto pudermos, devemos fazer o bem a TODOS. Sim, ele disse a todos!
Quando o Espírito Santo de Deus guia nossa vida, o amor, a bondade, a paciência, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio se tornam evidentes em nosso cotidiano.
Conheça, pratique, e experimente as coisas de um Deus maravilhoso e bondoso e através disso Ele mudará sua história, Ele transformará sua vida!
‘A fé operada através do amor’ é o comprimento, a largura, profundidade, e altura da perfeição cristã”.

John Wesley nunca reivindicou para si uma experiência de perfeição cristã, mas sua vida foi, de fato, vivida numa gradação ascendente, o paraíso começado na terra, praticando a presença de Deus, resumida no amor de Deus e a Deus, ao homem e do homem, conhecendo, seguindo, e alegremente acatando a vontade de Deus.

“Por religião, nós compreender ser nenhuma outra do que o amor: o amor a Deus, e a toda a humanidade; o amar a Deus com todo nosso coração e alma, e força, já que ele primeiro nos amou, como a fonte de todo o bem que temos recebido, e de tudo que esperamos desfrutar; e o amar a toda alma que Deus tenha feito, todo homem sobre a terra, como nossa própria alma”. John Wesley
Por intermédio de Jesus Cristo temos o privilégio de nos achegarmos a Deus, conhecê-lo, praticar, degustando a preciosidade de Seus ensinamentos e de Seu grande e eterno amor por nós. Aleluia!

Confira este testemunho de bênção:

Nossa querida irmã Anésia contou muito feliz com o Senhor que ela havia passado por uma cirurgia nos olhos e para glória do Senhor correu tudo bem. Ela disse que sua família estava apreenssiva, mas ela confiou no Senhor e encarou a cirurgia.

Ela contou também uma segunda bênção que ela havia pedido ao Senhor há um tempo atrás. Ela disse sentiu no coração que devia desfazer-se de tudo que era velho, jogando várias coisas antigas fora. Ela contou muito emocionada, que conseguiu comprar tudo novo e que está muito contente com a providência divina. Deus realmente é fiel, basta confiarmos!



Ouça nosso sermão pelo PodCast


Veja o Resumo do Sermão pelo Youtube - CaapeWebTV


Confira as fotos:

Cooperador João Lima














Grupo de Louvor

Fotos: Diaconisa Débora


Um comentário:

Plug Vida disse...

Esse rápido estudo que tivemos na Igreja, provém do livro que acabei de lê-lo, do Dr. Theodore Runyon, chamado "A nova criação" (The new creation).

Esse livro realmente me inspirou muito sobre a vida de Wesley, o metodismo em si, mudou meu mode de pensar.

Vendo o puritanismo do século XVII, Wesley incita um novo movimento "método" (por isso chamado perjorativamente de "metodista").

Esse "método" buscava não só a ORTODOXIA, pois uma crença correnta não bastava para Wesley.

Ele queria muito mais.

O experimentalismo do Iluminismo, ("empirismo") Lockeano, tornou Wesley um cristão em busca de uma "experiência religiosa".

O termo "ORTOPATIA", na realidade não existia na época de Wesley, foi criado pelo Dr. Runyon, justamente para facilitar o aprendizado desse "correto sentimento" - em experimentar Deus e testificar com Seu Espírito Santo.

Tauana,
vc está de parabéns pela postagem,

ficou muito boa mesmo,
tanto o gráfico como a percepção do conteúdo.

mais uma vez vc me surpreendeu.

De uma coisa sei, ainda que muitos não entendam a concepção "metodista" de ser, o rebanho que Deus me colocou à frente, tem aprendido a amar Deus de todo coração, força e entendimento.

paz


Pr. Júlio César L. Ronqui

Postagens + Populares