PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

4ª Parte do Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O) - Tema: Os profetas menores do AT - Amós

Quarta-feira, 12/01/11, completamos a 4ªParte do nosso Estudo Bíblico, que tem aberto nossa visão com a profundidade da aprendizagem. Glória a Deus!
Nessa quarta não seria diferente, o culto foi aberto pela Diaconisa Vera e o Pr. Júlio César ministrou a palavra de Deus falando a respeito do Livro de Amós.

Amós foi servo fiel ao Senhor e o Livro mesmo sendo pequeno, traz uma palavra poderosa com grande demonstração de fé , fidelidade e justiça.
O estudo mostra que a cidade de Judá vivia semelhante aos dias de hoje, muita corrupção, injustiça, os ricos ficavam cada vez mais ricos, aumentando os impostos e fazendo manobras financeiras injustas, enquanto os pobres cada vez mais pobres.
Você vai me dizer que "já viu esse filme", não é?
Pois é, sendo assim, o Senhor tocou o coração de Amós para que ele proclamasse o evangelho em meio aos ricos líderes de Israel sobre o juízo de Deus, insistia em que pensassem nos pobres e oprimidos ao invés de pensarem somente em sua própria satisfação.
Acompanhe o estudo abaixo:

1. INTRODUÇÃO

Amós em hebraico significa "levar" e que parece ser uma forma abreviada da expressão Amosiá, que significa Deus levou. O terceiro dos chamados profetas menores. Amós era um vaqueiro e cultivador de sicômoros (7:14), um fruto comestível que se parece com o figo. Amós é o único dos profetas que tem origem secular, ou seja, não tinha linhagem sacerdotal.
Amós viveu na primeira metade do século VIII a.C. durante o reinado de Jeroboão II (793 a 753 a.C.) em Israel e durante o reinado de Uzias (791 a 740 a.C.) em Judá.
Era da cidade de Tecoa (do reino de Judá) que ficava 8km ao sul de Belém, embora tenha pregado no Reino do Norte.

2. CONTEXTO HISTÓRICO


Para a maioria dos doutrinadores, Amós teria origem humilde e seria dos escalões mais pobres da sociedade judaica de sua época.
Outros estudiosos acreditam que Amós pertencia à classe rica de Israel, visto que entendem que a passagem (Amós 7:10-17) teria sido inserida posteriormente ao livro e que (7:14) não se refira a cultivar sicômoros, e sim ser um colhedor de impostos.
Além disso, esses últimos estudiosos refutam a primeira idéia, pois a palavra usada em “pastor” (nôquêd) era diferente da “pastor” (rô´êh), isto poderia ser um criador ou negociante de gado ou mesmo um cognato acadiano (nãqidu) que significa funcionário administrativo de nível médio que servia ao templo mesopotâmico.

2.1 Autoria e Data

Para alguns doutrinadores o livro teria sido escrito por volta de 760 a.C. Para outros teria sido escrito na Palestina entre 824 a 810 a.C., mas na verdade a data é incerta.
Há estudiosos que acreditam que Amós atuou como “profeta” numa única ocasião, outros afirmam que chegou a um dia e até a períodos mais longo de tempo, mas o Livro em si não deixa claro.

2.2 Historicidade

Durante o reinado de Jeroboão II, Israel expandiu o seu território e se tornou uma nação rica e próspera (2 Reis 14:23-29), porém no meio dessa prosperidade e luxo, nascia a ganância, opressão, suborno, exploração, falsa religião e desprezo total pela justiça.
Contra esses pecados Amós é levantado por Deus para apregoar a Palavra do Senhor, em meio a uma nação em total desprezo pela justiça, cultuando uma falsa religião.

3.
Análise Literária

A Estrutura literária do livro é dividida em três seções: os oráculos contra as nações (1 a 2), uma série de discursos de julgamento contra Israel (3 a 6) e um grupo de relatos de visões que culmina com um oráculo de salvação (7 a 9).

3.1 Gênero

O Livro apresenta uma ampla variedade de forma literária como: discurso processual profético, discurso de julgamento, oráculos de lamento, além de uma narrativa autobiográfica das cinco visões que recebeu.
Amós faz uso de uma ampla gama de dispositivos literários como: metáforas, símile, epítetos, provérbios, narrativas curtas, sarcasmo, ironia, sátira, paródia e etc.

4.
MENSAGEM TEOLÓGICA

Amós prega sobre a Soberania e julgamento Divino. Amós fala sobre a Idolatria e a injustiça social. Amós é um mensageiro do processo da Aliança e trata Israel na posição do povo eleito resgatando o remanescente.
Amós fala sobre O dia do Senhor. Esse dia, segundo Amós, seria um dia de julgamento da parte de Deus em relação ao povo de Israel. Amós compartilha da Palavra de Deus, no poder e na sua eficácia.


A voz de Deus tem que ser como um rugido para impactar sua vida meu irmão!
Quando você ver uma injustiça, abra sua boca e deixe Deus te usar.
O Senhor estava contemplando o que o povo de Judá estava passando, Ele viu todas as injustiças, assim da mesma forma Ele tem visto as injustiças que ocorrem hoje em dia, mas o que acontece e por muitas vezes, é que Deus quer que tenhamos atitude, Ele nos prova para ver até onde vai nossa fé, Ele quer que tenhamos convicção que quando abrirmos a boca Ele nos usará.
Temos que parar com essa mania de pensarmos que todo crente deve ser bobo. Se você está no seu direito meu querido, confie, abra sua boca e Deus estará contigo!

Tá difícil?

Aguente mais um pouco, pois essas promessas ninguém poderá tirar de você. Nem o invejoso, nem o olho gordo, nem o inimigo. Apenas você mesmo.
Isso mesmo! Apenas você pode deixar frustar essas promessas em sua vida. Então NÃO FIQUE PARADO, tome posse agora dessas promessas e abra sua boca sem medo.
Compreenda que a fé é mais forte que o medo. Aleluia!

Mensagens:

- Continue sendo justo, honesto e reto diante do Senhor. Deus odeia injustiça.
- Deus te escolheu, não para privilégio, mas para servi-lo.
- Não adianta dizimar e ofertar se não viver uma vida reta. Culto ao Senhor está na Igreja e no coração fiel.
- Está chegando o dia de colhermos o trigo, que crescerá mais rápido que a colheita.

Não perca na próxima postagem os testemunhos dessa noite abençoada para Glória de Jesus, e na próxima quarta estudo imperdível sobre Obadias. Participe!



Diaconisa Vera fazendo a abertura da Reunião



Grupo de Louvor Caape


Pastores e Diaconisas orando por vidas representadas na Mesa de Oração




Bibliografia:
-Dillard, Raymond B & Longman III, Introdução ao Antigo Testamento. Ed. Vida Nova.
-Manual Bíblico SBB
-Derek, Williams, Ed. Dicionario Bíblico. Ed. Vida Nova

Nenhum comentário:

Postagens + Populares