PodCast de Sermões Pr. Julio Ronqui - clique e ouça

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

8ªParte - Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O) - Tema: Os Profetas Menores do AT – Naum


Quarta-feira, 09/02/11, concluímos a 8ªParte do Ciclo de Estudo e Oração (C.E.O.) da Escola Bíblica de Quarta-feira (E.B.Q.) para honra do Senhor Jesus Cristo.

A reunião foi aberta pela Cooperadora Silmara e o estudo ministrado pelo Pr. Júlio, que veio nos falar sobre Naum, profeta que viveu no mesmo período que Habacuque e Sofonias, usado por Deus para anunciar a destruição contra a cidade de Nínive, que derrotou outras nações com seu poder militar, fazendo assim, voltar a glória do povo de Israel. Melhor seria se o povo de Nínive continuassem arrependidos como quando Jonas pregou naquela capital talvez um século antes, mas a nação abandonou a sua posição de humildade diante de Deus e por isso foi totalmente destruída.

Leia o Livro de Naum e acompanhe o estudo abaixo por Pr. Júlio César:

1.
INTRODUÇÃO
Naum significa “compaixão”, “compassivo” ou “cheio de consolo”. Naum era da cidade de Elcós, e para alguns estudiosos esta cidade ficava cerca de 40km ao norte de Nínive. Para outros doutrinadores, Elcós ficava na Galiléia; para outros, ficaria em Cafarnaum (cidade de Naum em hebraico).
Naum proferiu uma dura mensagem contra a Assíria no séc. VII a.C.
Pouca coisa se sabe a respeito de Naum, ele teria vivido na mesma época de Habacuque e Sofonias, no séc. VII a.C.

2. CONTEXTO HISTÓRICO
O Livro fala a respeito da destruição dos Assírios em 612 a.C. e de Tebas (-Amom) ocorrida em 664 a.C. (Na 3:8).
O foco principal do Livro é a profecia e o julgamento contra a Assíria, cerca de 100 anos depois de Jonas.
O rei da Assíria, Senaqueribe (Na 1:11) invadiu Judá (tribo do Norte) nos dias do Rei Ezequias (2Rs 18:13 19:37 e Is 36:1-38), no ano de 701 a.C., e tentou invadir Jerusalém em seguida, mas perdeu a batalha, onde cerca de 185.000 assírios foram mortos.
Sendo assim, a Assíria era um Império de terror e destruição, por isso Deus se levantou contra essa nação.
Depois da destruição de Nínive, a cidade nunca mais foi reconstruída.

2.1 Autoria e Data
Existe controvérsia sobre a datação e a autoria do Livro, não havendo um consenso, mas para a tradição judaica o Livro foi escrito pelo profeta Naum.
O Livro de Naum, para alguns doutrinadores, teria sido escrito na Palestina, cerca de 786 a 757 a.C.

2.2 Historicidade
A Assíria teve um período de grande poder e expansão entre os séculos VIII e VII a.C., sob o poder de líderes capazes como: Tiglate-Pileser III (745-727 a.C.); Salmaneser V (726-722 a.C.); Sargão II (721-705 a.C.); Senaqueribe (704-681 a.C.) e Assaradon (680-669 a.C.).
O controle, poder e cultura Assíria tiveram seu auge nos primeiros anos de Assurbanipal (668-627 a.C), especialmente quando Tebas (Capital do Egito na época) foi subjugada em 664 a.C.
O problema do Império Assírio era a Babilônia, até então vassalo da Assíria. O rei Assaradon criou um plano para seus herdeiros, ou seja, quando ele morresse o filho Assurbanipal iria comandar Assíria, enquanto seu outro filho Samas-sum-ukin iria comandar Babilônia, mas depois de uma década assim, a Assíria acabou caindo num golpe elaborado entre os Medos e os Babilônicos, em 612 a.C.
Alguns historiadores acreditam que no terceiro ano do cerco à Nínive, o rio Kusur e o canal que leva até ao rio Tigre (que passava pela cidade) se encheram tanto por causa das chuvas que houve uma grande enchente que destruiu parte dos muros de Nínive (Na 2:6). Havia na época uma profecia de que Nínive seria tomada quando o rio se tornasse o “inimigo da cidade”.

3. ANÁLISE LITERÁRIA
3.1 Gênero
O gênero do Livro é uma espécie de profecia muito bem estruturada. Além disso, o Livro apresenta os gêneros: de oráculo (Naudé) e visão. O termo oráculo costumava ser traduzido por punição, porém atualmente significa oráculo de guerra.

3.2 Estilo
O estilo poético do Livro de Naum é admirável. O autor do Livro mostrou-se um poeta magistral.

4. MENSAGEM TEOLÓGICA
O Livro fala especialmente do poder de Deus, sua força, julgamento e castigo (Na 1:1-10). Aqueles que causam mal ao povo de Deus acabam pagando um alto preço. (Na 3:18-19). Deus livra e salva o seu povo (Na 1:13-14) O nosso Deus é um Deus que quer nos ver festejando, alegres! (Na 1:15) Cumpra os seus votos, aquilo que você prometeu a Deus. (Na 1:15).


Liturgia: Naum 1:6 Quando o SENHOR está irado, quem pode ficar de pé? Quem pode resistir à sua ira? A sua fúria se derrama como um rio de fogo; diante dele, as pedras se arrebentam.
O SENHOR Deus é bom. Em tempos difíceis, ele salva o seu povo e cuida dos que procuram a sua proteção.

Cada um de nós possuímos nosso próprio inimigo, algo que tenta destruir nossa fé e luta conosco constantemente. Mas para que tenhamos força contra nossos inimigos, é preciso nos apegarmos com o Senhor, pois ele nos fortalece e assim nos faz vencer qualquer barreira e qualquer inimigo. Ele toma nossa causa para Si e tem compaixão de nossas dores e angústias.
Há algumas pessoas que insistem em dizer que Deus mandou algo ruim, que Deus não é bom, como se fosse um carrasco pronto a chicotear seu povo, e não é verdade.
O pecado é o verdadeiro consumidor do povo, proveniente da vontade da carne e não do espírito. E Deus na sua INFINITA bondade ainda tem compaixão de nós, como alguns podem dizer tamanha bobagem? Quem afirma isso, verdadeiramente não conhece a Deus.

Naum 1:9 O que é que vocês estão planejando contra o SENHOR? Ele os destruirá completamente. Contra Deus ninguém se levanta duas vezes!

Quando estamos do lado de Deus, podemos dizer, estamos com TUDO!
Ele está sempre pronto a nos abençoar, basta permitirmos que Ele tome conta do nosso coração, da nossa direção, pois Ele sempre tem o caminho correto à seguirmos, mesmo quando tudo parece ao contrário.
A cidade de Nínive no passado havia se arrependido, mas voltou a cometer os mesmos erros, achando que a misericórdia do Senhor perduraria mesmo que eles continuassem a pecar e a pecar. Aquele povo deixou de ter humildade permitindo crescer o seu próprio "eu", voltando a desafiar o Senhor. Mas como vimos na palavra acima, "contra Deus ninguém se levanta duas vezes", de fato, não se levantaram.
O Senhor vê nossa aflição, e vai nos livrar da escravidão que o inimigo tem tentado impor em nossas vidas.
Chegou a hora de olharmos para Deus e nos apegarmos com Ele, para vencermos nossos inimigos. Chegou a hora de nos levantarmos e reconhecermos que, estando com Ele, nada poderá nos impedir de sermos vitoriosos em Cristo Jesus.


Naum 1:13 Eu os salvarei do poder dos assírios; eu os livrarei da escravidão."
Naum 1:15 Vejam! Pelas montanhas vem um mensageiro que traz boas notícias, notícias de paz. Povo de Judá, faça as suas festas e ofereça a Deus aquilo que você prometeu. O país de vocês nunca mais será invadido por gente má; eles foram completamente destruídos.

Todas essas promessas se estendem a mim e a você, e se foi Deus quem determinou nossa vitória, NADA poderá impedir, tão pouco roubá-la. Quem pode apagar em mim e em você e marca da promessa?
Quem te prometeu meu irmão, é mais que fiel para cumprir e NUNCA falhará.
O que não podemos permitir, é que o inimigo roube nossa fé, NÃO PERMITA!
Não podemos desistir de lutar, não é momento de recuar, pois breve está a volta de Jesus.
Faça diferença na nossa geração! Prossiga sempre em frente e não perca a fé, pois sem ela é impossível agradar ao Senhor (Hb. 11:6).
Saibam que o Senhor, o seu Deus, é Deus que mantém aliança e bondade por mil gerações daqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos. Mas aqueles que o desprezam, como fez Nínive, retribuirá com destruição (Dt. 7:9-10a).


Mensagens:
- NINGUÉM SE LEVANTA CONTRA O POVO DE DEUS DUAS VEZES (Na 1:9)
- DEUS NOS TRAZ NOTÍCIAS DE PAZ, VAMOS CELEBRAR! (Na 1:15)
- DEUS É BOM. ELE É NOSSA FORTALEZA NA ANGÚSTIA (Na 1:7)

Atenção: Não perca na próxima postagem os testemunhos de vitória desta noite e na próxima quarta-feira o estudo sobre o Profeta Habacuque.



Cooperadora Silmara


Grupo de Louvor

Bibliografia:
-Dillard, Raymond B & Longman III, Introdução ao Antigo Testamento. Ed. Vida Nova.
-Manual Bíblico SBB
-Derek, Williams, Ed. Dicionario Bíblico. Ed. Vida Nova


Nenhum comentário:

Postagens + Populares