PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

terça-feira, 24 de maio de 2011

Reunião de Domingo: Intimidade com Deus

Domingo, 22/05/11, participamos de uma reunião maravilhosa para glória do Senhor.

Nossa querida Pra. Fabiana fez a abertura da reunião e o Pr. Rogério Gonçalves trouxe uma mensagem edificante do coração de Deus para Igreja. Aprendemos a importância de buscarmos intimidade com Deus. A palavra intimidade revela que, uma relação íntima é firmada ou está sendo firmada. Ter intimidade com Deus é gozar de um relacionamento profundo, intrínseco e puro, nossa admiração e adoração a Deus aumenta a cada dia, nosso conhecimento de Deus aumenta, nosso temor se torna mais profundo, nosso amor se aperfeiçoa ao passar do tempo de relacionamento que mantemos com Ele, e nossa afetividade com Deus torna-se sincera e devocional.

Liturgia: Gênesis 3:8 Naquele dia, quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher ouviram a voz do SENHOR Deus, que estava passeando pelo jardim. Então se esconderam dele, no meio das árvores.

Deus criou o homem para se relacionar, ter intimidade e ser amigo dele, e na passagem acima cita a queda do homem, que foi desobediente ao Senhor. A falta de obediência a Deus é tanto de uma mente endurecida e um coração de pedra que não consegue ser sensível a voz de Deus, fazendo com que nossa intimidade com Deus acabe.

Já imaginou se o Senhor batesse ao seu portão hoje?

Devemos chamar a Deus como nosso amigo, como é bom ter um amigo verdadeiro!
Há momentos em nossas vidas que tudo o que queremos é um amigo para contar. Nos momentos alegres, queremos eles ao nosso lado para se alegrar conosco. Nos momentos difíceis queremos que chorem conosco.

Qual é o seu amigo mais íntimo?

Pois bem, temos vários amigos e as vezes é difícil descrever quem é o mais íntimo, mas com certeza existe, não é verdade?
Só que por mais íntimos que sejam de nós, todos esses não satisfazem a maior carência que temos em nossa vida, o amor de Deus! E aí chegamos a uma conclusão óbvia, que nosso melhor amigo é Jesus Cristo, ele é o verdadeiro amigo mais íntimo. Ele conhece tudo que se passa em nossos corações e mentes, ele possui um amor que é maior do que tudo e demonstrou esse amor de amigo na cruz do calvário (Jo 15:13). Jesus conhece nossas necessidades, nossas fraquezas, sabe o que está certo e o que está errado, sabe aonde está doendo. Nossos amigos são importantes, mas por serem humanos podem nos decepcionar, mas Jesus não. Ele não nos decepciona e nos chama de amigos (Jo 15:15). Nossos amigos podem nos conhecer bem, mas não como Jesus. Ele conhece a parte mais profunda do nosso ser , do nosso coração, da nossa mente e é para Ele que você deve rasgar seu coração, dizer tudo o que sente, desabafar. Muitas vezes com o corre-corre do cotidiano, esquecemos de ter essa intimidade com Deus, de buscar Sua presença. Por mais que Ele já saiba dos nossos problemas, ele quer ouvir de nós, com o coração aberto, contarmos nossos medos, anseios e segredos.

Sabe quem se aproveita quando você deixa de buscar essa intimidade?
Satanás, que vê em nós oportunidades para fazer aquilo que ele mais gosta, destruir, acusar e frustrar nossos planos. Não dê brecha para o inimigo!

Liturgia : Gênesis 15:4 Então o SENHOR falou de novo e disse: - O seu próprio filho será o seu herdeiro, e não o seu empregado Eliézer.

Nesta passagem Deus promete a Abraão um filho, como Abraão e Sara já estavam com avançada idade, Sara duvidou. Passaram-se mais alguns anos e o Senhor mais uma vez afirmou Sua promessa a Abraão, e mais uma vez sua esposa Sara zombou, não acreditando que pudessem ter filhos. Mas Abraão tinha intimidade com Deus e sabia que "Deus não é homem para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa (Nm 23:19), crendo fielmente na promessa de Deus, que deu um filho ao seu servo Abraão como havia prometido.

O inimigo tenta colocar dúvidas em nossa mente dizendo: Onde está o que Deus te prometeu?
Mas creia como Abraão, mesmo que aos seus olhos pareça impossível, não se deixe abater pelas artimanhas do inimigo, que só quer te ver no chão. Busque intimidade com Deus e sua vitória não tardará. Nem a dúvida, nem o tempo poderão apagar o que Deus preparou e guardou para você.

Liturgia: 42:9 Então Elifaz, que era da região de Temã, Bildade, que era da região de Sua, e Zofar, que era da região de Naamá, foram e fizeram o que o SENHOR havia mandado, e ele aceitou a oração de .

Você já deve conhecer a história de , servo temente a Deus. Assim como na história de , que após perder o que tinha os amigos se afastaram, assim também acorre conosco. Quando temos tudo estamos rodeados de amigos, mas se por alguma circunstância perdemos tudo, nossos amigos se afastam de nós. Deus é o nosso amigo verdadeiro!
Ele não nos abandona em momento algum, ainda quando não merecemos Ele nos acolhe e nos restaura.

Liturgia: Josué 2:1 Do acampamento do vale das Acácias, Josué mandou secretamente dois espiões com a seguinte ordem: - Examinem bem a terra, especialmente a cidade de Jericó. Então eles foram, entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe e se hospedaram ali.
Josué 2:14 Os homens responderam: - Nós prometemos. E, se não cumprirmos a nossa palavra, nós é que deveremos morrer, e não você! Se você não contar a ninguém o que estamos fazendo, fique certa de que cumpriremos a nossa promessa. Quando o SENHOR nos der esta terra, seremos bons para você e mostraremos que somos homens de palavra.

Raabe não servia ao Senhor, mas sabia que eram dois homens de Deus que ali entraram, portanto também sabia que o povo de Israel seria vitorioso. Ela pediu a eles que quando saqueassem a cidade, lembrassem dela e de sua família, poupando-os. Ela era uma prostituta, mas conhecia ao Senhor e sabia do Seu poder. Quando não apenas conhecemos ao Senhor, mas passamos a andar com Ele, somos impactados pelo Seu poder, Sua majestade e Seu amor, assim passamos a ter intimidade com Ele.

Liturgia: João 11:11, 33, 34 e 35 Jesus disse isso e depois continuou: - O nosso amigo Lázaro está dormindo, mas eu vou lá acordá-lo.
Jesus viu Maria chorando e viu as pessoas que estavam com ela chorando também. Então ficou muito comovido e aflito e perguntou: - Onde foi que vocês o sepultaram? - Venha ver, senhor! - responderam. Jesus chorou.

Lázaro era amigo íntimo de Jesus. Devido a essa intimidade Lázaro sabia que ainda que morresse, ainda assim, viveria grandes milagres. Aquele que é íntimo do Senhor, ouve Sua voz, não anda perdido, e sim, anda pela fé. Aquele que conhece e ouve a voz do Senhor, ainda que esteja morto, ressuscitará. Aleluia!

Liturgia: Mateus 4:1-11 Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo.
E, depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus estava com fome.
Então o Diabo chegou perto dele e disse: - Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras virem pão.
Jesus respondeu: - As Escrituras Sagradas afirmam: "O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz."
Em seguida o Diabo levou Jesus até Jerusalém, a Cidade Santa, e o colocou no lugar mais alto do Templo.
Então disse: - Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam: "Deus mandará que os seus anjos cuidem de você. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras."
Jesus respondeu: - Mas as Escrituras Sagradas também dizem: "Não ponha à prova o Senhor, seu Deus."
Depois o Diabo levou Jesus para um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e as suas grandezas e disse: - Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar.
Jesus respondeu: - Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam: "Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele."
Então o Diabo foi embora, e vieram anjos e cuidaram de Jesus.

Jesus foi tentado pelo inimigo como homem, pois Satanás sabe bem que o dinheiro, a glória e poder corrompem o homem, mas não a Jesus, pois como homem Ele tinha intimidade com Deus.

Quando temos essa intimidade com Deus, renunciamos nossa carne e as ofertas do inimigo, e ao resistirmos, ele se afasta de nós. É essa intimidade que Deus quer contigo. Quando Deus nos fez à Sua imagem com tanto carinho, era justamente para ter essa intimidade comigo e com você. Glória a Deus!

Liturgia: II Coríntios 3:16 Mas o véu pode ser tirado, como dizem as Escrituras Sagradas: "O véu de Moisés foi tirado quando ele se voltou para o Senhor."

A sua intimidade com Deus quebra barreiras. No AT (Antigo Testamento) era somente os sacerdotes que podiam se achegar a Deus. Após a vinda de Jesus o véu foi rasgado, e hoje só depende de nós mesmos querermos andar com Deus.

O Senhor falava a Moisés face a face. Devemos ansiar por esse privilégio de conhecer Deus como Moisés conhecia. A parte mais importante dessa comunhão é escutar a voz de Deus (Falava o Senhor). Isso pode ser feito quando lemos a Bíblia com fé, meditamos naquilo que temos lido, e resolvemos, pela graça de Deus, pôr em prática tudo o que ali aprendemos. A teoria da Bíblia torna-se prática em nossas vidas com facilidade, basta querermos. Muitas vezes, não conseguimos falar abertamente com Deus, isso por causa do pecado, o que devemos fazer é pedir perdão a Deus em nome de Jesus Cristo. Aprendemos que a oração é um diálogo entre você e Deus. Jesus nos chama de amigos e nos convida a praticar constantemente a oração em Seu nome e sermos verdadeiramente íntimos Dele.

Lembre-se, ter amigos é importante, mas ser amigo íntimo de Cristo é vital!



Pra. Fabiana Aparecida


Grupo de Louvor


Pr. Rogério Gonçalves


Pastores orando pelas vidas representadas no Caderno e Mesa de Oração

Atenção: Não perca na próxima postagem os testemunhos de vitória desta noite!

Nenhum comentário:

Postagens + Populares