PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

segunda-feira, 14 de março de 2011

Projeto A.Mo.R. (Assistência aos Moradores de Rua)

Desde julho de 2010 alguns irmãos da Caape foram tocados no coração por Deus para minimizarem o sofrimento de alguns moradores nas ruas de Rio Preto.

Começou então o Projeto A.Mo.R. (Assistência aos Moradores de Rua) que semanalmente tem tentado diminuir a dor e o sofrimento de pessoas nas ruas de Rio Preto.

Hoje o Projeto A.Mo.R. continua com muita dificuldade suas ações sociais, levando não apenas alimentos, roupas, calçados e agasalhos, mas levando também amor, carinho, atenção e uma palavra de consolo e esperança (o Evangelho de Jesus Cristo).

Você também pode ajudar o Projeto A.Mo.R. fazendo doações de quaisquer naturezas, bem como também fazendo ofertas ou contribuindo financeiramente com o projeto.

Banco Bradesco

Agência 2152-0 conta corrente 21.938-0

titular: Comunidade Apostólica Ágape


Confira abaixo algumas fotos:



Leia abaixo o que o Projeto A.Mo.R.:

COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AOS MORADORES DE RUA (PROJETO A.Mo.R.)

A Igreja Com. Apostólica Ágape, por meio de seus membros voluntários, tem desempenhado e realizado o Projeto AMoR na cidade de Rio Preto desde julho de 2010.

O Projeto AMoR apesar de ainda ser pequeno tem uma visão de alcance muito grande, feito com amor, carinho e dedicação às pessoas mais necessitadas.

FINALIDADE:

A principal finalidade do Projeto AMoR é restabelecer o vínculo entre o morador de rua com a sociedade, numa forma de não apenas alimentar seu físico, mas também seu espírito e mente, motivando-o a deixar a vida nas ruas.

É levar um pouco de carinho e atenção de nossos voluntários para pessoas que estão praticamente “deixadas de lado” pela sociedade civil, esquecidas de sua difícil situação.

É desempenhar o papel do ser humano ao amar ao próximo como a si mesmo.

OBJETIVO:

Minimizar as precárias condições de moradores de rua, no sentido de reduzir suas dores e sofrimentos por seu estado muitas vezes de “mendigos”, os quais estão praticamente esquecidos pela sociedade contemporânea.

EXECUÇÃO:

O Projeto AMoR possui várias frentes de atendimento. Três são principais:

-Distribuição gratuita de Sopa;

-Distribuição gratuita de Roupas, Calçados, Cobertores e Agasalhos e etc;

-Dispensação de um atendimento humano (diálogo, afeto, atenção e carinho).

Até a presente data o Projeto AMoR tem sido realizado e mantido por pessoas simples e comuns de nossa sociedade, com apoio da Igreja.

Pessoas que possuem a visão de que ajudar ao próximo é nossa obrigação.

ATENDIMENTO:

O Projeto AMoR inicialmente foi desenvolvido às quintas-feiras, posteriormente às sextas-feiras e atualmente atendemos aos sábados no período noturno.

Essa mudança de dia ocorreu após nosso contato semanal com os próprios moradores de rua, os quais em seus relatos nos disseram que sábado seria o dia em que menos recebem ajuda, até porque é um dia em que todos querem sair e passear.

Por isso, hoje nosso Projeto atende aos sábados e temos a intenção de um dia estendê-lo para outros dias da semana.

ALCANCE:

A média de pessoas atendidas em cada sábado varia, de acordo com o clima, feriado ou evento na cidade (eventos sazonais), porém aproximadamente 50 pessoas são atendidas.

Em média distribuímos 60 sopas, por sábado, às vezes até acompanhadas de torradas e outros itens, dependendo das doações arrecadadas.

Alguns casos é necessário mais de uma unidade de sopa (cerca de 500ml) por morador de rua, o que não nos assusta e não nos surpreende mais, visto que esse trabalho tem sido reconhecido pelos moradores de rua, que sempre nos receberam muito alegres e felizes.

A SOPA:

Para alguns dos moradores de rua a sopa distribuída pelo Projeto é sua única refeição noturna ou às vezes até do dia!

Para a elaboração da sopa, utilizamos em média (quando nos é doado):

Produto

Quantidade

Produto

Quantidade

Macarrão

3 kg

Fubá

1kg

Carne (bovina ou frango)

4 kg

Batata

5kg

Cenoura

4kg

Abobrinha

1kg

Berinjela

2kg

Cebola

500g

Repolho

1 peça

Molho tomate

1kg

Mandioca

1kg

Couve

1 maço

Alho

200g

Chuchu

2kg

Óleo soja

200ml

Sal

100g

Pão (torrada)

1kg

Além disso, outro importante produto (que não nos é doado, e comprado pela própria Igreja) são os frascos e colheres descartáveis.

Em média utilizamos 60 frascos plásticos com tampas (de 500ml), além e 60 colheres tamanho grande reforçadas, na distribuição.

O QUE JÁ FOI FEITO?

Ainda é muito pouco o que o Projeto já realizou, mas podemos dizer que esse pouco um dia pode se transformar em muito.

No final do ano de 2010 o Projeto distribuiu gratuitamente mais de 36 kits de higiene (contendo desodorante, sabonete, pasta e escova de dente) além de chocolates e bombons aos moradores de rua. Também foi distribuída uma deliciosa galinhada, no lugar da Sopa tão conhecida.

REAL SITUAÇÃO:

No início houve uma grande colaboração e participação dos membros da Igreja em doar e arrecadar alimentos e objetos para o Projeto.

Havia inclusive algumas empresas que nos ajudavam na elaboração da sopa.

Porém, com o passar do tempo, infelizmente boa parte dessas doações e esforços foram desaparecendo.

Hoje a sopa tem sido feita com muito sacrifício e poucas doações, sendo que a Igreja para não deixar o atendimento e o Projeto pararem, de certa forma se “desdobra” para mantê-lo.

O QUE PRECISAMOS?

Atualmente o Projeto precisa de toda ajuda possível. Sendo assim, alimentos e todos produtos para realização da sopa serão sempre bem vindos.

Além disso, cobertores, agasalhos, roupas e calçados também são muito bem vindos.

São José do Rio Preto/SP, 07 de Fevereiro de 2011.


Pr. Júlio César Loureiro Ronqui

Igreja Com. Apostólica Ágape


Igreja Com. Apostólica Ágape – Rua Victório Antônio Menezello, 431, Jd Maracanã, CEP 15092-100,

São José do Rio Preto/SP – fone (17) 3011-4991 9199-9579

site: www.caapeweb.com.br e-mail: caapeweb@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postagens + Populares