PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Não desista, não pare de lutar!


Domingo, 27/02/11, participamos de uma reunião maravilhosa e abençoada, para glória de Jesus.

A Pra. Suze abriu a reunião e o Pr. Júlio ministrou a palavra do Senhor trazendo um sermão revigorante e fortalecedor.

Liturgia: Juízes 20:18 Os israelitas foram ao lugar de adoração, em Betel, e ali perguntaram a Deus: - Qual das nossas tribos atacará primeiro a tribo de Benjamim? E o SENHOR respondeu: - A tribo de Judá.


A palavra da noite trouxe a história de um levita que naqueles dias em que Israel não tinha rei, resolveu ir morar numa região montanhosa de Efraim. Ele arranjou uma concubina, porém ela brigou com ele e voltou para casa de seus pais, ficando por lá durante 4 meses, sendo assim, ele e seu empregado foram buscá-la em Belém. Seu sogro o recebeu com alegria, e eles permaneceram por três noites, quando amanheceu, no quarto dia, resolveram partir, mas o pai da jovem pediu que eles ficassem mais uma noite, e assim o levita passou mais uma noite naquela casa. No quinto dia o mesmo aconteceu, o levita, sua concubina e o empregado iam partir, quando o pai da jovem pediu que eles ficassem mais um dia, pois já estava tarde, mas o levita não quis e partiu de viagem com a jovem. Quando já era noite eles chegaram perto da cidade de Jebus, isto é, Jerusalém, o empregado pediu que passassem a noite, mas o levita preferiu seguir até Gibeá, cidade da tribo de Efraim. O levita aguardou numa praça, já que ninguém o convidou para posar em casa alguma, quando passou um velho que o convidou para dormir em sua casa, cuidando deles. Enquanto eles conversavam alegremente, homens imorais daquela cidade cercaram a casa e bateram na porta, pedindo ao velho que levasse para fora o levita, pois eles queriam abusar dele, mas o velho não quis justificando que aquele homem era seu hóspede e ofereceu sua filha virgem e a concubina do levita, mas eles não quiseram ouví-lo. Então o levita colocou sua concubina para fora da casa e aqueles homens imorais abusaram dela a noite toda, deixando-a de manhã. Ela se arrastou até a porta da casa do velho e quando o levita acordou e abriu a porta ela estava caída em frente da casa, morta. Ele pegou o corpo e seguiu viagem Chegando em casa, a cortou em doze partes, depois mandou um pedaço para cada tribo de Efraim. Por causa disso os chefes de todas as tribos de Israel reuniram-se em Mispa. Havia 400 mil homens prontos para guerra. Eles requeriam do povo de Benjamim uma explicação diante de tamanha crueldade. Portanto, resolveram se unir e atacar a cidade de Gibeá, exigindo que a cidade entregasse os homens que cometeram esse crime horrível, para que eles os matassem.
Mas o povo de Benjamim não deram ouvidos aos israelitas, reuniram-se 26.700 homens especialmente escolhidos e foram para Gibeá para lutar contra os israelitas que estavam em 400 mil soldados. Por duas vezes, os israelitas foram ao lugar de adoração pedindo direção ao Senhor, mas perderam as batalhas, morrendo 36 mil soldados israelitas. Da terceira vez, eles se humilharam, choraram, jejuaram e ofertaram diante de Deus, e o Senhor disse que estaria com eles. O combate foi duro, mas com estratégia eles venceram matando 25 mil inimigos .Alguns historiadores bíblicos acreditam que eles perderam por duas vezes por causa da prepotência ao acharem que com 400 mil homens derrotariam facilmente o povo de Benjamim com 25 mil.

Muitas vezes estamos na batalha e Deus está ao nosso lado, mas ainda não é o momento de vencer. Aqueles homens refletiram, oraram, choraram e jejuaram para chamar a atenção do Senhor. Muitas vezes precisamos sermos mais humildes diante do Senhor e aceitar o tempo Dele, pois Ele sabe de todas as coisas.
Para chegarmos no fim precisamos passar pelo meio, e muitas vezes ele é doloroso. Mas tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder (Ef 6:10).
Mesmo que batalhas tenham sido perdidas e que a dor aflija seu coração NÃO DESISTA!
Se o Senhor está contigo, se você tem sido fiel, está preocupado com o que?
Não se preocupe, siga em frente, pois uma vez que você depositou seus problemas nas mãos do Deus vivo não há porque temer, muito menos desistir. Aleluia!


Grupo de Louvor


Pr. Júlio e Diaconisas Vera e Cristina orando pelas vidas representadas na Mesa De Oração

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

10ªParte - Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O) - Tema: Os Profetas Menores do AT – Sofonias



Quarta-feira, 23/02/11, concluímos a 10ªParte do Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O.) da Escola Bíblica de Quarta-feira (E.B.Q.), glória a Deus!
O Grupo de Louvor iniciou a reuinão entoando cânticos ao Senhor, e a Pra. Suze complementou, instruída por Deus, com uma palavra maravilhosa, movendo o coração de todos. Leia abaixo:

Liturgia: Eclesiastes 3:1-8 Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.
Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar;
tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir.
Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar;
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar.
Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar;
tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar.
Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.

Aleluia!
Nem preciso dizer mais nada diante dessa linda passagem. Que possamos entender que tudo tem um propósito, até mesmo as dificuldades. Confie no Senhor!

O Pr. Júlio deu sequência trazendo o Estudo da noite sobre o Profeta Sofonias, este profeta anunciou o Dia do Senhor, que traria juízo a Judá e às nações vizinhas. Esse dia, que haveria de vir, seria de destruição para muitos, mas um pequeno *remanescente, sempre fiel a Deus, sobreviveria para abençoar o mundo inteiro. Sofonias viveu numa época semelhante a que vivemos, onde existiam muitas injustiças, pois a Justiça e Igreja eram corrompidas. O Senhor nos chama para sermos remanescentes, como Sofonias, sempre fiel ao Senhor.

*Remanescente: Que remanesce, que resta. Resto, sobra, sobejo, o que fica de um todo depois de retirada uma parte. Sobrevivente.

Seja um remanescente, aguente firme!

Liturgia: Sofonias 2:2-3 antes que vocês sejam levados embora como a palha que desaparece num só dia; antes que a ira furiosa do SENHOR Deus caia sobre vocês; antes que chegue o Dia da ira do SENHOR.
Voltem para Deus todos os humildes deste país, todos os que obedecem às leis de Deus. Façam o que é direito e sejam humildes. Talvez assim vocês escapem do castigo no Dia da ira do SENHOR.
Sofonias 2:7 Em Judá, as pessoas que não forem mortas ficarão com as terras do litoral. Ali elas cuidarão dos seus rebanhos e dormirão nas casas de Asquelom. Pois o SENHOR Deus vai lembrar do seu povo e o fará prosperar outra vez.
Sofonias 3:12-3 Deixarei em Jerusalém um povo humilde e ajuizado, que confia em mim.
Os que sobrarem do povo de Israel nunca mais farão maldades, não mentirão, nem procurarão enganar ninguém. Terão comida à vontade, estarão seguros e não ficarão com medo de ninguém.
Sofonias 3:19-20 Quando chegar aquele dia, castigarei aqueles que os perseguem. Salvarei os aleijados e trarei de volta os que foram espalhados. Vocês foram envergonhados em toda parte, mas depois terão louvor e glória.
Quando chegar aquele dia, eu os ajuntarei e os trarei de volta para o seu país. Farei com que prosperem de novo; vocês serão famosos no mundo inteiro, e todos os povos os respeitarão." Eu, o SENHOR, falei.



Acompanhe o estudo por Pr. Júlio César Loureiro Ronqui:

1.
INTRODUÇÃO
O nome Sofonias significa “O Senhor escondeu” ou “Javé escondeu”. De acordo com alguns doutrinadores o fato da grande densidade da genealogia linear no versículo 1 ser tão extensa, era justamente para informar que Ezequias não seria o famoso Rei .
Outros doutrinadores e a própria tradição judaica entendem que Sofonias era de fato da linhagem do Rei Ezequias.
Há ainda estudiosos que entendem que a palavra Cusi (seria o pai de Sofonias) seria o nome bíblico para o norte da Núbia e que provavelmente o pai de Sofonias seria um etíope ou escravo negro núbio que servia no templo, e por isso a genealogia no versículo primeiro seria tão longa para legitimar a posição dele em Israel.

2. CONTEXTO HISTÓRICO
O momento em que Sofonias vivia era forte e intenso para o povo de Israel, que continuava pecando e adorando outros deuses, sendo contaminados pela prostituição (idolatria).
Para a maioria dos comentaristas do AT (Antigo Testamento), o período de Sofonias seria antes da reforma do Rei Josias, ou seja, antes de 621 a.C., entretanto não há consenso entre os estudiosos no assunto.

2.1 Autoria e Data
Com relação à datação do Livro até os dias de hoje ainda não se sabe ao certo sua datação, ou seja, se foi antes ou depois da reforma do Rei Josias (por volta de 621 a.C.)
Segundo a tradição judaica o Livro foi escrito na Palestina entre 679 e 648 a.C. pelo profeta Sofonias.

2.2 Historicidade
O Profeta Sofonias fala a respeito de oráculos contra Judá e contra as nações, além de um julgamento final. O contexto da época de Sofonias era de um Israel em pecado, escravizando o povo, a justiça corrompida e até os sacerdotes orgulhosos e enganadores.
Sofonias fala sobre uma invasão em 1:4 10-13, 2:1 e 3:1-4, porém há uma grande dúvida entre os doutrinadores sobre a origem desses invasores, havendo algumas teorias.
a) Alguns especialistas acreditavam que esses invasores se tratavam dos Assírios, mas para outros que não crêem nessa hipótese, alegam que nesse período da história o Império Assírio já estava em declínio.
b) Outros acreditam que seria a invasão dos Citas, um grupo de tribos nômades que habitavam as estepes ao sul da Rússia, em grande parte ao Mar Negro, principalmente por causa de achados arqueológicos onde descobriram pontas de lanças dos citas em Samaria, Laquis e Amã, mas essa teoria também é descartada por alguns estudiosos.
c) a terceira teoria é a de que a invasão seria feita pelos Babilônicos, que nesse período ainda estavam em ascensão, ou seja, ainda estava ressurgindo, até porque os que criticam essa teoria, alegam que só em 604 a.C. na Batalha de Carquemis é que iniciaram as incursões babilônicas na Síria-Palestina.

3. ANÁLISE LITERÁRIA
3.1 Gênero
O gênero do Livro de Sofonias é uma espécie de drama profético, com oráculos contra Judá e contra nações.

3.2 Estilo
O estilo utilizado pelo Profeta é uma espécie de tema apocalíptico e também de salvação. Para alguns estudiosos, o Livro não possui uma unidade literária, em outras palavras, haveria acréscimos (adições posteriores) como em 2:7-9 10-11, 15, e 3:1-4.
Já para outros estudiosos o Livro possui uma unidade cuidadosamente construída resultante de uma expansão retórica.

4. MENSAGEM TEOLÓGICA
A mensagem utilizada pelo Profeta Sofonias é do julgamento de Deus, o Dia do Senhor e do Remanescente, ou seja, daqueles que permanecem após a ação de Deus sobre os ímpios. Além disso o Profeta é claro ao dizer que Deus não pouparia nem mesmo os próprios judaítas, e que apenas os humildes e ajuizados é que sobreviveriam.


Davi era pequenino, não era soldado e sim pastor de ovelhas e o Senhor o tornou Rei. São essas pessoas que sentem-se tão pequenas, tão humildes, que o Senhor quer levantar, exaltar e colocar lá no alto.
Pode ser que hoje você está sendo pisado, humilhado, mas tenha certeza de uma coisa: Deus vai te exaltar!

O Senhor não mudou, é o mesmo hoje e sempre e irá te justificar, trará tudo em abundância para sua vida, saúde, dinheiro, alegria. Aqueles que tem zombado de você com certeza irão te respeitar porque o Senhor é contigo, aleluia!
Aqueles que nada vem de "mão beijada", que possuem uma vida dura e humilde, serão os remanescentes. Não desista jamais de lutar, com Jesus ao seu lado não há o que temer.

Mensagens:
- DEUS NÃO SE ESQUECEU DE VOCÊ
- OS ÍMPIOS SERÃO CASTIGADOS QUANDO MENOS ESPERAREM
- DEUS NOS FARÁ PROSPERAR DE NOVO! ALELUIA!




Grupo de Louvor


Pr. Júlio e Diaconisas Vera e Cristina orando pelas vidas representadas na Mesa de Oração

Atenção: Próxima quarta estudo sobre o Profeta Ageu, leia em casa e participe. Jesus aguarda por você!


Bibliografia:
-Dillard, Raymond B & Longman III, Introdução ao Antigo Testamento. Ed. Vida Nova.
-Manual Bíblico SBB
-Derek, Williams, Ed. Dicionario Bíblico. Ed. Vida Nova

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

À Igreja de Filadélfia: Deus abre uma grande porta para você ser coluna da Igreja!



Domingo, 20/02/11, tivemos uma reunião muito abençoada. A reunião foi aberta pela querida Pra. Suze e a palavra da noite ministrada pelo Pr. Júlio trouxe do céu bálsamo para nossas feridas, avivando nossa fé.
A mensagem de Deus por intermédio de João à Igreja de Filadélfia veio restaurar as forças e reforçar mais uma vez o amor do Senhor para conosco.
Nos mostra uma mensagem muito forte de fé e ânimo à Igreja, pois quando achamos que está tudo perdido, Deus VITORIOSO, nos faz levantar e andar sobre as águas, nos trazendo à tona para respirar.

Liturgia: Apocalipse 3:7 - Ao anjo da igreja de Filadélfia escreva o seguinte: "Esta é a mensagem daquele que é santo e verdadeiro. Ele tem a chave que pertencia ao rei Davi; quando ele abre, ninguém fecha, e quando ele fecha, ninguém abre.
"Eu sei o que vocês estão fazendo. Sei que têm pouca força. Vocês têm seguido os meus ensinamentos e têm sido fiéis a mim. Eu abri diante de vocês uma porta que ninguém pode fechar.
Escutem! Quanto àquela gente que pertence a Satanás, aqueles mentirosos que afirmam que são judeus, mas não são, eu farei com que eles venham e caiam de joelhos diante de vocês. E todos eles saberão que eu amo vocês.
Vocês têm obedecido à minha ordem para aguentar o sofrimento com paciência, e por isso eu os protegerei no tempo da aflição que virá sobre o mundo inteiro para pôr à prova os povos da terra.
Eu venho logo. Guardem o que vocês têm, para que ninguém roube de vocês o prêmio da vitória.
"A pessoa que conseguir a vitória, eu farei com que ela seja uma coluna no templo do meu Deus, e essa pessoa nunca mais sairá dali. E escreverei nela o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que virá do céu, da parte do meu Deus. E também escreverei nela o meu novo nome.
"Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas."

Por diversas vezes nos sentimos impotentes diante de algumas situações, chegamos a pensar que as forças acabaram-se, o desespero e a angústia passam a tomar conta de nossos corações. Questionamos ao Senhor porque disso ou daquilo, pois estamos sensibilizados na fé como a Igreja de Filadélfia.
Já se sentiu assim, impotente diante de algum obstáculo?

Muitas vezes não conseguimos perceber a mão e cuidado do Senhor em nosso viver, mesmo sem merecermos, as bênçãos nos alcançam e Ele nos protege debaixo de Suas asas a todo instante. Muitas vezes não enxergamos o trabalhar do Espírito Santo em nossas vidas, deixamos de dar crédito ao Senhor, porque permitimos que as lutas ceguem nossos olhos e feche nosso coração.
Achamos que Deus se afastou de nós, nos sentimos tão sozinhos que chega a doer na alma, mas não, Ele está ao nosso lado a todo instante aguardando o momento certo para nos entregar a vitória. Pode ser que hoje você esteja chorando, mas creia, amanhã você irá sorrir, pois Deus vai te levantar da cinza e do pó e cumprirá tudo quanto te prometeu. A porta que Ele abrirá para você ninguém poderá fechar!

Liturgia: Apocalipse 3:12 "A pessoa que conseguir a vitória, eu farei com que ela seja uma coluna no templo do meu Deus, e essa pessoa nunca mais sairá dali. E escreverei nela o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que virá do céu, da parte do meu Deus. E também escreverei nela o meu novo nome.

Veja quantas maravilhas te esperam se você confiar e ser fiel ao Senhor!
Não podemos baixar a guarda um só instante, temos que vigiar para não perdermos o poder de Deus em nossas vidas, portanto, não basta somente nos batizarmos e irmos à Igreja, devemos vigiar nossa coroa, sendo coluna no Templo de Deus.

Não se afaste de Deus!
Aquele que é coluna de Deus possui estabilidade na vida espiritual e autoridade, tendo controle sobre sua vida. Sendo coluna, o Senhor estará contigo e lhe dará estrutura, porém não podemos esquecer que como colunas temos que ter responsabilidade com tudo quanto é do Senhor, aguentar firme as provas confiando e sendo fiel ao teu Deus em todo momento, mas fique tranquilo, pois com Deus do seu lado, nada poderá impedir que você seja mais que vencedor em Cristo Jesus.

Confira agora os testemunhos de vitória desta noite:

A Diaconisa Cristina contou muito feliz que há 11 meses sofria com a inflamação do nervo ciático e que havia ido ao médico mas não encontrou a solução para seu problema. Persistindo ela ia a Igreja mesmo mancando e pedia que os Pastores intercedessem por sua vida a Deus, clamando por um milagre. Ela contou que o milagre aconteceu, pois o médico dos médicos, Jesus, a curou. Agora ela consegue fazer seus afazeres de casa e até correr se for preciso para honra e glória do Senhor. Aleluia!






A irmã Neusa contou alegremente quão feliz está com o trabalhar do Senhor. Ela disse que vinha sofrendo com o sogro que bebia muita pinga e ela já não sabia mais o que fazer. Neste fim de semana o sogro acabou sendo internado com pancreatite aguda, e os médicos o proibiram de beber novamente. Ela disse que sabe que é o trabalhar de Deus, pois só desta forma seu sogro conseguiu enxergar o mal que a bebida alcólica vinha causando em sua saúde, assim como o cigarro, foi necessário sim a intervenção dos médicos, mas foi importante principalmente a fé que ela depositou em Deus e o trabalhar Dele no coração do sogro dela. Glória Deus!


A fé em Jesus nos torna dignos diante de Deus. Jesus Cristo, o Messias, ungido para ser rei do mundo, espera o seu convite para reinar em você e em sua família também.


Grupo de Louvor


Diaconisa Cristina orando pela Igreja


Igreja no Momento da Oração

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

9ªParte - Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O) - Tema: Os Profetas Menores do AT – Habacuque


Quarta-feira, 16/02/11, completamos para glória de Jesus mais uma etapa do Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O.) da Escola Bíblica de Quarta-feira (E.B.Q.).
A abertura revigorante do culto feita pela querida Diaconisa Vera e a palavra ministrada pelo Pr. Júlio nos fez refletir que a alegria no Senhor nasce da confiança NEle, e não daquilo que enxergamos.

O estudo da noite foi sobre o Profeta Habacuque. Este Livro apresenta um diálogo entre Habacuque e Deus sobre a justiça e o sofrimento.
Ele foi chamado por Deus para anunciar a intenção divina de punir Judá com a deportação para a Babilônia. A profecia de Habacuque mostra um homem confiante em Deus, mas perplexo diante dos acontecimentos, especialmente com a iminente calamidade predita pelo Senhor. Sua confiança em Deus era tal que, mesmo diante da desolação e mesmo que faltassem mantimentos e gado, ele disse: "Ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei" (Hc 3:18).
Mas Habacuque inconformado começa a questionar ao Senhor, como muitas vezes fazemos.

Acompanhe o estudo por Pr. Júlio César abaixo:

1. INTRODUÇÃO
Até os dias de hoje não se sabe ao certo o significado do nome Habacuque, para alguns estudiosos significa “abraçar”, para outros se refere a um termo acadiano relativo a uma planta de jardim.
Fontes rabínicas reconhecem Habacuque como filho da mulher sunamita (2Rs 4:16), mas não há certeza sobre isso.
O manuscrito apócrifo “Bel e o dragão” (adição a Daniel) identifica Habacuque como um levita, por causa da sua ligação ao templo. Há também associações de que Habacuque seria o atalaia mencionado em (Is 21:6)

2. CONTEXTO HISTÓRICO
Habacuque viveu no tempo da ascensão dos caldeus (Hc 1:6), ou seja, dos Babilônicos, ao final do séc. VII ou no início do séc. VI a.C.
O Profeta Habacuque foi contemporâneo de Jeremias, Sofonias, Naum e talvez até de Joel.

2.1 Autoria e Data
Os estudiosos têm atribuído ao Livro datas que vão desde o começo do séc. VII até o começo do séc. II a.C, sendo que essas datas não são precisas e se baseiam no estudo da identidade dos “ímpios” (Hc 1:4 e 1:13)
Para alguns doutrinadores o Livro teria sido escrito na Palestina cerca de 679 a 648 a.C.
Segundo a tradição judaica o Livro foi escrito pelo Profeta Habacuque.
Alguns estudiosos críticos do AT (Antigo Testamento) acreditam que o capítulo 3 do Livro tenha sido acrescentado posteriormente, tendo em vista da descoberta em 1948 de um comentário localizado na Caverna 1 de Qumran, o qual falava apenas até o capítulo 2.

2.2 Historicidade
Para alguns estudiosos no assunto a tradução dos “ímpios”, acima citada se referia aos próprios judaítas (povo de Deus) que estava em pecado e desobediência.
Segundo a própria história, o povo Caldeu (Babilônicos) foi crescendo ao ponto que o Império Babilônico em 604 a.C. dominou os Assírios, na Batalha Carquemis, após Nabucodonosor tornar-se Rei da Babilônica, depois da morte do pai dele, Nabopolassar.
Posteriormente a Babilônia acabou invadindo Jerusalém em 598 a.C., levando o Rei Joaquim (Rei de Judá) para o exílio, junto com a maior parte da família real e dos principais cidadãos da cidade.
Nesse contexto que vive Habacuque, vendo o crescimento da nação Babilônica, sob o sangue e destruição de muitos outros povos. Habacuque questiona ao próprio Deus, perguntando-lhe por que nada fazia perante a tanta injustiça.

3. ANÁLISE LITERÁRIA
3.1 Gênero
O gênero literário utilizado por Habacuque é gênero de lamento, e para alguns doutrinadores Habacuque seria um “profeta do culto” judaico. O Livro fala a respeito de duas perguntas feitas pelo Profeta a Deus e duas respostas de Deus.

3.2 Estilo
O estilo está associado a literatura do templo, como o salmo de Habacuque no capítulo 3. O estilo desse salmo é muito antigo, uma forma arcaica do hebraico.

4. MENSAGEM TEOLÓGICA
A mensagem do Livro de Habacuque é mais viva e eficaz do que nunca! Como nos dias de hoje, havia muita injustiça e pessoas vivendo às custas de outras, explorando os pobres. Naquela época Habacuque questionou a Deus em suas orações, quando recebeu as respostas do Senhor. A resposta principal de Deus foi: Aqueles que são mais ímpios terão ainda mais prosperidade, porém Deus levantaria “outros ímpios” piores do que eles, para destruí-los. Foi isso que aconteceu aos judaítas.

Liturgia: Habacuque 1:4 Por isso, ninguém obedece à lei, e a justiça nunca vence. Os maus levam vantagem sobre os bons, e a justiça é torcida.

Já se viu perplexo com o que tem visto à sua volta?
A atitude do profeta é bem diferente de muito do que se ouve dos cristãos nos dias atuais. Como razão para alegria relatam-se bênçãos, um novo emprego, aumento de salário ou algum ganho. No entanto, dificilmente ouvimos alguém alegrando-se em Deus quando está no meio da desolação e escassez. Parece que hoje o povo de Deus não está habituado a se alegrar e dar graças em toda e qualquer situação. Mesmo assim a Bíblia diz "e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus" (I Ts 5:18).
Foi assim que os cristãos dos primeiros séculos enfrentavam as perseguições, confiando no Senhor.
Talvez você até pensou em desistir, ou dar um tempo de tudo e abandonar o que Deus tem para você. Pode ser que tenha sofrido injustiças, afrontas e humilhações, mas tudo está registrado no céu, Deus irá te justificar!
Acredite, se sua bênção ainda não chegou, é porque não era o momento para você recebê-la, mas fique convicto, ela está por vir!
E saiba, a sua fé com certeza não será vã se estiver em Cristo Jesus, nosso Salvador. Glória, glória a Deus!

Mensagens:
- POR QUE O MAU PROSPERA?
- DEUS LEVANTARÁ ÍMPIOS PIORES PARA DESTRUÍ-LOS!
- AINDA QUE TUDO NÃO DÊ CERTO, EU DAREI GRAÇAS AO SENHOR!



Diaconisa Vera abrindo a Reunião


Grupo de Louvor


Pastores e Diaconisas orando por vidas representadas na Mesa de Oração


Cooperadora Silmara orando por vidas e pedidos do Caderno de Orações

Confira este testemunho de fé e vitória:

A irmã Rosana testemunhou muito alegre e emocionada o que Deus tem feito em seu lar. Ela disse que na semana anterior ela e sua família fizeram uma corrente de orações ao Senhor pedindo uma solução para sua vida financeira e para sua família. Contou que o Senhor começou a honrá-la e que tudo começou a mudar após seu batismo nas águas. Hoje ela não mora mais de favor, conseguiram finalmente realizar o grande sonho da casa própria, conseguiram também abrir uma empresa com um sócio que também é um homem de Deus, isso sem dinheiro algum. E contou ainda que seu filho recebeu uma ligação da Faculdade convidando-o à fazer uma prova, afim de conseguir bolsa integral num curso superior. Ela está muito feliz em servir a Jesus, pois Ele tem prosperado em seu lar e mudado sua história. Glória a Deus!

Vale a pena ou não servir esse Deus?

O que você está esperando?

Ele é maravilhoso e espera por você e sua família.

Atenção: Não perca na próxima quarta o estudo sobre o Profeta Sofonias, leia em casa e participe!





Bibliografia:
-Dillard, Raymond B & Longman III, Introdução ao Antigo Testamento. Ed. Vida Nova.
-Manual Bíblico SBB
-Derek, Williams, Ed. Dicionario Bíblico. Ed. Vida Nova


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Testemunhos de Vitória - Para colher, tem que semear! Seja um semeador! - Eucaristia (Santa Ceia)


Domingo, 13/02/11, foi uma noite verdadeiramente abençoada com ensinamentos preciosos, apresentação do Coral, Santa Ceia e não podia faltar testemunhos de vitórias. Confira:


A Diaconisa Cristina contou que sua prima havia ligado essa semana para agradecer as orações da Igreja, pois após um infarto ela passou por uma cirurgia no coração e quando já havia recebido alta, novamente ela teve que voltar ao hospital para outra intervenção médica, mas graças as orações feitas pelos irmãos intercedendo por sua vida ela estava bem, já em casa e livre da depressão que tanto à afligia. Glória a Deus! O Senhor é fiel e escuta nossas orações.





A Diaconisa Vera e seu esposo Diácono Valdemar testemunharam com grande alegria no Senhor. A Diaconisa contou que fez um pedido especial ao Senhor na Campanha Sonhos e Projetos para 2011. Ela pediu que o Senhor abençoasse para que ela e seu esposo fossem viajar para praia para que pudessem descansar. O inimigo tentou frustrar seus planos e trazer ansiedade ao seu coração, mas como ela pediu com fé ao Senhor, Ele atendeu seu pedido, surgiu a tão sonhada viagem. Ela contou feliz que foi uma viagem tranquila e que todos os dias foram ensolarados e proveitosos para honra e glória do Senhor. Aproveitando este momento o Diácono Valdemar contou que dias antes da viagem, quando se dirigia ao trabalho, o Senhor deu a ele um grande livramento. Ele contou muito emocionado que há 13 anos faz o mesmo trajeto para o trabalho, mas empolgado com a viagem ele distraiu-se, e uma Comb cheia de tripulantes por fração de segundos não veio à colidir com seu carro. Ele disse que o Senhor é fiel e cuidou dele naquele momento, de modo que nem Ele mesmo sabe explicar, só sabe o mais importante, foram as mãos do Senhor em sua vida. Glória a Deus!

Aleluia!
Quantas bênçãos!
O Senhor cuida de nossas vidas até quando estamos distraídos, ou até mesmo dormindo.

Olho para os montes e pergunto: "De onde virá o meu socorro?"
O meu socorro vem do SENHOR Deus, que fez o céu e a terra.
Ele, o seu protetor, está sempre alerta e não deixará que você caia.
O protetor do povo de Israel nunca dorme, nem cochila.
O SENHOR guardará você; ele está sempre ao seu lado para protegê-lo.
O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite. O SENHOR guardará você de todo perigo; ele protegerá a sua vida.
Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre (Sl. 121)

Não há no mundo proteção melhor que a de Deus.

Quer essa proteção para sua vida?

Busque ao Senhor enquanto há tempo, a hora de mudar sua vida é AGORA!

Para colher, tem que semear! Seja um semeador! - Eucaristia (Santa Ceia)


Domingo, 13/02/11, celebramos a Santa Ceia do Senhor, relembrando com profunda tristeza Sua morte na Cruz do Calvário, mas também festejando Sua ressuscitação, pois sabemos com grande gozo que Ele vive e está assentado à destra do Pai todo Poderoso. Também houve nesta noite a Consagração dos Dizimistas e o Pr. Júlio relembrou as lições bíblicas sobre o Dízimo.

Porque ser um dizimista fiel?

  • Abençoa a tua própria vida financeira;
  • Repreende o devorador;
  • Agrada o coração de Deus, mostrando seu desprendimento pelas coisas materiais;
  • Abençoa o ministério a salvar mais vidas;
  • Ajuda nas obras assistências;
  • Abre as portas para novos trabalhos;
  • Ajuda na evangelização de novas almas para o Senhor (Site, jornal,TV, rádio)
Liturgia: Malaquias 3:10 Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos.
Malaquias 3:18 E mais uma vez o meu povo verá a diferença entre o que acontece com as pessoas boas e com as más, entre os que me servem e os que não me obedecem.

O Pr. Júlio falou também sobre a importância da Santa Ceia, trazendo um breve estudo, confira:


Liturgia: I Coríntios 11:23-24 Porque eu recebi do Senhor este ensinamento que passei para vocês: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e disse: "Isto é o meu corpo, que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim."

Porque Jesus partiu o pão?
O pão serve para nos lembrarmos do corpo de Cristo e também enfatizar que devemos compartilhar o que temos com o próximo, inclusive o espiritual.

I Coríntios 11:25 Assim também, depois do jantar, ele pegou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue. Cada vez que vocês beberem deste cálice, façam isso em memória de mim."

Porque o sangue?
Há 1400 a.C os judeus já faziam sacrifícios com animais. O sangue era usado para nos purificar dos pecados, mas quando Jesus veio, foi para nos mostrar que o sangue Dele foi derramado e era o suficiente. Jesus derramou Seu sangue por nós, garantindo uma nova aliança comigo e com você.

I Coríntios 11:26 De maneira que, cada vez que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.

Quando celebramos a Santa Ceia do Senhor, estamos anunciando a Sua morte até que Ele volte para levar Sua noiva.

I Coríntios 11:27 Por isso aquele que comer do pão do Senhor ou beber do seu cálice de modo que ofenda a honra do Senhor estará pecando contra o corpo e o sangue do Senhor.

Não podemos celebrar com Jesus a Santa Ceia de qualquer forma, pare e analise seu coração, para que não ofenda a honra do Senhor teu Deus.

I Coríntios 11:29 Pois, a pessoa que comer do pão ou beber do cálice sem reconhecer que se trata do corpo do Senhor, estará sendo julgada ao comer e beber para o seu próprio castigo.

Após o breve esclarecimento sobre Dízimos e Eucaristia, o sermão ministrado pelo Pr. Júlio César veio nos ensinar a importância da semente, com lições básicas de como cuidarmos da nossa semente, e nos fez refletir também sobre o que temos plantado.

Que tipo de colheita você espera com o que está semeando hoje?

Ninguém deve esperar colher algo diferente do que foi plantado, como Paulo deixa claro em Gálatas 6:7b.
Nesta noite o Pr. Júlio foi ainda mais longe trazendo um estudo biológico sobre a semente para que entendamos de fato a importância de cada pedacinho do que dá origem às nossas vitoriosas colheitas, a semente. Acompanhe:

A semente deve ser um óvulo maduro e fecundo para que produza, ou seja, há momentos que nossa semente não está amadurecida o suficiente para lançarmos à terra, devemos aguardar em Deus o momento certo para semearmos.

A semente possui 3 principais partes:

Tegumento - A casca da semente recobre o embrião e o tecido que contém a reserva alimentar, protegendo-os de danos, insetos e perda de água
Embrião - O embrião é a parte da semente que dá origem à planta.
Endosperma - Tecido que contém a reserva alimentar.

Há sementes que devemos semear de imediato e há sementes que devemos esperar até que fique madura e enfim lançarmos à terra. O que você precisa fazer:

Você deve proteger sua semente, cuide dela, pois ela pode morrer ou nascer antes do tempo. Fique atento!
Não basta protegê-la! Temos que entender que nosso sonho deve nos trazer vida, analisarmos se ele tem trago vida ou frustrado nossas expectativas constantemente.
Se o sonho tem feito brilhar os seus olhos, te trago alegria e revitalizado suas forças, então você deve alimentá-lo constantemente. Alimente sua semente, pois sem alimento pode ser que ela não resista e morra. Sonhe e corra atrás, pode ser que dê trabalho, mas valerá muito à pena!

Liturgia: Marcos 4:26-29 Jesus disse: - O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra.
Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece.
É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga.
Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita.

Não fique parado, comece a semear, corra atrás dos seus sonhos, invista tempo e amor em sua Semente. Depois, é só colher os grandes frutos de vitória, não esquecendo de dar toda honra e glória a Jesus. Aleluia!


Grupo de Louvor

Pastores e Diaconisas Orando e Consagrando a Santa Ceia ao Senhor


Pastores e Diaconisas orando pelas vidas representadas na Mesa de Oração



Diaconisa Silmara orando pelos pedidos e vidas do Caderno de Oração


Igreja clamando ao Senhor

Comece à partir de hoje semear com Jesus, Ele irá te instruir em cada etapa para que você tenha uma colheita abençoada e muito feliz!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Testemunhos da 8ªParte do C.E.O (Ciclo de Estudo e Oração)


Quarta-feira, 09/02/11, foi noite de testemunhos para honra e glória de Jesus.
Deus tem operado em vidas neste Ministério para que reconheçamos quão grande é Seu Poder
e Sua Majestade. Conte também suas vitórias, testemunhe o que Deus tem feito em sua vida, enxergue cada instante que Deus esteve contigo. Muitas vezes deixamos de testemunhar achando que a bênção é pequena, mas pode ser que naquele momento alguém precise ouvir seu testemunho, pode ser que você ajude alguém a reerguer-se e acreditar novamente. Conte suas vitórias!



A Cooperadora Neusa testemunhou que estava com problemas no joelho, ele doía e estava muito inchado. Ela orou e confiou no Senhor e seu joelho parou de doer e inchar, sem nenhum medicamento. Não há remédio melhor que o poder de Deus!
Ela contou também que ela e seu esposo haviam gasto muito no cartão de crédito e se viram diante de um aperto financeiro e sem saída. Mas eles clamaram a Deus, e seu esposo recebeu um pagamento que não esperava, e para glória do Senhor eles conseguiram pagar o cartão de crédito. Aleluia!


A Diaconisa Débora contou que estava com uma dor no pé há duas semanas. Ela com fé foi à Igreja no domingo mesmo mancando, e pediu oração ao Pr. Júlio que intercedeu por sua vida ao Senhor. Ela disse que na segunda-feira, seu pé já não doía tanto, e nesta quarta ela não sentia mais dor alguma. Foi curada pela fé em Jesus que é misericordioso e está sempre pronto a nos ajudar. Glória a Deus!







A Cooperadora Silmara contou que estava com dor no dedinho da mão direita, alguns disseram que seria reumatismo. Mas ela confiou no médico dos médicos, Jesus. Pediu ao Pr. que intercedesse por sua vida em oração a Deus na quarta-feira passada e nesta quarta ela disse que trabalhou e não sentiu dor alguma. O Senhor mais uma vez operou, curando o dedo da Cooperadora, que contou alegre o milagre.






Em que você baseia sua confiança?
Tantas teorias aceitas como verdade fazem com que muitos duvidem se a Bíblia está mesmo correta ao afirmar que o único Deus é o que seguimos.
Diante de tantas opções, em que você realmente crê?
Creia nesse Deus vivo e poderoso que está sempre de braços abertos para você, esperando que você confie e conte com Ele!

Participe de uma de nossas reuniões, mude sua história e comece a contar também suas vitórias, Glória a Deus!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

8ªParte - Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O) - Tema: Os Profetas Menores do AT – Naum


Quarta-feira, 09/02/11, concluímos a 8ªParte do Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O.) da Escola Bíblica de Quarta-feira (E.B.Q.) para honra do Senhor Jesus Cristo.

A reunião foi aberta pela Cooperadora Silmara e o estudo ministrado pelo Pr. Júlio, que veio nos falar sobre Naum, profeta que viveu no mesmo período que Habacuque e Sofonias, usado por Deus para anunciar a destruição contra a cidade de Nínive, que derrotou outras nações com seu poder militar, fazendo assim, voltar a glória do povo de Israel. Melhor seria se o povo de Nínive continuassem arrependidos como quando Jonas pregou naquela capital talvez um século antes, mas a nação abandonou a sua posição de humildade diante de Deus e por isso foi totalmente destruída.

Leia o Livro de Naum e acompanhe o estudo abaixo por Pr. Júlio César:

1.
INTRODUÇÃO
Naum significa “compaixão”, “compassivo” ou “cheio de consolo”. Naum era da cidade de Elcós, e para alguns estudiosos esta cidade ficava cerca de 40km ao norte de Nínive. Para outros doutrinadores, Elcós ficava na Galiléia; para outros, ficaria em Cafarnaum (cidade de Naum em hebraico).
Naum proferiu uma dura mensagem contra a Assíria no séc. VII a.C.
Pouca coisa se sabe a respeito de Naum, ele teria vivido na mesma época de Habacuque e Sofonias, no séc. VII a.C.

2. CONTEXTO HISTÓRICO
O Livro fala a respeito da destruição dos Assírios em 612 a.C. e de Tebas (-Amom) ocorrida em 664 a.C. (Na 3:8).
O foco principal do Livro é a profecia e o julgamento contra a Assíria, cerca de 100 anos depois de Jonas.
O rei da Assíria, Senaqueribe (Na 1:11) invadiu Judá (tribo do Norte) nos dias do Rei Ezequias (2Rs 18:13 19:37 e Is 36:1-38), no ano de 701 a.C., e tentou invadir Jerusalém em seguida, mas perdeu a batalha, onde cerca de 185.000 assírios foram mortos.
Sendo assim, a Assíria era um Império de terror e destruição, por isso Deus se levantou contra essa nação.
Depois da destruição de Nínive, a cidade nunca mais foi reconstruída.

2.1 Autoria e Data
Existe controvérsia sobre a datação e a autoria do Livro, não havendo um consenso, mas para a tradição judaica o Livro foi escrito pelo profeta Naum.
O Livro de Naum, para alguns doutrinadores, teria sido escrito na Palestina, cerca de 786 a 757 a.C.

2.2 Historicidade
A Assíria teve um período de grande poder e expansão entre os séculos VIII e VII a.C., sob o poder de líderes capazes como: Tiglate-Pileser III (745-727 a.C.); Salmaneser V (726-722 a.C.); Sargão II (721-705 a.C.); Senaqueribe (704-681 a.C.) e Assaradon (680-669 a.C.).
O controle, poder e cultura Assíria tiveram seu auge nos primeiros anos de Assurbanipal (668-627 a.C), especialmente quando Tebas (Capital do Egito na época) foi subjugada em 664 a.C.
O problema do Império Assírio era a Babilônia, até então vassalo da Assíria. O rei Assaradon criou um plano para seus herdeiros, ou seja, quando ele morresse o filho Assurbanipal iria comandar Assíria, enquanto seu outro filho Samas-sum-ukin iria comandar Babilônia, mas depois de uma década assim, a Assíria acabou caindo num golpe elaborado entre os Medos e os Babilônicos, em 612 a.C.
Alguns historiadores acreditam que no terceiro ano do cerco à Nínive, o rio Kusur e o canal que leva até ao rio Tigre (que passava pela cidade) se encheram tanto por causa das chuvas que houve uma grande enchente que destruiu parte dos muros de Nínive (Na 2:6). Havia na época uma profecia de que Nínive seria tomada quando o rio se tornasse o “inimigo da cidade”.

3. ANÁLISE LITERÁRIA
3.1 Gênero
O gênero do Livro é uma espécie de profecia muito bem estruturada. Além disso, o Livro apresenta os gêneros: de oráculo (Naudé) e visão. O termo oráculo costumava ser traduzido por punição, porém atualmente significa oráculo de guerra.

3.2 Estilo
O estilo poético do Livro de Naum é admirável. O autor do Livro mostrou-se um poeta magistral.

4. MENSAGEM TEOLÓGICA
O Livro fala especialmente do poder de Deus, sua força, julgamento e castigo (Na 1:1-10). Aqueles que causam mal ao povo de Deus acabam pagando um alto preço. (Na 3:18-19). Deus livra e salva o seu povo (Na 1:13-14) O nosso Deus é um Deus que quer nos ver festejando, alegres! (Na 1:15) Cumpra os seus votos, aquilo que você prometeu a Deus. (Na 1:15).


Liturgia: Naum 1:6 Quando o SENHOR está irado, quem pode ficar de pé? Quem pode resistir à sua ira? A sua fúria se derrama como um rio de fogo; diante dele, as pedras se arrebentam.
O SENHOR Deus é bom. Em tempos difíceis, ele salva o seu povo e cuida dos que procuram a sua proteção.

Cada um de nós possuímos nosso próprio inimigo, algo que tenta destruir nossa fé e luta conosco constantemente. Mas para que tenhamos força contra nossos inimigos, é preciso nos apegarmos com o Senhor, pois ele nos fortalece e assim nos faz vencer qualquer barreira e qualquer inimigo. Ele toma nossa causa para Si e tem compaixão de nossas dores e angústias.
Há algumas pessoas que insistem em dizer que Deus mandou algo ruim, que Deus não é bom, como se fosse um carrasco pronto a chicotear seu povo, e não é verdade.
O pecado é o verdadeiro consumidor do povo, proveniente da vontade da carne e não do espírito. E Deus na sua INFINITA bondade ainda tem compaixão de nós, como alguns podem dizer tamanha bobagem? Quem afirma isso, verdadeiramente não conhece a Deus.

Naum 1:9 O que é que vocês estão planejando contra o SENHOR? Ele os destruirá completamente. Contra Deus ninguém se levanta duas vezes!

Quando estamos do lado de Deus, podemos dizer, estamos com TUDO!
Ele está sempre pronto a nos abençoar, basta permitirmos que Ele tome conta do nosso coração, da nossa direção, pois Ele sempre tem o caminho correto à seguirmos, mesmo quando tudo parece ao contrário.
A cidade de Nínive no passado havia se arrependido, mas voltou a cometer os mesmos erros, achando que a misericórdia do Senhor perduraria mesmo que eles continuassem a pecar e a pecar. Aquele povo deixou de ter humildade permitindo crescer o seu próprio "eu", voltando a desafiar o Senhor. Mas como vimos na palavra acima, "contra Deus ninguém se levanta duas vezes", de fato, não se levantaram.
O Senhor vê nossa aflição, e vai nos livrar da escravidão que o inimigo tem tentado impor em nossas vidas.
Chegou a hora de olharmos para Deus e nos apegarmos com Ele, para vencermos nossos inimigos. Chegou a hora de nos levantarmos e reconhecermos que, estando com Ele, nada poderá nos impedir de sermos vitoriosos em Cristo Jesus.


Naum 1:13 Eu os salvarei do poder dos assírios; eu os livrarei da escravidão."
Naum 1:15 Vejam! Pelas montanhas vem um mensageiro que traz boas notícias, notícias de paz. Povo de Judá, faça as suas festas e ofereça a Deus aquilo que você prometeu. O país de vocês nunca mais será invadido por gente má; eles foram completamente destruídos.

Todas essas promessas se estendem a mim e a você, e se foi Deus quem determinou nossa vitória, NADA poderá impedir, tão pouco roubá-la. Quem pode apagar em mim e em você e marca da promessa?
Quem te prometeu meu irmão, é mais que fiel para cumprir e NUNCA falhará.
O que não podemos permitir, é que o inimigo roube nossa fé, NÃO PERMITA!
Não podemos desistir de lutar, não é momento de recuar, pois breve está a volta de Jesus.
Faça diferença na nossa geração! Prossiga sempre em frente e não perca a fé, pois sem ela é impossível agradar ao Senhor (Hb. 11:6).
Saibam que o Senhor, o seu Deus, é Deus que mantém aliança e bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos. Mas aqueles que o desprezam, como fez Nínive, retribuirá com destruição (Dt. 7:9-10a).


Mensagens:
- NINGUÉM SE LEVANTA CONTRA O POVO DE DEUS DUAS VEZES (Na 1:9)
- DEUS NOS TRAZ NOTÍCIAS DE PAZ, VAMOS CELEBRAR! (Na 1:15)
- DEUS É BOM. ELE É NOSSA FORTALEZA NA ANGÚSTIA (Na 1:7)

Atenção: Não perca na próxima postagem os testemunhos de vitória desta noite e na próxima quarta-feira o estudo sobre o Profeta Habacuque.



Cooperadora Silmara


Grupo de Louvor

Bibliografia:
-Dillard, Raymond B & Longman III, Introdução ao Antigo Testamento. Ed. Vida Nova.
-Manual Bíblico SBB
-Derek, Williams, Ed. Dicionario Bíblico. Ed. Vida Nova


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Levanta e Anda!



Domingo, 06/02/11, participamos de uma Reunião maravilhosa para honra de Jesus.
A abertura brilhante feita pela Pra. Suze e a palavra inspirada por Deus ao Pr. Júlio vieram renovar nossas forças e restaurar nossa fé.
Aprendemos que o diabo nos derruba com sua astúcia, mas Deus oferece restauração pela Sua Graça. Nesta noite, o Espírito Santo de Deus veio soprar sobre o Vale de Ossos Secos levantando seu povo. Glória a Deus!

Liturgia: Atos 3:1-10 Certo dia de tarde, Pedro e João estavam indo ao Templo para a oração das três horas.
Estava ali um homem que tinha nascido coxo. Todos os dias ele era levado para um dos portões do Templo, chamado "Portão Formoso", a fim de pedir esmolas às pessoas que entravam no pátio do Templo.
Quando o coxo viu Pedro e João entrando, pediu uma esmola.
Eles olharam firmemente para ele, e Pedro disse: - Olhe para nós!
O homem olhou para eles, esperando receber alguma coisa.
Então Pedro disse: - Não tenho nenhum dinheiro, mas o que tenho eu lhe dou: pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levante-se e ande.
Em seguida Pedro pegou a mão direita do homem e o ajudou a se levantar. No mesmo instante os pés e os tornozelos dele ficaram firmes.
Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. Depois entrou no pátio do Templo com eles, andando, pulando e agradecendo a Deus.
Toda a multidão viu o homem pulando e louvando a Deus.
Quando perceberam que aquele era o mendigo que ficava sentado perto do Portão Formoso do Templo, ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido.

Linda essa passagem bíblica, não?!
Com ela aprendemos muito, dentre elas Pr. Júlio destacou 13 coisas:

Aquele homem era nascido coxo, com deformação corporal naquele tempo não podia adentrar no pátio do Templo. Assim ocorre conosco, quando temos um pecado, nos afastamos da presença do Senhor, nos preocupamos com tanta coisa, sem nos preocuparmos com Jesus.
Todos os dias ele ia ao Templo. Aprendemos com ele a perseverança e a necessidade da sobrevivência, ele dependia do Senhor. Dependa do Senhor!
O coxo pedia esmola. Quantas vezes vamos à Casa de Deus e pedimos tão pouco perto do tamanho do poder do Senhor, nosso Deus é Deus de coisas grandiosas. Ele gosta de fazer o GRANDE para que reconheçamos o quanto Ele é GRANDE. Reconheça a grandiosidade do seu Deus!
Ele viu Pedro e João. Existem pessoas que vão à Igreja e não conseguer ver, sentir Deus. Em meio à multidão, aquele homem viu Pedro e João e não perdeu a oportunidade. Tenha fé, olhe para o Senhor!
Pedro e João ficaram olhando para aquele coxo enquanto ele aguardava a esmola. Muitas vezes não queremos aguardar o agir de Deus, queremos tudo na hora, e assim tomamos atitudes deseperadas. Temos que aprender a esperar!
Ele esperou receber e recebeu algo diferente, muito melhor. Quando aguardamos no Senhor, pode ter certeza, é sempre muito mais que vem de Suas mãos. Ele sempre quer nos dar muito mais que pedimos.
Pedro disse: Levanta e Anda! Eles poderiam ter ajudado aquele homem de outra forma, mas eles creram no Senhor que deu muito mais do que o mendigo esperava.
Os discípulos pegaram o coxo pela mão direita.Você também tem esse poder em suas mãos, basta crer nesse Deus poderoso. Ele está em você!
Pedro e João ajudaram o coxo a levantar-se. Deus é misericordioso, e não vai te desamparar ajudando você a se levantar!
10ª No mesmo instante ele foi curado. Quando Deus quer fazer algo em nossas vidas é instantâneo, Ele não deixa para amanhã.
11ª Então ele deu um pulo. Ele acreditou de imediato, tomou posse da bênção sem dúvidas e sem medo. Creia!
12ª Ele agradeceu ao Senhor, reconheceu que era milagre de Deus. Muitas vezes somos abençoados e não enxergamos que foi o trabalhar de Deus em nossas vidas. Dê créditos ao Senhor por suas vitórias!

Atos 3:11 O homem que havia sido curado acompanhou Pedro e João. Todas as pessoas estavam admiradas e correram para a parte do pátio do Templo chamada "Alpendre de Salomão", onde eles estavam.

Aquelas pessoas ficaram pasmas com o que viram diante dos seus olhos, ficaram olhando para aquele homem espantadas com o agir de Deus. Com você não será diferente, todos ficarão espantados com o que Deus irá fazer em sua vida se você deixar, permita que Ele possa reger sua vida, te levantar e enxugar suas lágrimas. Permita que Ele trabalhe em seu coração e faça de você uma pessoa melhor, abençoada e amparada por Ele. Ele te dará muito mais do que você possa imaginar. Glória a Deus!


Grupo de Louvor

Pastores orando pelas vidas representadas na Mesa de Oração
Confira os testemunhos de vitória desta Reunião:
A Cantora Tauana disse que na última sexta-feira acordou com o braço fora do lugar e estava com muita dor. Ela disse que foi ao ensaio do grupo de Louvor à tarde, crendo num milagre de Deus em sua vida. Pr. Júlio e Pra. Suze oraram a Deus intercedendo por sua vida e ela creu no Senhor. No outro dia ela já não sentia mais dor alguma e seu braço estava bom para glória do médico dos médicos, Jesus Cristo.






O Pr. Júlio testemunhou que Deus tem trabalhado neste Ministério. Ele disse que havia orado ao Senhor, pois estava precisando de mais ajuda para que fosse dado continuidade à entrega de sopa aos moradores de rua da cidade, ele pensava inclusive em parar com esta ação social por falta de colaboração. No sábado (5/02) ele, a Pra. Suze e os jovens da Igreja foram ao 1º Campeonato Internacional de Drift que ocorreu no Jd. Maracanã em São José do Rio Preto, onde a entrada era 2kg de alimento não perecível por pessoa, e o Pr. sendo amigo dos organizadores do evento ficou na portaria para ajudar, recebendo os alimentos. Quando surgiu uma mulher que trabalhava na prefeitura para conferir os alimentos, que seriam doados, inclusive à Igrejas que fazem trabalho social com moradores de rua. O Pr. não perdeu a oportunidade do Senhor e conseguiu uma ajuda da prefeitura para esse trabalho tão abençoado e caridoso da Caape. Glória a Deus!Quando as coisas são de Deus, nada pode impedir. Deus é tão maravilhoso que ouviu a oração do Seu filho atendendo seu pedido e confirmando Sua vontade. Aleluia!

Viu como sabemos quando as coisas são de Deus?

Quando Deus quer te abençoar, Ele move Céu e Terra, Ele abre o mar para você passar, e NADA poderá impedí-lo. Não perca mais tempo, pois o tempo certo é agora. Levanta e Anda!

Postagens + Populares