PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

sexta-feira, 18 de março de 2011

12ªParte - Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O) - Tema: Os Profetas Menores do AT – Zacarias


Quarta-feira, 16/03/11, foi uma noite abençoada onde aprendemos sobre mais um Profeta Menor na Escola Bíblica de Quarta-feira.

Logo na abertura da reunião feita pela Cooperadora Silmara, sentimos a presença do Espírito Santo de Deus em nosso meio, e Pr. Júlio deu sequência com uma pregação empolgante e restauradora, trazendo a mensagem do Senhor.
Estudamos nesta noite sobre o Profeta Zacarias, seu nome hebraico vem de Zachar-Yah, que significa “Jeová se lembrou”. Contemporâneo de Ageu, que exerceu as suas profecias por volta do ano 520 a.C., correspondente ao período do pós-exílio dos judeus na Babilónia, o último período do profetismo. Os exilados que retornaram à sua terra natal em 536 a.C. sob o decreto de Ciro, estavam entre os mais pobres dos judeus cativos. Cerca de cinquenta mil pessoas retornaram para Jerusalém sob a liderança de Zorobabel e Josué. Rapidamente, reconstruíram o altar e iniciaram a construção do templo. Logo, todavia, a apatia se estabeleceu, à medida que eles foram cercados com a oposição dos vizinhos samaritanos, que, finalmente foram capazes de conseguir uma ordem do governo da Pérsia para interromper a construção. Durante cerca de doze anos a construção foi obstruída pelo desânimo e pela preocupação com outras atividades.
Zacarias também exorta os responsáveis pelo governo da comunidade, Zorobabel e Josué, governador de Judá e sumo-sacerdote, respectivamente, a continuarem as obras de reconstrução do Templo. Sofrendo ainda as amargas consequências do Exílio na Babilônia, o povo sente-se desencorajado e tem dúvidas sobre a presença de Deus em seu meio.

Acompanhe o estudo abaixo por Pr. Júlio César Loureiro Ronqui

1. INTRODUÇÃO
Existem mais de 25 indivíduos com o nome de Zacarias citados na Bíblia, ou seja, aparentemente foi um nome popular. O Profeta Zacarias é identificado como filho de Baraquias, filho de Ildo (Zc 1.1), provavelmente a mesma pessoa de (Ed 5.1, 6.14 e Ne 12.16). Caso essa identificação esteja de fato correta, Zacarias seria membro de uma das famílias de sacerdotes que voltaram do cativeiro.
O nome Zacarias significa “o Senhor lembra”. Quando começou a profetizar provavelmente ainda era jovem.

2. CONTEXTO HISTÓRICO
O período de Zacarias é a primeira geração dos que retornam do exílio Babilônico.
Embora o rei da Pérsia, Ciro, tenha autorizado os judaítas a voltarem para Jerusalém e reconstruir o Templo em 539 a.C., os retornados se depararam com oposição externa e inúmeras dificuldades, assim sendo o trabalho na casa de Deus estava atrasado.
Zacarias e Ageu são usados por Deus para animar, estimular, vivificar a fé dos judaítas a retornarem à construção do Templo.

2.1 Autoria e Data
O Livro de Zacarias é o mais longo dentre os Livros dos Profetas Menores. Há ainda muitas dúvidas quanto a data, autoria e interpretações, não havendo consenso entre os estudiosos no assunto.
É o Livro mais citado pelos cristãos da Igreja Primitiva, principalmente com relação à Paixão de Cristo. Junto do Livro de Ezequiel, Zacarias foi a obra que exerceu maior influência sobre o Apocalipse de João.
As visões noturnas datam do segundo ano de Dario (520 a 519 a.C.).
De acordo com a tradição judaica, o Livro foi escrito na Palestina cerca de 557 a 525 a.C. pelo Profeta Zacarias.
Há muita discussão sobre o Livro. Para alguns críticos estudiosos, Zacarias capítulo 1-8 e 9-14 corresponderiam a dois períodos distintos e autores diferentes, alegando que essas duas seções abordariam horizontes temporais diferentes, além da distinção na forma literária desses escritos.
Esses estudiosos defendem a idéia de que o Livro possui dois autores, uma vez que algumas construções sintáticas e lexicais que aparecem numa parte, não aparecem em outra.
Para outros estudiosos que defendem a unidade do Livro, esses dados lingüísticos de diferentes gêneros se refeririam a diferentes pautas e temas, por isso a necessidade de serem distintos, mas seriam do mesmo autor.

2.2 Historicidade
Igualmente ao estudo de Ageu (estudo anterior).

3. ANÁLISE LITERÁRIA
3.1 Gênero
O gênero do Livro de Zacarias é profético com visões (oráculos – massa em hebraico). Há oito visões noturnas no Livro que retratam 4 grupos de cavalos multicoloridos. A 1ª visão fala sobre o fato dos judaítas terem experimentado a ira de Deus (o Dia do Senhor). A 2ª visão fala sobre quatro chifres. Até os dias de hoje há muita controvérsia sobre a interpretação, mas está associado ao fato de que qualquer oposição contra o povo de Deus será esmagada. A 3ª visão fala sobre a Glória de Deus (Shekhinah) que não será mais limitada ao Santo dos Santos, mas estará em toda a cidade. A 4ª visão também muito debatida pode tratar-se do Dia da Expiação, onde Satanás é o acusador. A 5ª visão do candelabro trata-se de que não haverá necessidade mais humana para cuidar do fogo do candelabro (não faltará azeite). A 6ª e 7ª visões falam sobre o rolo voante, que pode se tratar dos Dez Mandamentos. A 8ª visão há novamente a imagem dos cavalos, mostrando que Deus castigará as nações.

3.2 Estilo
A primeira parte do Livro (1-8) apresenta um estilo em prosa. Já a segunda seção (capítulo 9-14) apresenta um gênero poético.

4. MENSAGEM TEOLÓGICA
O Profeta Zacarias adverte a nação judaíta para refletir sobre o passado e não cometer os mesmos erros dos antepassados. A mensagem de Zacarias é muito forte, fala sobre o “Novo Ramo” (6:12-13) que iria reconstruir o Templo de Jerusalém. Fala também sobre o futuro rei, que trará paz com as nações e que os inimigos serão derrotados pelo Senhor.

Liturgia: Zacarias 2:8 Pelo seu poder, o SENHOR Todo-Poderoso me mandou entregar a seguinte mensagem às nações que tinham levado embora toda a riqueza do seu povo: - Quem toca no meu povo toca na menina dos meus olhos.

Zacarias destaca ao povo o Poder e Soberania do Senhor, mostrando que, quando alguém mexe com um "Ungido de Deus", é com o Senhor que esse alguém estará mexendo, estará tocando na menina dos olhos de Deus. Você é a menina dos olhos de Deus!
Satanás pode até tentar te destruir, mas ele mesmo sabe que estará comprando briga com o Rei da Glória, com o Deus vivo e poderoso.
Quantas vezes você já pensou que Deus não estava com você?
Muitas vezes nos sentimos tão sozinhos que o coração fica pequenino e a dor dói na alma, tentamos então encontrar uma solução, mas estamos tão cegos e com a dúvida no coração que esquecemos de recorrer Àquele que pode resolver tudo, até o impossível.
Deus nunca nos deixa sozinhos, o que muitas vezes precisamos é aquietarmos nosso coração para ouvirmos Sua voz e sentirmos Sua Presença.
A armadilha mais usada pelo inimigo é exatamente essa, colocar na sua cabeça que Deus não está com você, que não vai te ouvir, que não se preocupa com você. O inimigo faz com que duvidemos do amor maior de Deus.
Acredite, quando estamos com Deus, quem se levanta contra nós está perdido, pois você é selecionado no meio de tantos, jamais Ele abandona um escolhido Seu.
Não pense em momento algum que você irá solucionar o problema sozinho, esta batalha não é apenas sua e sim do Senhor, que está com você.

Zacarias 4:6 Depois disso, o anjo mandou que eu entregasse a Zorobabel a seguinte mensagem de Deus, o SENHOR: - Não será por meio de um poderoso exército nem pela sua própria força que você fará o que tem de fazer, mas pelo poder do meu Espírito. Sou eu, o SENHOR Todo-Poderoso, quem está falando.

Não será pelo seu braço, nem pela sua força, muito menos pelo seu diploma que o problema será resolvido, mas sim pelo Espírito Poderoso de Deus, nada seríamos sem esse poder.

Zacarias 4:10 E os que não deram valor a um começo tão humilde vão ficar alegres quando virem Zorobabel terminando a construção do Templo. - As sete lamparinas representam os sete olhos do SENHOR Deus, que vêem tudo o que se passa no mundo inteiro.

Pode ser que você sinta-se tão pequeno, tão impotente. Quantas vezes o diminuíram?
Pode ser que ninguém queira te ajudar, que ninguém acredite ou confie em você. Muitas vezes as pessoas nos desprezam pelo o que usamos ou falamos, mera futilidade.
Enquanto todos estão contra ou desacreditam de você, Deus acredita!
Ele sabe do seu coração, da sua capacidade e não a despreza de maneira alguma. Ele vai te levantar e te usar, e todos os que não te ajudaram ou te desprezaram verão o poder do Deus Vivo agindo em sua vida, te colocando lá no alto em segurança.

Zacarias 4:14 Então ele explicou: - Eles representam os dois homens que foram escolhidos e ungidos para servir o Senhor do mundo inteiro.

Não permita que essas coisas entristeçam seu coração e venha faltar "azeite" na sua casa. Não permita jamais que essa chama se apague em você, mantenha ela sempre acesa. Continue firme buscando ao Senhor, se encha do Seu Espírito, se encha do conhecimento de Deus, vá à Igreja, ouça a palavra de Deus, Ele está com você e se for preciso Ele levanta até os que estão longe para que venham te ajudar, Ele faz o sobrenatural acontecer, mas desamparado você não fica!

Zacarias 7:13 E assim como eles não quiseram ouvir quando eu falei, assim também eu não vou escutar quando eles orarem a mim. Sou eu, o SENHOR Todo-Poderoso, quem está falando.

Não percam mais tempo ouvindo outras pessoas, procurando soluções, ouça o Senhor, Ele tem uma resposta para tudo na sua vida. Busque a Deus enquanto há tempo, ninguém o conhece o suficiente para que não precise mais buscá-lo. Os tempos estão difíceis e breve está a volta do Senhor, não perca a oportunidade de ouvir AGORA, ainda há tempo de você mudar o rumo dessa história, sair do cativeiro, se apegar com Cristo e restaurar sua felicidade. Aleluia! (Isaías 55:1)

Mensagens:
- VOLTEMOS PARA DEUS E ELE SE VOLTARÁ A NÓS (1:3)
- QUEM TOCA NO POVO DE DEUS, TOCA NA MENINA DOS OLHOS DO SENHOR (2:8)
- NÃO É POR FORÇA E NEM POR VIOLÊNCIA, MAS PELO ESPÍRITO DE DEUS (4:6)




Confira abaixo o testemunho de vitória nesta noite:

A Cantora Tauana contou que quarta-feira passada ela estava em sua casa, e ouvia à horas o choro de uma criança vindos da casa vizinha.
Ela disse que sentiu no coração que deveria ir até lá propor ajuda, mas como estava ocupada, tentou resistir. Até que convencida por aquele sentimento que insistia em seu coração para que fosse até lá, resolveu agir. Pegou a mirra consagrada e foi até a vizinha e perguntou-lhe se ela queria fazer uma oração pela criança, ela desesperada aceitou, elas oraram e a Cantora Tauana foi embora para sua casa, pois já havia colocado a criança nas mãos do Senhor. Mais tarde a vizinha veio agradecer, dizendo que após a intercessão a Deus a criança finalmente dormiu. Glória a Deus!
Muitas vezes achamos que não iremos conseguir, esquecendo que quem fará será o Senhor, nada vem de nós e sim de Deus, que é misericordioso e poderoso. Temos que estar atentos ao chamado do Senhor, ligados com Ele para ouvirmos a Sua doce voz. Aleluia!




Cooperadora Silmara



Grupo de Louvor



Pastores e Diaconisas intercedendo por vidas representadas na Mesa de Oração

Atenção: Na próxima quarta-feira estudo sobre o Profeta Malaquias, leia em casa e participe!




Bibliografia:
-Dillard, Raymond B & Longman III, Introdução ao Antigo Testamento. Ed. Vida Nova.
-Manual Bíblico SBB
-Derek, Williams, Ed. Dicionario Bíblico. Ed. Vida Nova




Nenhum comentário:

Postagens + Populares