PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Campanha Providência Divina - 6º Ciclo

Ontem, quarta-feira, 10/10/2012, tivemos mais uma reunião abençoadíssima e continuação da Campanha Providência Divina - 6º Ciclo.
O Irmão João Bossa, fez a abertura do culto com a liturgia de Isaias 43:1, em seguida a Pra. Suze Cristina, fez uma linda oração.
Após, a Cooperadora Silmara Lessa Felix, foi a preletora da noite e trouxe a palavra com o tema da campanha: Família Sagrada. 

(Liturgia: I Samuel 1:9 Versão NTLH) Certa vez eles estavam em Siló e tinham acabado de comer. Eli, o sacerdote, estava sentado na sua cadeira, na porta da Tenda Sagrada.
Aí Ana se levantou aflita e, chorando muito, orou a Deus, o SENHOR.
E fez esta promessa solene: – Ó SENHOR Todo-Poderoso, olha para mim, tua serva! Vê a minha aflição e lembra de mim! Não esqueças a tua serva! Se tu me deres um filho, prometo que o dedicarei a ti por toda a vida e que nunca ele cortará o cabelo.
Ana continuou orando ao SENHOR durante tanto tempo, que Eli começou a prestar atenção nela e notou que os seus lábios se mexiam, porém não saía nenhum som. Ana estava orando em silêncio, mas Eli pensou que ela estava bêbada e disse: – Até quando você vai ficar embriagada? Veja se pára de beber!
– Senhor, – respondeu ela -, eu não estou bêbada. Não bebi nem vinho nem cerveja. Estou desesperada e estava orando, contando a minha aflição ao SENHOR.
Não pense que sou uma mulher sem moral. Eu estava orando daquele jeito porque sou muito infeliz e sofredora.
Então Eli disse: – Vá em paz. Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu!
– Que o senhor sempre pense bem de mim! – respondeu ela. E saiu. Então comeu alguma coisa e já não estava tão triste.



Ana, mãe do profeta Samuel, é uma mulher apaixonante, que teve sua vida marcada por experiências profundas no relacionamento com seu Deus.

Vivendo em uma geração onde a esterilidade era sinal de maldição, carregava em seu corpo e em sua alma a ferida do preconceito e da rejeição da sociedade, bem como as provocações de sua rival, Penina, que a perseguia dia e noite com palavras duras que turbavam-lhe a alma em sofrimento e dor.

Ana sendo uma mulher doce, amável, religiosa, suporta muitas pressões dentro e fora do lar. Mas os maiores inimigos estavam dentro de seu coração, e a fazia definhar aos poucos.

É na alma (mente) que se estabelecem os maiores conflitos. As derrotas e vitórias estão dentro de cada um de nós. No caso de Ana, os inimigos interiores estavam matando seus sonhos, paralisando seus projetos, e impedindo que as bênçãos de Deus fossem concretizadas em sua vida e as promessas cumpridas.

Não há força nessa terra que consiga paralisar alguém que suplanta as dificuldades e vence os inimigos traiçoeiros, através de uma fé inabalável, da perseverança e da determinação que vem de Deus.

Seu lado humano e suas fragilidades são percebidos nos primeiros dois capítulos de I Samuel, assim como suas muitas virtudes como a dependência de Deus, a confiança, a fé, a firmeza… produzindo aprendizados que servem de exemplo, não só para as mulheres dessa terra, mas, sobretudo, para todos nós que enfrentamos muitos inimigos.

A vitória na vida de Ana se estabelece quando ela decide não desistir, não morrer e não ser mais uma coitadinha ferida pelo destino. Ela busca a sua bênção no templo, suplantando todas as provocações. É na oração, na presença de Deus, insistindo, demorando-se quando todos tinham ido embora, que ela recebe a palavra profética da vitória.

Quando Ana sai do templo o seu rosto não era mais triste, pois, entendera que Deus tinha ouvido a sua oração e o seu clamor.

Os sete inimigos na vida de Ana.

1. Esterilidade.

2. Humilhação.

3. Tristeza.

4. Amargura de alma.

5. Atribulada de espírito.

6. Ansiedade.

7. Aflição.

As Sete virtudes de Ana.

1. Sinceridade e transparência. Ana não escondeu a sua dor e seu sofrimento. Seus olhos e o semblante caídos demonstravam o estado de sua alma. Não escondeu de seu marido e quando questionada pelo sacerdote Eli, confessou a angústia de sua alma.

2. Mulher de fé inabalável. Quando tudo dizia não, quando o seu ventre dizia não, não pode gerar filhos, quando os médicos diziam não há possibilidade; quando os ventos sopravam contrários, ela, todavia, acreditava e esperava na resposta de seu Deus.

3. Perseverança no templo e na oração. Ana nenhum momento desistiu de orar.


4. Abnegação e doação. O coração de Ana era desprovido de todo egoísmo. O filho que ela tanto desejava, devolveu ao Senhor, cumprindo a aliança que fizera através de oração.

5. Mulher de adoração e de louvor. A adoração de Ana é teocêntrica (Deus como centro do universo) e o louvor de Ana demonstra uma intimidade com Deus muito intensa.

6. Mãe exemplar e amorosa. Amamentou Samuel, dando-lhe amor e carinho, sabendo que o levaria para ser criado no templo, em total dependência de Deus. Samuel nasceu do seu ventre, foi amado por ela ao extremo, mas pertencia a Deus, e para Ele viveria. “Do Senhor o pedi” (Samuel), ao Senhor a devolverei.

Nossos filhos pertencem a Deus, e é Ele que sabe melhor protegê-los, e livrá-los dos males desta terra.

7. Influenciadora de gerações. Ana influencia gerações de homens e mulheres tementes a Deus: o rei Davi recita no Salmo 113 parte do louvor de Ana. Maria, mãe de Jesus, declama o magnífica em Lucas 1:46-55 como parte do louvor e adoração que aprendeu com Ana, no exemplo de mulher dedicada a Deus.

 São muitos os frutos na vida de Ana por sua fé, dedicação, abnegação, perseverança, mãe exemplar, uma mulher que suplantou e venceu inimigos terríveis e covardes que agem dentro da alma:

- Samuel se tornou o primeiro profeta, de caráter preditivo, trazendo uma geração de bênção sobre a face da terra.

- Como Samuel foi gerado através da oração de Ana, criado no templo, ele é reputado por Deus como um dos maiores intercessores que a terra já teve.

 Que a vida e as vitórias de Ana sirvam de inspiração a tantas mulheres e homens que vivem atormentados pelos inimigos que são mandados para afligir as almas, que tem sobre si promessas de Deus, que precisam ser cumpridas.

Nunca pare de orar e interceder pela sua família. Pois a oração de uma esposa e mãe  pode muito em seu efeito!

Tenha fé como Ana teve!


Confira as fotos:


Irmão João Bossa

Cooperadora Silmara Lessa
Felix

Testemunho & Benção: 

  A Cooperadora Silmara Lessa Felix, agradeceu à Deus pelo que Ele fez.
Ela nos disse que, precisou fazer a documentação de seu salão de beleza, pra ficar tudo em dia e estava preocupada em questão dos gastos que teria mês a mês.
Foi então que Deus à surpreendeu, colocando uma pessoa que trabalha com contabilidade, onde irá fazer tudo que for necessário sem pagar os seus honorários, somente as taxas obrigatórias exigidas pela prefeitura.
Glória à Deus! Ele honra quem tem honra e é fiel para com Ele. 




Fotos: Irmão Marcos Vasconcelos de Jesus.

Nenhum comentário:

Postagens + Populares