PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

sábado, 5 de março de 2011

11ªParte - Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O) - Tema: Os Profetas Menores do AT – Ageu


Quarta-feira, 02/03/11, completamos mais uma parte do Ciclo de Estudo e Oração que tem abençoado nossas vidas, nos trazendo um aprendizado rico e profundo sobre os profetas menores. Participe você também!

Nesta quarta, Pr. Júlio César falou sobre o motivador Profeta Ageu, usado por Deus para levar a mensagem de coragem e ânimo ao povo de Judá. Após voltarem do exílio, Ageu o admoestou para que dessem prioridade a Deus e reconstruíssem em primeiro lugar o templo, mesmo antes de reconstruírem suas casas. Entre outras coisas, o livro de Ageu suscita fé em Deus, essencial aos servos de Deus. Mostra que Deus está com o seu povo (Ag 1:13; 2:4-5) e também ensina eles a colocarem em primeiro lugar na vida os interesses Dele. (Ag 1:2-8; Mt 6:33).
O livro torna claro que uma adoração meramente formal não agrada a Deus (Ag 2:10-17; Is 29:13-14; Mt 15:7-9), mas que as ações fiéis que se harmonizam com a vontade divina são as que resultam em bênção. (Ag 2:18, 19; Pr 10:22) . Glória a Deus!

Liturgia:Ageu 1:13 E assim Ageu, o mensageiro de Deus, falou e entregou ao povo de Judá a seguinte mensagem: - Eu estarei com vocês. Eu, o SENHOR, falei.

O Senhor está com você!
Dê prioridade as coisas de Deus, porque assim Ele dará prioridade às suas coisas também.
Se por acaso você tem plantando tanto e colhido tão pouco, pare e analise:

Você têm sido templo do Espírito Santo de Deus?
Como está o templo do Senhor?

"Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo" (1Co 3.17)

Não desanime!
Se preciso reconstrua o templo de Deus, se esforce mais um pouco meu irmão!
A arma mais usada pelo inimigo é essa, colocar desânimo em nosso corações. As vezes não é fácil prosseguir, pode ser que esteja difícil sua caminhada, mas fique perto do Pai, ande com Ele, pois Ele vai te sustentar, renovar as suas forças e as pedradas só vão te lançar para mais perto Dele ainda. Aleluia!

Leia o Livro de Ageu e acompanhe o estudo abaixo por Pr. Júlio César Loureiro Ronqui :

1. INTRODUÇÃO
O nome Ageu em hebraico significa “festivo” ou “que nasceu no dia de festa”. Foi o 1º profeta após o exílio na Babilônia.
Quase nada se sabe a respeito do Profeta Ageu, exceto que ele estava pregando em Jerusalém ao mesmo tempo em que o Profeta Zacarias. Pelo fato de não haver uma identificação genealógica detalhada acredita-se que Ageu seria bem conhecido em sua época.
De acordo com o comentário de Jerônimo sobre Ageu, ele alegou que além de Profeta, Ageu seria Sacerdote, mas não há evidências que provem isso.

2. CONTEXTO HISTÓRICO
Ageu iniciou seu Ministério quando já era um ancião. Ele pregou em 520 a.C., momento em que parte do povo judaíta havia voltado da Babilônia para Jerusalém.

2.1 Autoria e Data
Segundo a tradição judaica a autoria seria do próprio Profeta Ageu, porém não se sabe ao certo quando o Livro teria sido realmente escrito, mas para alguns críticos do AT (Antigo Testamento) o Livro teria sido escrito na Palestina entre 557 a 525 a.C.
Para alguns estudiosos o Livro não teria sido escrito por Ageu. Há diversas teorias sobre isso, mas nada ainda comprovado.
Alegam esses críticos que há evidências, como o Livro ter sido escrito em terceira pessoa e não em primeira pessoa.

2.2 Historicidade
No ano de 539 a.C., Ciro emitiu o decreto (2Cr 36:23 e Ed 1:2-4) que autorizou o retorno do povo hebreu (judaítas) para sua terra natal (Jerusalém). Nem todos quiseram voltar para Israel, pois muitos tinham nascido na Babilônia (em cativeiro) e já tinham se estabilizado lá, formando casa e família (Jr 29:5-6).
Cerca de 50.000 exilados decidem voltar e fazer a viagem para Israel (Ed 2:64 Ne 7:66). O problema começou aí, pois quando esses judaítas voltaram, a terra estava praticamente incultivável, as casas em ruínas ou tomadas pelos que ficaram.
Houve uma grande tensão entre os retornados e os remanescentes.
Apenas 16 anos depois é que o povo começou a reconstrução do Templo, quando Ageu e Zacarias começaram a profetizar e a pregar em Jerusalém, em 520 a.C., sendo que a construção terminou em 516 a.C. (Ed 6:15)

3. ANÁLISE LITERÁRIA
3.1 Gênero
Há quatro oráculos no livro de Ageu, que duraram cerca de quatro meses.
O primeiro oráculo (Ag 1:1-11) é de 29 de agosto de 520 a.C., é um discurso de contestação e julgamento. Cerca de 23 dias depois do primeiro oráculo, o povo judaíta iniciou a reconstrução do templo.
O segundo oráculo (2:1-9) é de 17 de outubro, o terceiro e quarto (2:10-19 e 20-23) foram ambos profetizados no mesmo dia, ou seja 18 de dezembro daquele mesmo ano.

3.2 Estilo
Os oráculos formam um conjunto de enunciados de forma direta numa estrutura narrativa em prosa.

4. MENSAGEM TEOLÓGICA
Ageu traz uma poderosa mensagem teológica para nós nos dias de hoje. Temos que saber colocar as coisas de Deus em primeiro lugar! Quantas vezes negligenciamos isso: não temos tempo pra orar, não temos tempo pra ler a Bíblia, não temos tempo pra ir à Igreja. Deus quer te dar coragem e ânimo pra você se levantar, lutar e seguir em frente!


Ageu 2:19 Mesmo que agora não haja trigo nos depósitos, mesmo que as parreiras, as figueiras, as romãzeiras e as oliveiras não tenham produzido nada, de hoje em diante eu os abençoarei.

Muitas vezes nos sentimos tão sozinhos na caminhada e parece que tudo está indo para trás. Mas acredite meu irmão, sua recompensa vai chegar, pois aquilo que é seu ninguém pode roubar, pois é Deus quem vai agir por você.
E acredite, Ele não te abandonou, não virou as costas para você e está aí do seu lado. Não permita jamais que na escuridão você venha duvidar de tudo quanto o Senhor te prometeu na luz, não permita que a dúvida entre em seu coração. DEUS NUNCA ERRA!!!
Ele tem visto cada lágrima que você tem derramado e no momento certo Ele vai te exaltar, vai te colocar num lugar alto e seguro. CORAGEM!

Mensagens:

- VOCÊ SEMEOU MUITAS SEMENTES, MAS COLHEU POUCO?
- PENSE BEM NO QUE TEM ACONTECIDO COM VOCÊ
- FAÇA A TUA PARTE, SEJA CORAJOSO, POIS DEUS É CONTIGO

Veja também este testemunho de vitória:


A irmã Juliana contou que trabalha como promotora de vendas e estava desempregada. Orou ao Senhor e confiou Nele, logo começaram a surgir novas propostas de emprego e agora ela tem emprego para todos os dias, um após o outro, e disse que está muito feliz com Jesus. Completou que sua vida hoje é outra após ela ter feito o compromisso com o Senhor de devolver todos os dízimos. Não falta mais emprego e o sua vida tem prosperado cada vez mais. Glórias ao Senhor!


Deus é maravilhoso, nunca desampara um servo fiel!

Como é tremendo ver nosso Deus agir, o impossível não existe, nada pode impedir.

Não perca mais tempo para mudar sua história!

Fotos da noite:

Pr. Júlio César



Grupo de Louvor



Igreja no Momento da Oração



Atenção: Próxima quarta-feira, estudo sobre o Profeta Zacarias, leia em casa, venha e participe!

Bibliografia:
-Dillard, Raymond B & Longman III, Introdução ao Antigo Testamento. Ed. Vida Nova.
-Manual Bíblico SBB
-Derek, Williams, Ed. Dicionario Bíblico. Ed. Vida Nova

Nenhum comentário:

Postagens + Populares