PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

10ªParte - Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O) - Tema: Os Profetas Menores do AT – Sofonias



Quarta-feira, 23/02/11, concluímos a 10ªParte do Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O.) da Escola Bíblica de Quarta-feira (E.B.Q.), glória a Deus!
O Grupo de Louvor iniciou a reuinão entoando cânticos ao Senhor, e a Pra. Suze complementou, instruída por Deus, com uma palavra maravilhosa, movendo o coração de todos. Leia abaixo:

Liturgia: Eclesiastes 3:1-8 Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião.
Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar;
tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir.
Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar;
tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar.
Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar;
tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar.
Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.

Aleluia!
Nem preciso dizer mais nada diante dessa linda passagem. Que possamos entender que tudo tem um propósito, até mesmo as dificuldades. Confie no Senhor!

O Pr. Júlio deu sequência trazendo o Estudo da noite sobre o Profeta Sofonias, este profeta anunciou o Dia do Senhor, que traria juízo a Judá e às nações vizinhas. Esse dia, que haveria de vir, seria de destruição para muitos, mas um pequeno *remanescente, sempre fiel a Deus, sobreviveria para abençoar o mundo inteiro. Sofonias viveu numa época semelhante a que vivemos, onde existiam muitas injustiças, pois a Justiça e Igreja eram corrompidas. O Senhor nos chama para sermos remanescentes, como Sofonias, sempre fiel ao Senhor.

*Remanescente: Que remanesce, que resta. Resto, sobra, sobejo, o que fica de um todo depois de retirada uma parte. Sobrevivente.

Seja um remanescente, aguente firme!

Liturgia: Sofonias 2:2-3 antes que vocês sejam levados embora como a palha que desaparece num só dia; antes que a ira furiosa do SENHOR Deus caia sobre vocês; antes que chegue o Dia da ira do SENHOR.
Voltem para Deus todos os humildes deste país, todos os que obedecem às leis de Deus. Façam o que é direito e sejam humildes. Talvez assim vocês escapem do castigo no Dia da ira do SENHOR.
Sofonias 2:7 Em Judá, as pessoas que não forem mortas ficarão com as terras do litoral. Ali elas cuidarão dos seus rebanhos e dormirão nas casas de Asquelom. Pois o SENHOR Deus vai lembrar do seu povo e o fará prosperar outra vez.
Sofonias 3:12-3 Deixarei em Jerusalém um povo humilde e ajuizado, que confia em mim.
Os que sobrarem do povo de Israel nunca mais farão maldades, não mentirão, nem procurarão enganar ninguém. Terão comida à vontade, estarão seguros e não ficarão com medo de ninguém.
Sofonias 3:19-20 Quando chegar aquele dia, castigarei aqueles que os perseguem. Salvarei os aleijados e trarei de volta os que foram espalhados. Vocês foram envergonhados em toda parte, mas depois terão louvor e glória.
Quando chegar aquele dia, eu os ajuntarei e os trarei de volta para o seu país. Farei com que prosperem de novo; vocês serão famosos no mundo inteiro, e todos os povos os respeitarão." Eu, o SENHOR, falei.



Acompanhe o estudo por Pr. Júlio César Loureiro Ronqui:

1.
INTRODUÇÃO
O nome Sofonias significa “O Senhor escondeu” ou “Javé escondeu”. De acordo com alguns doutrinadores o fato da grande densidade da genealogia linear no versículo 1 ser tão extensa, era justamente para informar que Ezequias não seria o famoso Rei .
Outros doutrinadores e a própria tradição judaica entendem que Sofonias era de fato da linhagem do Rei Ezequias.
Há ainda estudiosos que entendem que a palavra Cusi (seria o pai de Sofonias) seria o nome bíblico para o norte da Núbia e que provavelmente o pai de Sofonias seria um etíope ou escravo negro núbio que servia no templo, e por isso a genealogia no versículo primeiro seria tão longa para legitimar a posição dele em Israel.

2. CONTEXTO HISTÓRICO
O momento em que Sofonias vivia era forte e intenso para o povo de Israel, que continuava pecando e adorando outros deuses, sendo contaminados pela prostituição (idolatria).
Para a maioria dos comentaristas do AT (Antigo Testamento), o período de Sofonias seria antes da reforma do Rei Josias, ou seja, antes de 621 a.C., entretanto não há consenso entre os estudiosos no assunto.

2.1 Autoria e Data
Com relação à datação do Livro até os dias de hoje ainda não se sabe ao certo sua datação, ou seja, se foi antes ou depois da reforma do Rei Josias (por volta de 621 a.C.)
Segundo a tradição judaica o Livro foi escrito na Palestina entre 679 e 648 a.C. pelo profeta Sofonias.

2.2 Historicidade
O Profeta Sofonias fala a respeito de oráculos contra Judá e contra as nações, além de um julgamento final. O contexto da época de Sofonias era de um Israel em pecado, escravizando o povo, a justiça corrompida e até os sacerdotes orgulhosos e enganadores.
Sofonias fala sobre uma invasão em 1:4 10-13, 2:1 e 3:1-4, porém há uma grande dúvida entre os doutrinadores sobre a origem desses invasores, havendo algumas teorias.
a) Alguns especialistas acreditavam que esses invasores se tratavam dos Assírios, mas para outros que não crêem nessa hipótese, alegam que nesse período da história o Império Assírio já estava em declínio.
b) Outros acreditam que seria a invasão dos Citas, um grupo de tribos nômades que habitavam as estepes ao sul da Rússia, em grande parte ao Mar Negro, principalmente por causa de achados arqueológicos onde descobriram pontas de lanças dos citas em Samaria, Laquis e Amã, mas essa teoria também é descartada por alguns estudiosos.
c) a terceira teoria é a de que a invasão seria feita pelos Babilônicos, que nesse período ainda estavam em ascensão, ou seja, ainda estava ressurgindo, até porque os que criticam essa teoria, alegam que só em 604 a.C. na Batalha de Carquemis é que iniciaram as incursões babilônicas na Síria-Palestina.

3. ANÁLISE LITERÁRIA
3.1 Gênero
O gênero do Livro de Sofonias é uma espécie de drama profético, com oráculos contra Judá e contra nações.

3.2 Estilo
O estilo utilizado pelo Profeta é uma espécie de tema apocalíptico e também de salvação. Para alguns estudiosos, o Livro não possui uma unidade literária, em outras palavras, haveria acréscimos (adições posteriores) como em 2:7-9 10-11, 15, e 3:1-4.
Já para outros estudiosos o Livro possui uma unidade cuidadosamente construída resultante de uma expansão retórica.

4. MENSAGEM TEOLÓGICA
A mensagem utilizada pelo Profeta Sofonias é do julgamento de Deus, o Dia do Senhor e do Remanescente, ou seja, daqueles que permanecem após a ação de Deus sobre os ímpios. Além disso o Profeta é claro ao dizer que Deus não pouparia nem mesmo os próprios judaítas, e que apenas os humildes e ajuizados é que sobreviveriam.


Davi era pequenino, não era soldado e sim pastor de ovelhas e o Senhor o tornou Rei. São essas pessoas que sentem-se tão pequenas, tão humildes, que o Senhor quer levantar, exaltar e colocar lá no alto.
Pode ser que hoje você está sendo pisado, humilhado, mas tenha certeza de uma coisa: Deus vai te exaltar!

O Senhor não mudou, é o mesmo hoje e sempre e irá te justificar, trará tudo em abundância para sua vida, saúde, dinheiro, alegria. Aqueles que tem zombado de você com certeza irão te respeitar porque o Senhor é contigo, aleluia!
Aqueles que nada vem de "mão beijada", que possuem uma vida dura e humilde, serão os remanescentes. Não desista jamais de lutar, com Jesus ao seu lado não há o que temer.

Mensagens:
- DEUS NÃO SE ESQUECEU DE VOCÊ
- OS ÍMPIOS SERÃO CASTIGADOS QUANDO MENOS ESPERAREM
- DEUS NOS FARÁ PROSPERAR DE NOVO! ALELUIA!




Grupo de Louvor


Pr. Júlio e Diaconisas Vera e Cristina orando pelas vidas representadas na Mesa de Oração

Atenção: Próxima quarta estudo sobre o Profeta Ageu, leia em casa e participe. Jesus aguarda por você!


Bibliografia:
-Dillard, Raymond B & Longman III, Introdução ao Antigo Testamento. Ed. Vida Nova.
-Manual Bíblico SBB
-Derek, Williams, Ed. Dicionario Bíblico. Ed. Vida Nova

Nenhum comentário:

Postagens + Populares