PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Reunião de Domingo: Lepra Espiritual aflige o cristão! - Eucaristia (Santa Ceia)


Domingo, 12/06/11, tivemos uma reunião muito especial onde celebramos a Santa Ceia do Senhor, relembramos tristemente Sua morte na cruz do calvário, mas também festejamos Sua ressuscitação, pois Jesus viveu, vive e viverá. Aleluia!

A Pra. Fabiana abriu a reunião nos falando que, muitas vezes focamos nas situações, nas estatísticas, focamos até mesmo em nós mesmos. Paulo diz: “ não olhando para as coisas que se vêem, mas sim nas que não se vêem” . Pra vencermos os nossos gigantes, temos que ser como Davi, ter uma mente e imaginação dominada por Deus.
Em seguida o Pr. Rogério Gonçalves saudou a Igreja brevemente, e trouxe uma palavra para meditação: 1 Reis 18:27 - Ao meio-dia, Elias começou a caçoar deles. Ele dizia: - Orem mais alto, pois ele é deus! Pode ser que esteja meditando ou que tenha ido ao banheiro. Talvez ele tenha viajado ou talvez esteja dormindo, e vocês terão de acordá-lo!
Elias sabia em quem acreditava, por isso não temeu ao enfrentar os profetas de Baal que se levantaram contra Deus. O cristão verdadeiro anda de vitória em vitória, e com intrepidez coloca o inimigo debaixo dos seus pés, pois maior que aquele que está contra nós, é aquele que está conosco, o Deus vivo. Aleluia!

O sermão da noite foi ministrado pelo Pr. Júlio César, que trouxe uma mensagem restauradora à Igreja, nos mostrando claramente como a lepra espiritual atinge o cristão.

Mas o que é lepra?

1) LEPRA FÍSICA

A lepra (hanseníase, mal de Hansen ou ainda, mal de Lázaro), é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que afeta os nervos e a pele e que provoca danos severos. O nome hanseníase é devido ao descobridor do microrganismo causador da doença Gerhard Hansen. É chamada de "a doença mais antiga do mundo", afetando a humanidade há pelo menos 4000 anos e sendo os primeiros registros escritos conhecidos encontrados no Egito, datando de 1350 a.C.

2) LEPRA ESPIRITUAL

Igualmente a lepra física, a LEPRA ESPIRITUAL ataca um dos principais sistemas do ser espiritual: A SENSIBILIDADE.
Se a lepra física priva o individuo ter sensações como dor, calor, frio (dentre outras) a LEPRA ESPIRITUAL retira do individuo sua capacidade de sentir a Deus e o próximo.

Liturgia: II Reis 5:1 Naamã, o comandante do exército da Síria, era muito respeitado e estimado pelo rei do seu país porque, por meio de Naamã, o SENHOR Deus tinha dado a vitória ao exército dos sírios. Ele era um soldado valente, mas sofria de uma terrível doença da pele.

O profeta Eliseu deu uma missão simples para Naamãm ser curado. Se tão somente mergulhasse no rio Jordão 7 vezes, sararia. Naamãm ignorou o pedido de Eliseu, por não ter sido recebido com honrarias. Ele esperou que Elizeu o recebesse pessoalmente e na presença de todos erguesse a sua voz em nome de Deus e o tocasse em sua chaga e ali o grande general fosse curado, mas não foi assim. Naamã foi tratado de forma simples por um empregado de Eliseu. Isso é uma afronta para um homem orgulhoso, concordam?
Muitas vezes queremos que a nossa cura seja um “grande evento”. Luzes , cameras, ação… Muita glória, glória, glória… Isso é um sintoma de lepra espiritual. Essa gloria não nos pertence.

O que a lepra espitual causa:

1º Torna Insensível - O leproso espiritual tem sua capacidade de se relacionar com Deus limitada ou nula. A pessoa não tem noção, mas simplesmente não consegue mais sentir a presença de Deus consigo e, pior ainda, já não acha mais importante ter Deus consigo.

2º Traz Manchas - Assim como a lepra física traz manchas no corpo, a lepra espiritual traz manchas na região afetada pela doença. Ficamos imundos na presença de Deus e o Espírito Santo se afasta de nós. - Levítico 13:3 O sacerdote examinará a pele, e, se os pêlos da mancha se tornaram brancos, e se parecer que a ferida ficou mais funda do que a pele, então é uma doença contagiosa; o sacerdote declarará que a pessoa é impura.

3º Traz Deformidades e Lesões- Como a lepra física, a lepra espiritual também causa deformidades visíveis em nossa vida.

4º Causa Constrangimento e Aflição - A lepra era uma das doenças mais estigmatizadas daquele tempo, pois nesse período histórico, era uma doença incurável, altamente transmissível, e de rápida degeneração, os leprosos tinham determinadas regras a cumprir nas comunidades judaicas, o que causava muito constrangimento e aflição. Eles Deveriam morar fora das cidades, nas matas, cavernas ou cabanas, não tinham permissão de ir ao templo, se andassem em público deveriam gritar “imundo, imundo” para outras pessoas saberem que ali ia um leproso e passarem ao longe. O individuo leproso perdia todo convívio social e espiritual. Não tinha contanto com sua família, amigos e, muito menos, poderia participar das atividades religiosas da comunidade. Assim, o cristão com lepra espiritual fica anti-social, pois a lepra traz uma aflição tão grande que o cristão não quer mais saber de Jesus, sujeitando-se à morte espiritual. - Números 5:2 - Mande que os israelitas expulsem do acampamento todos os que têm uma doença contagiosa da pele, todos os que têm corrimento no membro e todos os que estão impuros por terem tocado em algum morto.

Mas para tudo isso existe uma saída!

Liturgia: 1 João 2:1-3 Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai.
É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro.
Se obedecemos aos mandamentos de Deus, então temos certeza de que o conhecemos.


Para obtermos a cura, precisamos antes reconhecer que estamos doentes. Não adianta querer ser curado, se você continuar se enganando, achando que está tudo bem, tudo legal.
O processo de cura começa pelo reconhecimento da doença. O segundo passo é buscar o remédio e, diferentemente da lepra física, não existe fórmula química, mas somente um pode
curar: JESUS CRISTO.
Devemos abrir nosso coração a Jesus, para nos tornarmos sensíveis novamente, e percebermos o toque do Senhor em nossas vidas.
Se você está doente, Jesus está pronto para te curar!

Veja também esse testemunho de vitória:

A irmã Neusa contou que estava sem produto para fabricar a pamonha, assim, ela e o marido Luiz oraram a Deus, pedindo uma saída. Deus não só deu a saída, como também abriu uma grande porta. Ela conseguiu comprar a matéria prima para fazer a pamonha e ainda recebeu uma grande encomenda de pamonhas e curais. Deus providenciou tudo! O fornecedor de milho, deu força para ela e seus ajudantes trabalharem para uma grande encomenda, e tem abençoado a cada dia sua nova empresa. Ela está muito contente com Jesus. Aleluia! Ele é mesmo fiel!





Fotoblog

Grupo de Louvor



Pastores intercedendo pelas vidas representadas na Mesa de Oração


Igreja no Momento da Oração e Consagração dos Dizimistas


Pr. Rogério consagrando os Objetos da Santa Ceia

Nenhum comentário:

Postagens + Populares