PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

6ªParte do Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O) - Tema: Os Profetas Menores do AT – Jonas


Quarta-feira, 26/01/2011, completamos mais uma etapa do nosso Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O.) da Escola Bíblica de Quarta-feira (E.B.Q.) e fomos agraciados com a presença do Rei Jesus. Glória a Deus!
A abertura do culto foi feita pela Cooperadora Neusa, e o estudo foi ministrado pelo Pr. Júlio César trazendo a profundidade da história de Jonas, que nos faz refletir sobre as pessoas que nos afrontam.

Jonas não queria pregar para o povo de Nínive a mando do Senhor, pois era inimiga de seu próprio país, por isso tentou fugir da presença do Senhor. Naquela época, o povo acreditava que cada deus predominava em determinada área, portanto Jonas fugiu para longe achando que Deus não o encontraria e não predominasse naquela área. Mas nosso Deus está em todos os lugares queridos, até nos mais ocultos e obscuros Ele alcança você.
E quando Jonas, finalmente, levou a mensagem de Deus, os habitantes de Nínive se arrependeram.

Leia o Livro de Jonas e acompanhe o estudo abaixo:

1.
INTRODUÇÃO:
Jonas significa (pombo). Foi um profeta que viveu durante o reinado de Jeroboão II (786 a 746 a.C.). Ele era de Gate-Hefer (El-Meshded), nordeste de Nazaré.
De acordo com 2Reis, Jonas profetizou a expansão do reino do norte que aconteceu durante o reinado de Jeroboão.

2. CONTEXTO HISTÓRICO
O Livro de Jonas por tempos tem sido explicado de modos variados: como mitologia hebraica, alegoria, comentário, parábola e até história. Para muitos comentaristas contemporâneos o Livro é abordado de forma de uma prosa sobre uma parábola.
A narrativa do Livro fala a respeito do profeta Jonas, um homem desobediente e sem compaixão. A exegese do Livro faz o leitor ver Jonas como um “grande patriota israelita”.
A cidade de Nínive era a Capital da Assíria, situada junto ao rio Tigre. A cidade tinha aproximadamente 100km de circunferência, cerca de 30km de extensão e 20km de largura. Nínive era maior que a Babilônia. Era cercada com muros altíssimos, com cerca de 30m de altura e largos o bastante para caber 31 automóveis de um lado ao outro.
O grande problema era que a nação assíria era inimiga de Israel. Jonas a qualquer custo não queria que Nínive fosse poupada, por isso preferiu fugir da face do Senhor ao ir para Társis, acreditando que Nínive assim seria destruída.
Társis é um local desconhecido, porém ficava na área da Península Ibérica (Espanha).

2.1 Autoria e Data
O Livro não contém qualquer indicação sobre o autor ou sua data de composição, entretanto alguns estudiosos e a própria tradição judaica acreditam que o autor seja realmente Jonas.
Para alguns doutrinadores o Livro teria sido escrito na Palestina, entre 853 a 824 a.C. Para outros estudiosos no assunto o Livro teria sido escrito no séc. VI ou V a.C.
Muitas objeções têm sido levantadas contra uma decidida leitura histórica do Livro. Um grande debate acerca dos “três dias de Jonas na barriga do peixe” acabou fazendo com que muitos céticos sugerissem que o Livro não tivesse um cunho histórico e sim fosse comparado a uma “grande parábola”.
Porém alguns apologistas conservadores argumentaram que há relatos históricos nos tempos modernos em que marinheiros sobreviveram a uma permanência nas vísceras de um grande peixe, mesmo que num estado de difícil recuperação.

2.2 Historicidade
Alguns estudiosos conservadores acreditam que o Livro seja um tipo de narração histórica, até porque o Livro de Reis cita que Jonas teria sido um autêntico profeta.
Além disso, o Livro é estreitamente relacionado na forma aos chamados Livros históricos do AT (Antigo Testamento).
Em terceiro lugar, o próprio Jesus teria citado Jonas e Nínive (Mt 12:39-40 e Lc 11:29-30), demonstrando assim que o próprio Jesus cria que o Livro fosse realmente histórico.

3. ANÁLISE LITERÁRIA
3.1 Gênero
O Livro faz uso da ornamentação retórica e da ironia. O grande problema é que é impossível ao certo definir qual o gênero do Livro, por causa do distanciamento cronológico, em outras palavras, o Livro tem características históricas, mas ao mesmo tempo apresenta uma interpretação parabólica.

3.2 Estilo
O autor do Livro usou vários recursos como a prosa altamente estilizada.

4. MENSAGEM TEOLÓGICA
Para alguns estudiosos Jonas foi uma pessoa sem compaixão, mas na realidade o que Jonas queria era realmente ver a destruição dos assírios. A mensagem teológica é que Deus é o Senhor de TODAS as nações. Aqueles que se arrependerem podem buscá-lo e serão salvos.

Como você reagiria se Deus lhe pedisse para que salve seus inimigos, que interceda por eles?
Será que fugiria como Jonas ou teria compaixão de seu semelhante, como nos ensina a palavra do Senhor?
Não se entristeça se não consegue ainda perdoá-los ou até mesmo orar por eles, é por meio de Jesus que nosso coração é transformado e faz com que amemos uns aos outros. Peça isso a Ele!
Mas não desobedeça o teu Deus, Ele sabe de todas as coisas e mesmo que você erre, Ele tem compaixão de você. Porque não poderia ter compaixão com seu irmão?
Muitas vezes agimos assim, quando queremos ver nossos inimigos destruídos; quando não os amamos; quando queremos misericórdia para nós, mas justiça para os outros; quando as coisas não acontecem como esperamos, ficamos aborrecidos e desistimos de tudo, preferindo morrer a viver; quando ficamos alegres com as bênçãos de Deus, mas ficamos irados quando Ele abençoa os outros.

Destacamos 4 coisas que aprendemos com o Livro de Jonas:

Nínive era a capital do Império que foi inimigo de Israel. Não permita que o sentimento de vingança prevaleça, ele pertence a Satanás;
Jonas teve que ir ao fundo do poço. Você tem a oportunidade de mudar hoje, mudar o rumo da sua história e ser feliz;
Deus se importa com você! Ele te ouve onde quer que esteja. Se Ele ouviu aquele homem que estava no ventre de um grande peixe no fundo do mar, vai ouvir você também;
Por você Deus abençoa até os maus. Faça tua parte.

Aprendemos que quando temos projetos e não sabemos se estamos na direção de Deus, basta ficarmos atentos aos sinais, eles servem para que abramos os olhos. Talvez você esteja passando por uma tempestade, assim como Jonas passou, mas já se perguntou se Deus não está sendo misericordioso com você e enviando um sinal para você mudar seu percurso?

O caminho de Jonas estava errado, e Deus enviou 4 sinais:

Forte vento
Tempestade
Sono profundo
Quando tiraram a sorte e saiu o nome de Jonas

Perceba os sinais do Senhor em sua vida, obedeça-o e permita que Ele o conduza.
Deus transforma mal em bem, e você vai reclamar disso?
Siga o exemplo de Cristo - " quando insultado, nâo revidava; quando sofria, não fazia ameaças..."
(I Pe 2:23a)

Mensagens:

- SE DEUS POUPA ATÉ OS INIMIGOS, NÓS TAMBÉM TEMOS QUE TER COMPAIXÃO
- JONAS PRECISOU CHEGAR AO “FUNDO DO POÇO”, MUDE AINDA HOJE!
- DEUS SE IMPORTA COM VOCÊ E ELE TE OUVE DE ONDE VOCÊ ESTIVER
- VOCÊ JÁ É ABENÇOADO. ATÉ SEUS INIMIGOS SERÃO ABENÇOADOS POR TUA CAUSA.


Confira também os testemunhos de Vitória:

O Cooperador João Lima contou 3 testemunhos:
1º Ele foi viajar com sua esposa, e durante a viagem, na estrada, estava atrás do seu carro um caminhão que estourou o pneu, perdendo o controle. Não houve muito tempo para que ele olhasse no retrovisor, mas o Senhor lhe deu um grande livramento.
2º Ele foi para casa de sua filha em Campinas e surgiu uma oportunidade dele pregar a palavra do Senhor na Igreja onde sua filha é uma das líderes, representando nosso ministério sendo usado pelo Senhor.
3º Ele foi ajudar o rapaz que estava arrumando o vidro de sua casa, e o vidro caiu em cima dos dois, ferindo o rapaz que foi levado ao hospital, mas com o Cooperador Lima nada aconteceu. Mais uma vez ele foi guardado pelas mãos de Deus. Não importa onde você esteja, Ele cuida de você e abençoa sua vida SEMPRE. Glória a Deus!


O irmão Gilmar testemunhou que boa parte de sua família é hipocondríaca (tem vício de tomar remédio), e ele não era diferente. Tomava de 3 a 4 analgésicos diariamente, apesar da advertência de sua esposa. E sem perceber e até mesmo pedir a Deus, o Senhor, que nos abençoa completamente, o libertou desse vício tão maléfico à saúde.
Ele contou feliz que nem percebeu como aconteceu, pois ele não imaginava que poderia ser liberto desse vício.
Jesus cuida de você até nos mínimos detalhes, Ele age onde você menos imagina. Ele quer que estejamos verdadeiramente bem. Aleluia!




Grupo de Louvor

Pastores e Diaconisas clamando por vidas representadas na Mesa de Oração

Bibliografia:
-Dillard, Raymond B & Longman III, Introdução ao Antigo Testamento. Ed. Vida Nova.
-Manual Bíblico SBB
-Derek, Williams, Ed. Dicionario Bíblico. Ed. Vida Nova

Nenhum comentário:

Postagens + Populares